O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro convoca lideranças da região para promover reflexão sobre a realidade vivida pelos imigrantes Haitianos residentes na Lomba do Pinheiro. A reunião ocorrerá nessa quarta-feira, 05/08/2015, às 19h, no CPCA, na parada 10 da Lomba do Pinheiro.
Várias famílias desse povo deixaram sua terra natal, com destino ao Brasil e outros países, desde o forte terremoto ocorrido em 2010, que deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. Eles Saem do Haiti em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás.
Sua maioria saem da capital Porto Príncipe e vão de ônibus até São Domingo, capital da República Dominicana, depois seguem até o Panamá e chegando até o Quito, no Equador. De lá seguem outros roteiros até chegar ao Brasil.
Na Lomba do Pinheiro, temos registro de várias famílias residindo. Moram de alugueis e sobrevivem de trabalhos, na grande maioria, na construção civil. Por vezes explorados e passando dificuldades. O dinheiro que ganham é dividido para a sobrevivência, alugues e parte enviada aos familiares no Haiti.
Preocupado com essa situação, o Conselho Popular, busca refletir essa realidade com as lideranças e seguimentos do bairro, para promover um mapeamento acerca do número dos existentes, conhecer suas condições e apontar estratégias de ajuda.
Nessa reunião pretendemos envolver o maior número de participantes e depois realizar um segundo encontro com os mesmo e partilhar encaminhamentos, aos mesmo, de maneira que não sejam amenizadas as dificuldades em terras distantes dos seus.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Otima iniciativa eu aprovo !!
ResponderExcluirParabéns ao Conselho Popular da Lomba. Sempre presente e atuante. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira!
ResponderExcluir