sábado, 30 de abril de 2011
LOMBA DO PINHEIRO REALIZA CAMINHADA PELA PAZ
sexta-feira, 29 de abril de 2011
LOMBA DO PINHEIRO REALIZARÁ PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE JUNTO COM O PARTENON

O tema a ser debatido para a tirada de diretrizes e ações da 6ª Conferência Municipal de Saúde, será: “Todos usam o SUS! Acesso e Acolhimento em Porto Alegre”. Este ano a Pré-Conferencia de saúde ocorrerá na Lomba do Pinheiro junto com seguimentos e moradores do Partenon.
A história das Conferencias Nacional de Saúde no Brasil, perpassa por vários momentos e trajetórias. Constituiram-se no país a partir da década de 40 e se davam apenas com a participação de autoridades públicas de saúde, principalmente de governos instituídos.
Somente com a partir da realização da VIII Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986, é que se alicerça uma nova dinâmica acerca da participação social e popular com uma perspectiva de caráter mais democrático das discussões.
Nessa dinâmica e também com o advento da Constituição Federal de 1988 é que se desencadeia a desmistificação de conceitos, bem como a mudança de paradigmas imprimindo uma nova ordem, ou seja, a constituição de instâncias de decisões com a participação ativa de todos os segmentos da sociedade, para a elaboração de diretrizes e ações a serem implementadas pelos gestores públicos.
Sai da concepção que emanava do saber dos gabinetes, cujo conhecimento técnico era o portador exclusivo da verdade e do poder decisório, para o processo de exercício da cidadania protagonizado pela aproximação do cidadão e os governos, redistribuindo competências, a instituição de conselhos, bem como contemplando a descentralização político-administrativo.
O vigor fundamental da reforma do estado encontra-se nos elementos da descentralização e municipalização. O controle social realizado através dos Conselhos paritários, são ferramentas importantes nesse processo de mudanças e é através dessas instâncias colegiadas de gestão, bem como através das conferencias que contemplam os três níveis de governos, que encontramos o abrigo e o palco para propostas mais próximas da realidade dos territórios a serem atendidos.
Cabe ressaltar, por fim, que esse protagonismo importante e substancial de mudanças, não retroceda. O controle social não pode se dar o luxo de sofrer sutilmente “o controle do controle social” pelo gestor público, como ocorre em um dos segmentos da região Lomba do Pinheiro, que privilegia agentes do governo ao realizar reuniões em horários inconvenientes à participação de usuários e outros segmentos organizados da região.
O objetivo da participação popular dialoga fundamentalmente com a interação de vários segmentos. Está vinculada à reivindicação ao acesso universal e igualitário aos serviços e ao poder de decisões, revitalizando o aprofundamento crítico às experiências, bem como rechaçando a todas as práticas de exclusão.
Portanto, participar e interagir nas pré-conferencias é dar sentido a esse processo de construção coletiva e democrática. Acesse o link abaixo e obtenha mais informações sobre a dinâmica e locais da realização das pré-conferencias municipais de saúde, em Porto Alegre : http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cms/default.php?p_secao=6
Francisco Geoani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro
terça-feira, 26 de abril de 2011
Conselho Popular Realiza Reunião com Mais de 500 Pessoas com Autoridades







O evento tinha por objetivo debater os problemas da carência de serviços públicos na região, conforme já mencionados neste blog em edições anteriores. Junto com o prefeito José Fortunatti estiveram os Secretários: Cesar Busato – Governaça Local; Carlos Henrique Casatelli – Saúde; Nereu Dávila – Direitos Humanos e Segurança Urbana; Carlos Fet – FASC; Carlos Alexandre Ávila – Diretor Presidente Substituto da EPTC; Nilton Bagio – Gestão. Representado o Governo do Estado o Assessor do PROESCI da Secretaria de Estado da Segurança Pública, senhor Gabriel Centeno. Da Câmara de Vereadores junto com a Presidente Sofia Cavedon, os vereadores: Olibone, Maristela, Comasseto, e Marcus Antonio, bem como o Tenente Cel. Iriart – do Comando Geral da região Leste.
Também estiveram presentes Pedro Dias – da UAMPA; alunos das Escolas Tereza de Noronha; Maria Cristina Chika e Guerreiro Lima e demais lideranças da região, moradores e representações de Viamão e restinga.
No decorrer dessa reunião varias falas feitas por moradores e lideranças, salientaram as dificuldades existentes no bairro, onde foi entregue por escrito as reivindicações feitas pelo Conselho Popular.
Na seqüência as autoridades se manifestaram valorizando a mobilização da comunidades e se comprometendo avaliar e tomar providências às questões levantadas. Na ocasião também foram salientadas pelos mesmos, algumas iniciativas já tomadas pela prefeitura. O representante do governo do estado se comprometeu repassar os pedidos referentes à educação estadual e acerca da segurança Pública.
As duas iniciativas organizadas neste mês de abril pelo Conselho Popular – a paralisação do dia 08/04 e esta reunião do dia 25/04, demonstrou o quanto a Lomba do Pinheiro tem aglutinado na sua organização em busca de melhorias para o nosso bairro. Muito ainda temos que conquistar e podemos avançar muito mais na busca da qualidade de vida do lugar onde moramos. É nesse tipo de demonstração que salientamos o vigor dessa instância de mobilização popular no exercício da democracia participativa.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
Da Lomba do Pinheiro
domingo, 17 de abril de 2011
Conselho Popular da Lomba do Pinheiro Debaterá com Prefeito, Goveno do Estado e Comunidade Problemas que afetam a Região.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Conselho Popular Avalia Movimento de Paralisação e Tira Novos Encaminhamentos de Luta pro Melhorias do Bairro


segunda-feira, 11 de abril de 2011
Porto Alegre Elege Novos Conselheiros Tutelares

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Lideranças da Lomba do Pinheiro Protestam em Busca de Melhorias para a Região

