No próximo sábado, 23 de junho de 2018, ocorrerá entre as 8 horas e 12 horas, no
Auditório da UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Avenida Bento Gonçalves, 8855 – Agronomia), o II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO POPULAR: A CONJUNTURA PÓS-GOLPE E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA.
O mesmo é promovido pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamentais: Saint Hilarie, São Pedro, Heitor Vilas Lobos, Afonso Guerreiro Lima e conta com o apoio da ATEMPA, SIMPA, UERGS, Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e CPCA - Centro de Promoção da Criança e do Adolescente.
O mesmo visa promover um amplo debate sobre o contexto da conjuntura premente, e que tem trazido reflexos deletérios à sociedade como um todo, onde as políticas públicas tem sido o elemento em que o retrocesso e sua precarização protagonizará, em futuro breve, certamente, danos aos seus usuários.
Os municipários em Porto Alegre tem de certa forma resistido a esses gestos da atual gestão, onde a educação é uma das políticas públicas que muito vem sofrendo esses reflexos. O evento também será marcado pelo Lançamento da publicação de um livro abordando elementos da primeira edição do I Seminário realizado em 2017, cujo tema debatido, na época, foi: Educação Popular: Crianças, Jovens e adultos e o legado de Paulo Freire (ATEMPA). Dentre os textos, consta uma produção da Coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.
O evento contará com a participação de cerca de 100 a 120 professores das escolas municipais da RME/Porto Alegre, alunas/os de graduação da UERGS e lideranças comunitárias da região e terá a seguinte programação abaixo:
Programação:
8
às 8h30 – Credenciamento e Café coletivo
8h30 – Cerimonial
8h40 - Mesa
de abertura (UERGS, Escolas Municipais Lomba, ATEMPA, SIMPA, Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro).
9h -
Apresentação Cultural (IPDAE – Instituto Popular de Arte Educação)
9h15 – Painel: A conjuntura
pós-golpe e a educação em tempos de resistência
Painelistas:
Carmem Craidy (CEED/RS; PPEduc/UFRGS), Conceição Paludo (PPEduc /UFRGS), Regina
Scherer (CMEd/POA) - (20 mins)
Depoimentos:
Fernanda Paulo (AEPPA), Frei Luciano Bruxel (CPCA), Flávio Burg (Horta
Comunitária) - (3/5 mins)
10h20
-
Debate
11h
-
Apresentação Cultural (Coral Canto Kids - EMEF São Pedro)
11h15 - Lançamento
da publicação Educação Popular: Crianças, jovens e adultos e o
legado de Paulo Freire (ATEMPA).
11h45 –
Encerramento
Novamente a Lomba do Pinheiro registra atividades importantes e debatendo temas relevantes para a região como um todo, bem como promovendo espaços de reflexões e ampliando conhecimento aos que se dispõem em participar.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro