quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A SAÚDE PÚBLICA E O TRANSPORTE COLETIVO NA LOMBA DO PINHEIRO ESTA EM COLAPSO

É prerocupante o estado da saúde pública na Lomba do Pinheiro. Mesmo com o agravamento da pandamia do INFLUENZA A (H1N1), onde cada vez mais tem usuários acessando o serviço de saúde, o gestor municipal não tem garantido as condições básicas para o atendimeno aos usuários, com satisfação, nas unidades da região, sobretudo o Pronto Atendiemnto da parada 12. O descaso e o rebaixamento do atendimento de saúde na região se agrava dia após dia.

Estamos ante a eminência do fechamento de uma unidade que atende cerca de 7.000 pacientes ao mês, sucateada, que não dá condições de trabalho aos funcionários e nem condições de atendimento aos usuários. Faltam recursos humanos - médicos em Pediatria e Clinica Geral. Desde 2003 não há aumento no quadro técnico; esse PA é uma das únicas unidades deste porte que não dispõe do equipamento de Raios-X; fato que está se tornando uma novela, pois os moradores já foram atendidos pelo Hospital da ULBRA, depois ao da PUC e atualmente, estão sendo encaminhados ao Pronto Atendimento do Bairro Bom Jesus quando precisam desse procedimento, agravando muita vezes o quadro clínico dos usuários.

Além disso, ainda faltam produtos de limpeza para realizar a higiene nas dependências, inclusive para a manutenção dos banheiros usados pelos usuários e funcionários; a cozinha está sucateada; em caso do paciente precisar ficar em observação não existe nenhuma refeição para oferecer durante essa espera, sendo muitas vezes proporcionadas pelos trabalhadores da unidade de saúde.

O Pronto Atendimento carece ainda de cobertores para momentos de espera aos usuários com patologias delicadas, cuja ausência tem agravado o quadro de saúde, visto as seguidas quedas de temperaturas. Acrescentando a essas dificuldades, lembramos que a ambulância do SAMU está em péssimas condições, colocando a vida da população atendida em risco ainda maior.

A população está insegura e preocupada com os rumos dessa problemática sem respostas claras. Fala-se em reformas do PA mas não se diz como vai ficar o atendimento. A superlotação cresce, o número de profissionais para o atendimento diminui e trbalhadores reversado plantões de até 24 horas.

O Conselho Popular, o CDS e demais segmentos da região, ingressam, nesta data (06/08), ao Gabinete do Prefeito, com um documento pedindo respostas. O não retorno implicara em outras alternativas já deliberadas por esses seguimentos, onde será mobilizado a população em torno das ações a serem desencadeadas.

QUANTO AO TRANSPORTE!!

A superlotação das linhas tem trazido sofrimento aos trablhadores da região. Temos um sistema de trnasporte implantado a mais de 20 anos, que não contempla mais a realidade do bairro que cresce demograficamente acima da média na cidade. Portanto, nesse sentido esta se formatando uma nova proposta a ser apresentada à EPTC, ainda este mês. Alertamos, contudo, que dia 18/08/09, contaremos com a presença, na reunião do Conselho Popular, com a direção do TRENSURB onde irá apresentar o projeto do Metrô aos moradores da Lomba do Pinheiro.

Um comentário:

  1. O conselho popular tem todo o apoio da lomba pois a saúde realmente está um caos,no dia7/08/09 fui com o meu filho no psf lomba e fiquei das 9:00ás14:00esperando atendimento porque havia somente um médico atendendo,não é possivel que o senhor prefeito não tenha se dado conta que um médico para atender a demanda da lomba é muito pouco!!!Senhor prefeito acorda né saúde é coisa séria!!!!!!!

    ResponderExcluir