terça-feira, 16 de agosto de 2016

Escolas da Lomba do Pinheiro Participam de Reunião do sorteio dos Temas do Seminário da Juventude





Na tarde desta terça-feira (16/08/2016), no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), mais de 30 pessoas participaram de reunião que debateu sobre o Seminário da Juventude da Lomba do Pinheiro, onde também foram escolhido os temas a serem debatidos pelos jovens nas Escolas.

Entre os participantes também se fizeram presentes alguns jovens de escolas, representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria Municipal de Cultura (SMS), Colégio Aplicação da UFRGS, Colégio La Salle Esmeralda e UERGS, que também participarão com seus adolescentes, do seminário.

Após apresentação do projeto do seminário e do debate feito pelos presentes, agregando novas sugestões, foi realizado o sorteio dos oito temas elencados, entre 19 instituições que promoverão essa reflexão com seus alunos. Cada um dos presentes recebeu um tema sorteado e outro de livre escolha, conforme segue:

1 – Protagonismo dos jovens na criação de novas lideranças, multiplicadores e referências positivas nas suas comunidades (CPCA; PROJOVEM; IPDAE; ONOFRE PIRES)

2 – Relação dos jovens com o seu espaço de aprender (escolas, instituições...): como ela me faz bem e que projetos educacionais podem ser melhorados? (COLÉGIO APLICAÇÃO; ESCOLA SOLIMÕES)

3 – Relação do Jovem com a Família: Que família é essa? Quais minhas origens? Que valores devem ser fortalecidos na minha família e como isso se reflete na sociedade? (ESCOLA CHIKÁ; ESCOLA RAFAELA REMIÃO; ESCOLA TEREZA DE NORONHA)

4 – Relação dos jovens com a cultura de Paz: O que cada jovem pode fazer para construir um mundo menos violento? (ESCOLA SYLVIO TORRES; ESCOLA VILLA LOBOS; ESCOLA LA SALLE; ESCOLA DESIDÉRIO; ESCOLA EVA CAMINATTI)

5 – Os Jovens com relação a qualificação profissional/mundo do trabalho: Que mecanismos podem favorecer na qualificação e ingresso as primeiras experiências profissionais? (CPCA; CHIKÁ; ESCOLA SAINT HILAIRE; ESCOLA SÃO PEDRO; COLÉGIO APLICAÇÃO)

6 – A relação do jovem com as novas tecnologias (internet, redes sociais, aplicativos eletrônicos, etc): O que essas ferramentas favorecem na vida da juventude e como cada um pode aprimorar para o melhor uso das mesmas? (UERGS; SYLVIO TORRES; GUERREIRO LIMA; LA SALLE)

7 – A relação dos jovens com as fronteiras territoriais de cultura e lazer: Que relações podemos construir para qualificar esses espaços no meu bairro Lomba do Pinheiro e demais locais da cidade? (ESCOLA SAINT HILAIRE; SÃO PEDRO; PEDRO PEREIRA); 

8 – Relação dos Jovens com os valores de solidariedade e respeito com o outro (bullyng, autoridades hierárquicas, pluralidade de pensamento, diversidades, religiosidade, gênero, orientação sexual, etc.): Que cada um pode contribuir para um ambiente mais humanizado e tranquilo? (GUERREIRO LIMA; VILLA LOBOS; UERGS).

Algumas escolas que faltaram poderão ainda fazer a escolha do seu tema de preferência, além do que foi sorteado. Para os debates serão convidadas pessoas para ajudar como facilitadores nos pre debates, que em breve participarão de reunião para esclarecimento da dinâmica a ser trabalhado com os jovens. Nessa reunião novamente participarão as escolas, pois ali também será indicado as datas dos debates nas escolas.

Para facilitar o entendimento dos temas a parceria da SMC elaborará uma cartilha com o alinhamento conceitual dos temas, onde subsidiará os facilitadores na ocasião dos debates com os jovens,

Nessa próxima quinta-feira (18/08/2016 às 9h30), o Grupo de Trabalho de organização do evento sentará novamente para definir passos do seminário elegendo um novo cronograma de ações.

Francisco Geovani de Sousa
Conselheiro Tutelar - CT9
Membro da Coordenação da Rede de Atendimento da Criança
e do Adolescente da Lomba do Pinhiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário