sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Lomba do Pinheiro Cresce Enquanto o Povo Dorme!! - A Lomba do Silício


Ao longo dos últimos anos, através deste blog, tenho procurado socializar informações importantes e também chamar a atenção de todos, sobre a evolução e o volume de problemas que se somam a partir desse desenvolvimento desmonitorado, na Lomba do Pinheiro.

No todo, somos privilegiados em morar em um dos bairros com uma particularidade impar aos demais da cidade. Temos uma preservação da natureza como nenhum outro: com o Parque Saint Hilaire, a Barragem da Lomba do Sabão, ser o local que da vida a todos os arroios da cidade, visto que, é na Lomba onde abrigam suas nascentes, ter a principal fábrica de chips da América Latina - o CEITEC, etc.

Não é por menos que as imobiliárias tem se alojado no todo da Lomba do Pinheiro com seus canteiros de obras. No entanto, tenho denunciado insistentemente a necessidade de se visualizar os aspectos da necessidade da ampliação de políticas públicas que dê conforto aos moradores do bairro, com infra-estrutura adequada.

Como tenho dito, o desenvolvimento é excelente para o nosso bairro, mas não podemos perder de vista a necessidade de um planejamento adequado, ouvindo as lideranças do bairro, abnegadas e atentas a essa evolução de melhorias.

Aqui, chamo a atenção para o desejo do mundo, a partir da Prefeitura de Porto Alegre, em potencializar o corredor tecnológico diante da realidade do CEITEC, sediado na Lomba do Pinheiro. Dando vida ao que se batiza – A LOMBA DO SILÍCIO. Talvez muitos não entendam o conceito de “Silício”. Breve postarei um texto descrevendo sobre seu significado.

Abaixo, anexo, um texto de Guilherme Neves - quinta-feira, 10/02/2011, sobre o plano acerca da proposta de Lei, que será Elaborada pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologias (Comcet). Saliento que desejamos acompanhar esse processo e não apenas sermos coadjuvantes nesse contexto.

Segue o texto abaixo, para conhecimento:

Porto Alegre quer a Lomba do Silício
Guilherme Neves - quinta-feira, 10/02/2011

Elaborada pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologias (Comcet), a proposta de lei está atualmente em debate no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA).

O incentivo previsto, por enquanto, se limita à flexibilização das regras do plano diretor de algumas regiões da área. Segundo o secretário do Planejamento do município, Márcio Bins Ely, vantagens fiscais também poderão ser oferecidas posteriormente. A idéia é criar uma área de concentração de TI.

Lomba do Silício... “Um vale do silício a gente não consegue, mas uma Lomba do Silício, quem sabe”, prevê Ely, em alusão ao Silicon Valey (Vale do Silício), áreas na Califórnia (EUA) onde se encontram gigantes como Apple, HP e Google – cujos lucros em 2010, somados, são mais que o dobro do PIB de Porto Alegre.

A prima porto-alegrense da Meca tecnológica norte-americana se estenderia por uma área que se inicia no Ceitec – na Lomba do Pinheiro – se esticando pela Avenida Ipiranga, abrangendo o Campus do Vale da UFRGS e a PUCRS, onde fica o Tecnopuc. É quase toda plana.

No mapa da prefeitura, a zona chega ao Centro Histórico de Porto Alegre.
Ely diz que essa área é um “eixo de potencial tecnológico”, tendo as avenidas Ipiranga e bento Gonçalves como espinha dorsal. Do total do terreno, apenas a área do Ceitec é, de fato, uma lomba.

“O Ceitec é como um ponto de partida porque mudou a perspectiva da cidade sobre a área de tecnologia. Começa pela Lomba”, explica o secretário. O que já tem? Entre os atrativos da região, atravessada pelo riacho Ipiranga, estão a concentração de construções e a infra-estrutura já existente.

A Procempa, por exemplo, tem fibra óptica da sua sede nas proximidades do cruzamento das avenidas Ipiranga e João Pessoa, até um posto da EPTC, no final da faixa. Na mesma via, a CEEE tem uma rede que vai da matriz, no bairro Jardim do Salso, após a avenida Prof. Cristiano Fischer, até a estação próxima do Shopping Praia de Belas, onde o riacho desemboca no Guaíba.

Já o Ceitec, atualmente se conecta à Procempa via rádio. Segundo a estatal municipal, porém, ainda no primeiro semestre uma rede de fibra da UFRGS com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), deve abastecer a região. Ou seja, a fibra vai subir a Lomba e, junto com ela, espera Ely, as empresas, ocupando os espaços disponíveis.

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Lomba do Pinheiro, por exemplo, foi um dos bairros com um dos maiores números de ofertas de imóveis e áreas para ocupação em 2010. “É praticamente chegar e ocupar”, diz Ely.

O que não tem? Falta, diz o secretário, é planejamento. Segundo o chefe do planejamento municipal, não existe um regramento para instalação de empresas de TI no plano diretor da cidade.

Isso é o que será encaminhado em março, prevendo incentivos para as empresas no nível de construção, como flexibilização na volumetria das áreas, o que pode dar uma metragem maior área construída.

“Outro bom motivo para atrair a TI é que são empresas que já têm uma consciência ambiental e um foco sustentável forte”, completa Ely.
Confira, abaixo, um mapa com uma reprodução aproximada do que é a área da Repot.

Acesse o link, abaixo, e conheca o mapa concernente a essa proposta:


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular da
Lomba do Pinheiro


3 comentários:

  1. Eu acho Geovani que devemos marcar uma audiencia publica na Câmara tomarmos a dianteira sobre esse tema, tu sabe que eu aprovei a emenda para colocar em prática a Lomba do Silício termo que uso desde a Presidencia do Sergio Dias no Seitec, e no meu material de mandato quando do Seminário Lomba do Futuro. Creio que devemos ir a Câmara essa semana e a Presidenta convida a Fiergs o CMDUA, porque eles mesmo dizem começa na Lomba, acho inclusive que a Sofia deveria realizar a audiência no slão de conferênciado Ceitec. Pense e responda o que tu achas. Att Maristela Maffei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Maristela Maffei, podemos conversar?

      Att.

      Excluir
  2. Prezado amigo geovani, está ainda postando no blog? Gostaria de falar com o senhor.

    Att.

    ResponderExcluir