sexta-feira, 6 de março de 2015

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS DA LOMBA DO PINHEIRO



A partilha de experiência como exercício do aprender é uma das oportunidades de poder conhecer o contexto de uma realidade dialeticamente. Para Paulo Freire (1996) "Não há docência sem deiscência, quem ensina aprende ao ensinar e quem apende ensina ao aprender".
É nesse contexto que o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro entende importante reeditar o Curso de Formação para lideranças ocorrido em 2009, intitulado, na ocasião, de: "Escola de Lideranças - A troca de experiências como exercício do aprender".
É fundamental proporcionar aos atores sociais da Lomba do Pinheiro (lideranças comunitárias/popular), conhecimento teórico, técnico e pratico, para aprimorar suas intervenções nas lutas populares do bairro e da cidade.
No decorrer de 2015 será proporcionado um curso de formação para lideranças, abrangendo diversas áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar. O mesmo se dará com a realização de cinco módulos de encontro de formação, mediados pela assessoria de educadores (as) convidados (as), oportunizando o debate político-pedagógico proposto. São eles:
Módulo I: Construção da Identidade Social: Quem somos e onde moramos – Analisando a Conjuntura. Ocorrerá em dois momentos: um que proporciona o conhecimento de cada ator social e a região como um todo, a partir de um olhar imerso e de um Tur nas diversas vilas; e outro que contextualiza o processo histórico da região. Como se faz Análise de Conjuntura: proporcionará aos participantes inscritos a visão de como ocorrem os acontecimentos no bairro, na cidade, no Estado, País e no mundo – diferenciando fatos de acontecimentos; qual é o cenário; quem são os atores envolvidos, suas correlações de força e articulação.

DATA: 25 e 26 de abril de 2015    HORÁRIO: (Sábado – 13h30 às 17h30  Domingo – Dia todo: 8h30 às 17h30 - com almoço no local)

Módulo II: Processos de Organização e Planejamento: instrumentos de gestão participativa. Oferecerá técnicas de como se fazer um planejamento, tendo em visto a importância desse mecanismo em todos os momentos de uma organização; seja no desenvolvimento de uma reunião, manifestação, eventos, cronograma de ações, etc. Como organizar e coordenar eventos/ações/reuniões - trabalhará mecanismos de como organizar, dirigir, coordenar, controlar uma reunião ou evento – participação programada. Técnicas de elaboração de documentos - como se faz atas de reuniões, ofícios, relatórios e outros documentos utilizados nas instituições, emitidos a órgãos públicos e outros segmentos.

DATA: 16 e 17 de maio de 2015      HORÁRIO: (Sábado – 13h30 às 17h30  Domingo – Dia todo: 8h30 às 17h30 - com almoço no local)

Módulo III: Educação Fiscal e Cidadania: Contextualização do Sistema Fiscal no Estado e suas características, compreendendo o sistema para controle social democrático.

DATA: 15 de agosto de 2015          HORÁRIO: Das 8h30 às 17h30 (com almoço)

Módulo IV: O Controle Social e os desafios atuais: debaterá o papel dos agentes sociais e dos conselhos frente ao controle social e seu papel, atribuições, competências e ação com o gestor público.

DATA: 15/09/2015 e 22/09/2015      HORÁRIO: Das 19h às 22h

Modulo V: Avaliação e certificação dos participantes.

DATA:  10/10/2015              HORÁRIO: 14h

 
SOBRE A INSCRIÇÃO:
As inscrições serão realizadas via internet, cujo link encontra-se disponível na parte superior direito deste blog e terá sua confirmação mediante ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 com a senhora Teresinha, na Creche Arco Ires, na Rua Guaíba - parada 11. As mesmas estão disponíveis a partir do dia 05/03/2015 até 05/04/2015.
Será contemplado a participação de alunos das escolas da região. Cada instituição pode indicar duas representações e as vagas serão disponíveis para 70 pessoas, logo as mesmas são limitadas e priorizados para os primeiros inscritos e pagamentos efetuados.
O Curso deve contar com a parceria da UFRGS que o tornará em Extensão Universitária, com 44 horas e proporcionando a certificação. Para isso os inscritos devem cumprir toda carga horária oferecida.
Faça sua inscrição! Mais informações faça contato pelo e-mail: franciscogeovani@gmail.com.
 
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário