terça-feira, 29 de março de 2011

PROBLEMA NO TRANSPORTE COLETIVO E FALTA DE VAGA ESCOLAR MOBILIZA LIDERANÇAS DA LOMBA DO PINHEIRO






Nesta terça-feira 29/03/2011, lideranças da Lomba do Pinheiro, preocupadas com o agravamento do problema do transporte coletivo e a falta de vaga escolar para alunos do Ensino Fundamental e Médio, na região, reuniram-se para promover uma paralização da Estrada João de Oliveira Remião com Bento Gonçalves, na parada 1 da Lomba do Pinheiro.

O acelerado crescimento demográfico tem sido uma das permanentes pautas do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro alertando para um breve impacto geral nas diversas políticas públicas do bairro. O transporte coletivo e a educação já salientam esse primeiro sinal. A superlotação nos ônibus e a falta de vagas escolares é gritante.

Com esse impacto de vizinhança causado pelos investimentos imobiliários, o congestionamento da principal via da região já tem chegado a mais de seis quilômetros no horário do pico, o que nos faz refletir sobre a necessidade da criação de novas vias estratégicas para contornar essa situação.

Na entrada da Lomba, na Parada 1, o alargamento da via foi um dos paliativos que discutimos junto com a EPTC, mas certamente aliviará por muito pouco tempo. Indignados com essa situação por não obtermos respostas concretas e direcionadas para resolver esses problemas é que as lideranças, do bairro, estão organizando uma paralização geral na região para chamarmos a atenção do poder público municipal e da cidade sobre esse colapso que estamos vivenciando dia-a-dia na Lomba do Pinheiro.

A paralização ocorrerá dia 08/04/2011, a partir da 7h30 na entrada da Lomba do Pinheiro com Bento Gonçalves e será convidado Viamão e Restinga para se somar ao evento. Será mobilizado toda comunidade e entidades da região.

Francisco Geovani de Sousa

Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro




2 comentários:

  1. Todo meu apoio e aplausos pela mobilização e paralisação do dia 8, urgentes e necessárias.
    Aí me lembaro de, pelo menos, duas coisas.
    Na segunda metade dos anos 70, quando comecei a morar e atuar na Lomba, ainda frei franciscano, havia 'fartura' de tudo: água, posto de saúde, asfalto, ônibus, saneamento, et. E olha que nesta época o Pinheiro já era razoavelmente bem habitado e crescia muito. Foi uma briga e tanto levar o ônibus para dentro da vila Santa Catarina. Na rua São Pedro, parada 13, onde eu morava, a água era de poço e muitas vezes o banho era de caneca, como depois, mais ainda, na Santa Helena. Só havia, e pequeno, o posto de saúde da Panorama. E tantos outros exemplos.
    Mas a ida em caravanas no Gabinete do Prefeito, a criação do jornal O LOMBA, a União de Moradores da Lomba e outras tantas iniciativas e mobilizações fizeram com que se conseguisse melhorar as coisas aos poucos.
    Nos anos 80, além da continuidade das lutas locais, também teve as lutas maiores: a organização da Oposição Sindical da Construção Civil, a partir da grande greve dos trabalhadores da construção civil no final dos anos 70, na esteira das greves do ABC com Lula e dos bancários em Porto Alegre com Olívio, as várias greves gerais, tentando parar os ônibus na Oliveira Remião ou na garagem da doze, e assim por diante.
    Foram por aí a organização e as conquistas, sempre a partir de lutas concretas, a partir da base e de massa.
    A Lomba do Pinheiro e sua história de organização e capacidade de mobilização foram construídas assim ao longo do tempo.
    Parabéns, toda força e 'sempre em frente que atrás vem gente'.
    Abraços.
    Selvino Heck, hoje Assessor Extraordinário da Secretaria Geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Silvino pelo incentivo e apoio!!
    Desejamos convocar a comunidade para essa paralisação do dia 08/04 e todo apoio é muito bem vindo. Infelizmente tem sido só na pressão que conquistas são atendidas.
    Grande abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir