domingo, 18 de abril de 2010


A Profa Dra. Zita Possamai fez a abertura oficial do Evento apresentando o Conferencista, Zita destacou que Hugues é uma sumidade internacional no assunto Patrimônio Comunitário e desenvolvimento local,
Varine é formado pela Universidade de Paris com pós-graduação em História e Arqueologia e estudos aprofundados em História da Arte. Foi chefe do Centro de Documentação da Missão Cultural Francesa, ocupou cargos de diretor e vice-diretor do Conselho Internacional dos Museus, fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau, foi diretor do Sindicato para o Desenvolvimento do Sul da Picardia e produziu pesquisas sobre desenvolvimento e avaliação de políticas culturais.
Especialista em desenvolvimento de comunidades locais, Varine fundou a Asdic Consultores, tendo realizado missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da Comunidade Européia. Esteve presente em missões em Seine-et-marne, Maubeuge, Dijon, Conde-Sur-Escaut e trabalhou com grupos de jovens, incentivando práticas culturais e consolidando comunidades locais e indígenas. Suas missões internacionais envolvem países como Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido.
O pesquisador é autor de O Cultivo dos Outros (Paris, Seuil, 1976), Iniciativa Comunitária (Macon, MNES & W, 1992) e Comunicação e Integração através do Econômico (Macon, Asdic, 2002), além de diversos artigos sobre museus, desenvolvimento cultural, desenvolvimento local e ação comunitária publicados em periódicos franceses. Atualmente é reconhecido por seu trabalho com projetos de gestão local, reabilitação de áreas urbanas e revitalização de zonas rurais, contribuindo para a reflexão sobre o papel do patrimônio histórico na reativação de atividades econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário