segunda-feira, 31 de maio de 2010

CONSELHO POPULAR REVIGORA AGENDAS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

Neste domingo 29/05/2010, a Coordenação do Conselho popular reuniu-se e avaliou o seu desempenho no ultimo semestre. Ao perceber certa estagnação e falta de agendas com impactos para a região, resolve superar essa etapa e propõe para o próximo período, um conjunto de ações com dinâmicas e metodologias diferenciadas. Até o final do ano serão realizadas cinco agendas propositivas para contornar problemas quotidianos no bairro. As mesmas ocorrerão com periodicidade bimestral, com convocação massiva da população. Desde já, todos são convidados a se integrar as mesmas, a saber:

Primeira Quinzena de Junho – Situação do Transporte Coletivo na Região

Será convidado o Secretário do EPTC para dar retorna da proposta enviada em 2009, com indicativo da criação de uma nova linha de ônibus para a região; aprimoramento de itinerários e ampliação das tabelas horárias. Para essa pauta faremos mutirão com panfleteação nos finais de linha; circulação com carro som e parcerias com escolas e demais segmentos da região, para a divulgação. Temos percebido que com os novos empreendimentos, na região, a população tem sofrido com a superlotação e que o atual transporte coletivo não contempla mais a realidade da região. Além de outras dificuldades, como a falta de fiscalização, também são constatadas a situação de motoristas que não tem deixado embarcar crianças no sair das escolas.

Dia 17/07/2010 – Curso de Formação para Lideranças

Para essa data esta sendo formatado um módulo de formação para lideranças para facilitar e instrumentalizá-las com noções técnicas da redação de ATAS, OFÍCIOS, RELATÓRIOS; também serão ministradas dinâmicas de como planejar reuniões, eventos e coordenação. A partir de 02/06/2010 iremos remeter os detalhes desse evento a todos interessados.

Segunda Quinzena de Agosto – Os Impactos dos Empreendimentos na Região

Nos últimos anos a Lomba do Pinheiro tem absorvido a implantação de novos empreendimentos (blocos de apartamentos, loteamentos, condomínios), no entanto o serviço público mantem-se o mesmo. Esse impacto de vizinhança tem proliferado a falta de vaga nas escolas; creches; superlotação no transporte coletivo; acesso à saúde, etc.

Ao longo dos últimos anos a SPM coordenou um projeto piloto na Lomba do Pinheiro, como modelo ao Plano Diretor por ser uma das regiões da cidade com fortes características urbana e rural, ao mesmo tempo. Marcada por suas reservas ecológicas, como o Parque Saint’ Hilaire, a Barragem da Lomba do Sabão (que abastece água potável na região), as três tribos indígenas, com animais (como as famílias de bugios), por ser a região da cidade onde estão todas as nascentes dos arroios, etc.

Nesse grupo de planejamento local as lideranças comunitárias foram as principais agentes protagonistas nos debates e estudos realizados sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (SPM) que foi denominado “Lomba do Futuro”. Deste, além das produções editadas contendo a síntese, também resultou na aprovação da Lei Municipal 630/2009 http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgi-bin/nph-brs?s1=000030686.DOCN.&l=20&u=/netahtml/sirel/simples.html&p=1&r=1&f=G&d=atos&SECT1=TEXT , publicada no DOPA em 05/10/2209, que Institui a Operação Urbana Consorciada Lomba do Pinheiro. Nessa Lei estabelece as contrapartidas a serem estabelecidas pelos os empreendedores (e devem ser implantadas na região), entre outras providências.

Diante disso, para aprofundar os desdobramentos desse processo, o Conselho Popular constituirá um Grupo de Trabalho que fará estudo sobre essa Lei, observando a forma de controle; quais os empreendimentos já aprovados e construídos, em andamento e por construir; e como estão ocorrendo às contrapartidas. Esse estudo deve estar concluído até a data da reunião, que ocorrerá em agosto, onde convidaremos o prefeito para tratar dessa pauta com a comunidade.

Primeira Quinzena de Outubro – Situação da Educação na Região

Diante do crescimento demográfico da região, sobretudo a partir da implantação desses empreendimentos, entendemos necessário aprofundarmos um estudo sobre essa demanda. Também será constituído um Grupo de Trabalho para aprofundarmos um diagnostico dessa realidade, tanto em relação à Educação Infantil, como a Fundamental e principalmente sobre o Ensino Médio em razão da sua defasagem de vagas na região.
Para essa data chamaremos as duas secretarias – SMED e SEC para tratarmos dos problemas que serão apontados.

Primeira Quinzena de Dezembro – Confraternização entre Lideranças/ Comunidade

Nesse período realizaremos uma grande confraternização entre lideranças e a comunidades com o objetivo de celebrarmos as lutas e conquistas realizadas na região. Para isso pretendemos fazer parceria com um Grupo de Teatro para desenvolver uma peça sobre o protagonismo das lutas pelas lideranças; editar um documentário onde serão identificados os antigos militantes da região, com o relato das suas lutas, bem como outros agentes. Será resgatado para o dia: fotos, documentos ou símbolos para serem expostos aos presentes; além de um grande baile. Desejamos organizar esse evento desde o inicio do semestre e dia 02/06/2010 deliberaremos uma comissão para sistematizar a proposta e os encaminhamentos. Queremos envolver todos os setores da região.

Por fim, também deliberamos que a partir desta data (30/05/2010) as reuniões do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, retornarão a funcionar nas Primeiras e Terceiras quartas-feiras do mês, às 19h30min, na parada 10 – no CPCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário