sábado, 19 de dezembro de 2015

HORTA COMUNITÁRIA DA LOMBA DO PINHEIRO E SEUS PERMANENTES DESAFIOS



A horta comunitária da Lomba do Pinheiro é um projeto coletivo de produção orgânica segundo os princípios da ecologia, com enfoques pedagógico, terapêutico e de inclusão social.  Está situada dentro da área do Centro Cultural conquistado por esforços de lideranças da Lomba do Pinheiro através do Orçamento Participativo (quatro hectares de área).

A história desta importante Horta Comunitária se inicia em maio de 2004, com a implantação do Comitê Regional do Fome Zero na região da Lomba do Pinheiro, cujo foco principal era trabalhar com famílias com crianças de zero a seis anos de idade em risco nutricional.

O objetivo principal da Horta Comunitária, na sua fundação, era contribuir na organização da sociedade civil através de uma alternativa de trabalho e produção de hortaliças, plantas medicinais e outros hortifrutigranjeiros, onde o fruto do trabalho promovesse o complemento alimentar e renda, em grupos organizados e dos próprios produtores.

O Comitê Regional da Lomba do Pinheiro contava com quatro núcleos: Centro Cultural – Denominado Sanit Hilaire (acompanhado Por Ivone Chaves (Preta), Zé da Lomba e Geovani); Recreio da Divisa (acompanhado por Teresa Dutra, Zailde e Mari) 5ª do Portal (acompanhado por Isabel e Bernadete) e Vila dos Herdeiros (acompanhado por Rui e Luisão). Para estes núcleos eram destinados mensalmente uma cesta básica alimentar, distribuídos para 180 famílias.

Nessa época era garantido a manutenção para duas Hortas Comunitárias – uma no Centro Cultural que era coordenado por Ivone Chaves com apoio e instrução do senhor Zé da Lomba e do Engenheiro Agrônomo Celso da UFRGS e contava ainda com o apoio da EMATER, CAD/Lomba do Pinheiro, CAR Lomba/Partenon, SMGL, SMED, SMS através dos PSF’s da região e da Paróquia Santa Clara. A outra Horta foi inicia no Recreio da Divisa, mas não prosperou por ameaça de grupos de hostis que arrancavam as plantas vingadas.

Na Horta do Centro Cultural haviam dezoito famílias engajadas e produziam rúculas, rabanetes, alfaces, plantas medicinais, tomates, beterraba, pimentão, berinjela, etc. Foi construído no local um forno de barro, onde eram feito pães. Havia também previsto a implantação de duas cozinhas comunitárias: uma foi destinada para a UTC e a outra iria ser implantada no centro cultural, no prédio destinado ao SASE, que foi demolido para a construção da Praça da Juventude.

Com a transição do governo municipal, em 2005 o Comitê Regional foi desativo e a Horta Comunitária, por dificuldades operacionais e apoio governamental, parou de funcionar e produzir. 

Somente em 2013 é retomada numa nova perspectiva. Tem o apoio governamental da Prefeitura de Porto Alegre, novamente da UFRGS, da SMED que cede 40 horas do professor Flávio Burg que junto com Lurdes coordenam essa iniciativa na região. Desde esse período (2013) já passaram pela Horta Comunitária mais de dez mil pessoas – trabalhando, visitando, participando de oficinas, eventos e formações.

Nesse dinâmica, envolvem vários segmentos da região tem como principais aliados a secretaria de saúde e SMED, bem como outros atores comprometidos com as questões ambientais e outros departamentos da prefeitura de Porto alegre, como o CAR Lomba.

Atualmente a Horta Comunitária tem se tornado uma referência importante na Capital Gaúcha. Tem produzido hortaliças, chás, temperos, e outros produtos que são colhidos e distribuídos de forma igualitária entre os participantes. Também ocorrem oficinas de xaropes, sal tempero, doces e geleias, de forma coletiva e participativa.

Faz parte também desse projeto a preservação da mata nativa que circunda a área de cultivo da Horta (7 mil metros quadrados), bem como a limpeza e revitalização do Arroio Taquara. Recentemente a mesma foi premiada e contemplada com um recurso de três mil reais para ajudar na sua manutenção.
Uma das principais lutas que engajou todos os seguimentos da região da Lomba do Pinheiro, foi proposição aprovada pelo Conselho do Plano Diretor do gravame de uma rua que passaria por dentro da área da Horta. Com a pressão feita, restou ao prefeito a revogação dessa decisão, conforme informado pelo mesmo.

Para assegurar a garantia da preservação da Horta, está sendo votado no próximo dia 21/12/2015, às 14h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o projeto de Lei do Vereador Airton Ferronato: PROC. Nº 2362/15 - PLL      Nº 232/15

Art. 1º Fica Instituído Como Área de Preservação Ambiental e Sócio-Cultural                     O TERRENO de Propriedade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre Localizado na Estrada João de Oliveira Remião, Nº 5088. Bairro Lomba do Pinheiro, Conforme Anexo Desta Lei.

Parágrafo único. As Construções e os Equipamentos Existentes NO TERRENO Referido no Caput Deste Artigo Serão Preservados.

Art. 2º Esta Lei Entra em Vigor na Data de Sua Publicação. 


Toda comunidade é convidada para estar presente nessa sessão para ajudar sensibilizar os demais vereadores na aprovação do mesmo. O Conselho Popular estará presente e contribuirá para a permanência dessa importante iniciativa na região – A HORTA COMUNITÁRIA DA LOMBA DO PINHEIRO!!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Gostaria do endereço da horta e como chegar lá. Conheci o trabalho de vocês através da Sra.Lurdes na exposição do paço municipal e apreciei muito.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do endereço da horta e como chegar lá. Conheci o trabalho de vocês através da Sra.Lurdes na exposição do paço municipal e apreciei muito.

    ResponderExcluir