quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Que conselheiro (a) tutelar devemos eleger para a Microrregião Nove, na Lomba do Pinheiro?


O bom conselheiro tutelar não da às costas para as criança e adolescentes em situação de risco. É atento e sensível a essa vulnerabilidade. O primeiro sinal de compromisso ético do candidato ao conselho tutelar, com a proteção das vítimas de violência e abandono da sua região é o de pleitear a vaga para o Conselho Tutelar onde residente e esta engajada socialmente, seja por trabalho efetivo ou na luta por melhorias das políticas públicas.

O concorrente que busca voto na região onde mora, e tem Conselho tutelar, mas vai atuar por outra Microrregião, no mínimo é desdenhar as crianças dessa comunidade, pois sabe que não pode atuar e nem intervir em situações que as envolvam fora do Conselho pelo qual foi votado para trabalhar.

No dia 27 de março de 2011, os moradores da Lomba do Pinheiro não podem relegar a segundo plano o atendimento das crianças e adolescentes dessa região. Devemos fortalecer a Microrregião Nove, com conselheiros que moram no bairro e estão no dia-a-dia do movimento social. O que leva alguém a não concorrer pelo Conselho Tutelar onde mora? Será por que não há incidência de crianças vulneravelmente vítimas? Duas questões podem dar vazão a essa resposta: uma pode ser pelo trabalho profissional ou social deste candidato, permitida pela legislação municipal de Porto Alegre; e a outra por puro interesse pessoal colocado a seu favor em detrimento as crianças e adolescentes de sua comunidade.

Cada eleitor pode votar em cinco nomes, porém não podem misturar votos de microrregiões diferentes, pois pode ser anulado. Por isso é bom cuidar e eleger os candidatos que estarão envolvidos diretamente com as situações de crianças do bairro, bem como conhecidos e articulados com as instituições de atendimento da rede sócio assistencial. A Lomba do Pinheiro conta com 15 candidatos e destes podemos escolher cinco para compormos uma Microrregião Nove forte, atuante e eficaz.

Para facilitar o perfil do seu candidato (a), acesse o link abaixo e conheça algumas dicas de habilidades básicas para se escolher um conselheiro tutelar eficaz e um Conselho Tutelar forte e atuante:
http://www.promenino.org.br/TabId/77/ConteudoId/a398c6bc-54d4-4fe8-a9b8-c5c0a74fd7a7/Default.aspx
Sobre locais de votações e a relação dos candidatos acesse:
Francisco Geovani de Sousa
Asistente Social; Especialista em
Gestão da Politica de Asistência Social; e
ex-conselheiro tutelar em três mandatos
em Porto Alegre.

6 comentários:

  1. Caro Giovane

    A Lomba do Pinheiro é reconhecida como celeiro de lideranças comunitárias, cada qual engajada numa ou noutra área, seja educação , saúde, saneamento etc...
    Cada lideranças dentro de suas potencialidades colaborou e colabora de forma afirmativa para construção de um processo de participação popular na rede integrada de atendimento e frente ao poder Público das três esferas.
    O Conselho Popular é um dos instrumentos de afirmação deste verdadeiro e democrático espaço de representação popular.
    Cumpre assim que tu como integrante deste fórum não o use, mesmo que de forma subliminar para revidar antigas rusgas da região fruto de eleições passadas.
    Vejamos o exemplo de outra liderança exponencial o Acir, morador da Lomba do Pinheiro, ex-conselheiro OP, ex-conselheiro Tutelar, que juntamente com outras lideranças travou importantes discussões e obteve grandes vitórias para esta comunidade.
    Hoje ele é candidato ao CT por outra região. Pergunto então deixou o mesmo de ter compromisso ético? Deixou o mesmo de ser engajado socialmente? Certamente que não.
    Aquele que é efetivamente compromissado está integrado nas lutas da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre, do Estado e do Brasil.
    O compromissado ético e o engajado socialmente não permite que uma linha geográfica meramente administrativa o impeça de ser atuante nas mais diversas esferas preventiva e protetiva.
    Lembro que a tarefa do Conselheiro Tutelar não se restringe ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco.Nosso maior compromisso é com ações preventivas, trazendo investimentos públicos nas áreas de saúde, educação, assistencial social, lazer e outros.
    De se dizer, ainda que foste tu , um dos a defensores do atual modelo de Lei que possibilita a moradores da Lomba ou pessoas que tenham comprovado trabalho na região a poderem se candidatar ao Conselho Tutelar e agora se apresenta contra. Mudaste de opinião ?
    Assim ratifico o espaço do conselho Popular deve ser usado como canal de informação e formação de opinião. Não é lugar para alfinetadas noutro(s) companheiros com importante e respeitável trabalho na Lomba do Pinheiro e em Porto Alegre.
    Por fim te parabenizo pela conclusão do pós –graduação onde recebeste o grau de especialista em gestão de políticas de Assistência Social e entendo que é crucial alertar a população sobre os falsos perfil no período de campanha – tem candidato que se diz cursando faculdade e induzindo a erro o eleitor.

    Flavio Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio Fernandes!!

    Cumpristes bem o papel de defesa feita no comentário postado neste blog. Embora que a reflexão feita no texto postado, não seja dirigida a nenhum nome específico e nem publicada em nome do Conselho Popular, se observar como se assina a autoria. Doutra parte, a mesma alerta-se para os eleitores da Microrregião 9 optarem por candidatos residentes e militantes na região, visto que há pessoas de outros bairros sem inserção social na Lomba do pinheiro, bem como sem vínculos com as instituições do bairro. Conforme se sabe, em relação a esse aspecto, há recursos junto à comissão eleitoral para apurar situações que contraria a legislação municipal, pois há candidaturas que não tem trabalho na região e o endereço domiciliar também é de outro bairro.
    Cabe alertar ao nobre comentarista, que fazes uma re-leitura do texto de forma rançosa e maximizando de forma persoarizada o que chama de “rusgas antigas” e quando evoca o Conselho Popular para afirmar que é um espaço utilizado para “alfinetar companheiros”. O único momento em que se pautou essa eleição no Conselho Popular foi para marcar um debate para a segunda quinzena de Março com os candidatos da microrregião 9, com o propósito diferente do que o referistes no comentário.
    A Lomba do Pinheiro de fato tem história nas suas lutas e quem mora aqui e participa no movimento social do bairro sabe realmente quem esta no dia-a-dia das lutas e não aprece só nas ações prontas. Em relação ao OP, posso afirmar que conheci todos os CROP’s que aqui passaram, bem como ajudei articular com outras lideranças, todos os processos de eleição de conselheiros para o OP e tenho lembrança que o companheiro Acir foi delegado, mas como conselheiro do OP, aqui na Lomba não há registro. Cito isso não para reduzi-lo, mas para corrigir o que citastes.
    Do ponto de vista da indagação feita: “compromisso ético?” – conforme consta no texto postado, não há citação de candidato A ou B, mas sim uma reflexão aos que vem de outros bairros sem qualquer vinculo com a região. Tal fato também era questionado pelo referido companheiro em ocasião em que concorremos juntos, a qual não acredito tenha mantido incoerente sua opinião, visto que era um dos mais enfáticos sobre esse ponto. As razões que o levaram a concorrer por outra microrregião cabe apenas ele e o julgamento pelos eleitores que optarem a votar ou não na sua candidatura.
    Minha opinião é a mesma de antes e gostaria muito de poder esta apoiando o companheiro se estivesse concorrendo pela Lomba do Pinheiro, mas não posso relegar a microrregião 9 a segundo plano e por isso irei optar por candidaturas residentes e militantes na região. Não se trata de “rusgas” nem publicação dirigida ao mesmo. Não fosse teu comentário, o qual reputo de muita importância e zelo na escrita, não teria dado ênfase a essa situação de que o mesmo optou a concorrer pala Micro 4 em detrimento a Lomba do Pinheiro. O objeto desse texto ao tinha ênfase nessa candidatura.
    Ao questionar sobre a Legislação e se “mudei de opinião” – em geral exponho minhas idéias de forma explicita. Cabe alertar ao caro companheiro que fui o coordenador da Comissão de Leis que promoveu o debate que criou os dois novos Conselhos Tutelares na cidade e na época também defendi, embora não passasse o voto distrital e em um único candidato. Portanto, nenhuma incoerência na opinião!
    Concordo contigo quando afiram que “tem candidatura que se diz cursando faculdade e induzindo o erro ao eleitor”. Pior ainda são aqueles, também, que não esclarecem às pessoas pouco informadas de que votar em candidatos de microrregiões diferentes se anula o voto. Agradeço sua atenção e disposição ao comentário feito. No processo dialético da democracia exercitamos a maturidade entre pontos de vista e é nessa antítese que construímos a síntese do melhor entendimento. O Conselho Popular promoverá na segunda metade de março um debate entre os candidatos da Microrregião 9, no qual acho importante sua participação para ponderar suas observações e contribuir nesse debate.

    Um abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir
  3. Caro Geovani, é muito claro, que desde o primeiro texto te dirigias ao Acir, só não percebeu quem não conhece a tal "rusga" que na verdade, nem sei se é rusga, mas sim o fato de teres tido uma votação inferior a ele na última eleição que disputaram juntos, lamentável mesmo que uses o espaço do conselho popular para isso, e se não alfinetaste antes, como dizes, poderia ter mantido a tal ética que dizes ter e ficar calado, ou ao menos apenas dizer que não se referia a qualquer candidato em especial, sua situação já era complicada antes de citar nomes, agora é mais ainda.

    Me causa espanto, constatar e ver que o único espaço público que lhe resta é o do Conselho Popular e este blog, que por muitas vezes traz inúmeras informações erradas e equivocadas.

    Mas fique por aqui mesmo, pois o povo sabe e FALA que este é o único espaço que lhe resta, nos demais já fostes expurgado, visto a vergonhosa votação que obtens, sem se quer conseguir se eleger a conselho tutelar e tampouco a vereança.

    ResponderExcluir
  4. Caro comentarista,

    Com elegância lhe digo que não respiro do mesmo ódio que manifesta nas suas escritas. Pelo que percebo, no tamanho da fúria, não se trata do candidato que se refere, mas pelo visto o usa para atingir resultados favoráveis a sua parte. Até porque nem ele ou alguém da sua relação usaria desse tipo de expediente para expressar essa manifestação que a faz de forma preconceituosa, persoarizada e com tom de ameaça.

    Ao tratar do texto, não me refiro de uma microrregião especifica, mas do pleito em Porto Alegre, que pelo que sei não é só o candidato que concorre por outra microrregião. Até onde se tem conhecimento, o mesmo tem referência naquela comunidade, pois já exerceu mandatos lá.

    Caro comentarista, ao contrário da sua manifestação que pede que eu cale, quero dizer que admiro seu comentário, pois faz parte do exercício da democracia. Ter opinião diferente é salutar assim como não tenho trauma dos processos eleitorais que já passei, onde fui eleito três vezes conselheiro tutelar em Porto Alegre. Ganhar ou perder faz parte do jogo de quem disputa, pois cada eleição compõe elementos da conjuntura desse momento e nem por isso dever servir para uma visão maniqueísta: dos bons e dos que não prestam. O que vai dizer agora da manifestação tomada pelo TSE e o Ministério Público, orientada na ultima sexta-feira, 04/03/2011? Estarão perseguindo o companheiro também?

    Bom pleito aos seus candidatos!!

    Um abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Flávio e com anonimo, isso me parece mais algo pessoal do que qualquer outra intenção!

    Mas vale lembrar aos companheiros que ainda leem este blog, que as mudanças no pleito não se dá por qualquer motivo de falta de ética dos concorrentes ao conselho que desejam concorrer por regiões onde não residem mas atuam cotidianamente.

    A mudança no processo se dá pelo fato de que o TSE não póderá fornecer programas (softwares) que contabilizem votos de outras regiões, portanto companheiros que gostam de distorcer notícias, tá na hora de ficar atentos e de parar de se aproveitar de situações e colocar as coisas como elas são.

    Chegou a se cogitar a possibilidade de haver votação em cédulas de papel para que os conselheiros não sejam prejudicados, mas tal procedimento poderia deixar de garantir a lisura do processo.

    Outra questão é que as regras foram mudadas no meio do processo em andamento, portanto estes conselheiro que concorrem por região onde atuam mas não residem, ficaram prejudicados, além de serem prejudicados por pessoas de baixo nível que saem por aí fazendo campanhas mentirosas e que distorcem informações.

    Aproveito para lembrar, que embora os comentários de giovani tenham sido em seu nome, estão postados em local público e do Conselho Popular e vale lembrar que o mesmo representa o conselho popular, portanto não adianta dizer que não fala pelo conselho popular.

    Mais ética, mais ética, está faltando ética!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro comentarista!!
    Embora me surpreenda à forma raivosa que se manifesta, pois conforme informações o anônimo é conhecido, e se utiliza de nomes fantasia para demonstrar impressão, gostei do complemento das informações prestadas no comentário, que não foram citadas no último texto, mas consta no link, em anexo, com o conteúdo da orientação na íntegra. Também concordo contigo, que a regra foi alterada durante o processo em andamento. Se for de fato quem comentam, não mudou mesmo a postura destemperada e raivosa de se comunicar e pelo visto as respostas da vida não lhe serviram de lição. Não se preocupe, respeito sua opinião e por vezes acho que tem contribuído, mesmo que ainda de forma equivocada!
    Um abraço.
    Geovani

    ResponderExcluir