sábado, 5 de fevereiro de 2011

ACIDENTES DE CARROS NA LOMBA DO PINHEIRO


É preocupante a situação da malha viária na Lomba do Pinheiro, pois tem sido elevado o número de acidentes envolvendo condutores e pedestres. Nem mesmo os pardais, lombadas ou redutores de velocidade têm freado esse problema. Os casos em geral, tem levado ao óbito a vítima, ou deixada em estado grave.

O exemplo disso, cabe lembrar a colisão entre uma motocicleta e um poste resultou na morte de um homem nesta manhã da terça-feira (01/02/2011). O acidente ocorreu na parada 15 da Estrada João de Oliveira Remião, onde já se somaram outros episódios semelhantes. Outra situação ocorreu esta semana (dois dias depois) contra outra criança, na vila Viçosa, deixando em desespero os moradores locais.

Como alternativa para contornar essa problemática, a EPTC tem estendido, ao longo da avenida: pardais, lombadas e redutores de velocidade que parece não terem surtido muita eficácia, embora um paliativo amenizador.

Se não for tomada outra medida de forma planejada e estratégica para a vida cotidiana da região, corremos grandes risco da proliferação dessas lombadas como paliativo imediato. Sem contar o horror que é a falta de calçada para pedestres e a péssima sinalização, onde carros estacionam em locais extremamente inadequados dificultando a situação dos que ali circulam.

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro tem pautado exaustivamente esse problema junta a EPTC, mas pouco foi resolvido, pois tem se priorizado ações fragmentadas e paliativas ao invés de se seguir as proposições que as lideranças têm sinalizado nas reuniões realizadas.

Como temos mostrado, em postagens neste blog, a região encontra-se em franco crescimento demográfico, haja vista os empreendimentos imobiliários em curso, no bairro. Certamente se não for providenciada imediatamente alternativa de melhoramento da malha viária, a profecia do “Colapso na Lomba do Pinheiro” será realidade em menos tempo do em que se imagina.

Precisamos que o governo municipal tome atitude urgentemente para não presenciarmos outras vidas sendo ceifadas, devido incompetência administrativa. Anos passamos sedimentando o que foi batizado de "o projeto da Lomba do Futuro", que desse futuro só vemos crescendo a falta de um transporte coletivo adequado para a população, com tabelas horárias condizentes, a falta de acesso na educação infantil, fundamental e Ensino Médio, etc. Em fim, a tendência é ficar pior se não houver uma ação responsável do governo municipal sobre essa realidade local.

O Conselho Popular chamará em breve nova reunião com o gestor municipal para que sejam apontadas alternativas plausíveis para essa realidade crescente. Não podemos deixar passar em branco sem que tomemos uma atitude, pelo que desejamos contar com a manifestação das lideranças locais e da população em geral.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

3 comentários:

  1. Sou solidário com as demandas de vocês. O que eu puder fazer como vereador, favor me repassar.
    Adeli Sell
    Vereador e Presidente do PT-POA

    ResponderExcluir
  2. Ok, vereador obrigado pelo apoio, pois a situação esta mesmo muito complicada!
    Um abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir
  3. te um poste quase caindo na rua b no aceso 5 na lomba do pinheiro na para 12 quero saber o que fazer porque estou preocupado tem muitas crianças aqui nao sei o que fazer quero uma ajuda antes que aconteça uma desgraça ( jonasjgesso@gmail.com )

    ResponderExcluir