sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Falta de Objetividade nas Respostas da EPTC eleva indignação da Comunidade





Na noite desta quinta-feira, 23/02/2017, em plenária chamada pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, lideranças e moradores da região que participaram da plenária, com o objetivo de tratar de gargalos e precariedades do transporte coletivo da região, causou indignação aos presentes devido a falta de objetividade nas respostas da EPTC aos questionamentos feitos pelos moradores.

Participaram da reunião o senhor Flávio (assessor técnico) e o senhor Márcio Ramos (Novo assessor comunitário) ambos representando a EPTC, Diretores da UAMPA, assessorias dos gabinetes dos vereadores Olibone, Sofia Cavedon, Marcelo Sgarbossa, Moisés Barbosa e Deputada Manuela D'Avila, bem como dezenas de lideranças e moradores das diversas comunidades da região da Lomba do Pinheiro.

Outros convidados não atenderam o chamado para a reunião. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) alegou que tinham compromissos já agendados e os demais conselheiros em aula noturna; a ATP ficou protelando até não justificar nada pela ausência; e a presidência da Câmara de Vereadores, nem se agendou para participar e nem delegou representação, mesmo com ligações feitas ao gabinete.

Os descasos com o transporte vem se ampliando, ano após anos. A frota, as linhas e tabelas horárias são relativamente as mesmas de décadas, mesmo com o bum demográfico que a região teve nos últimos anos. Lucro certo e líquido das empresas e o sofrimento dos usuários só piora. É a falta de fiscalização, sucateamento da frota, adequação de novas linhas e tantos outros problemas levantados na reunião. Até o ônibus articulado (“o famoso minhocão que circulava na linha Pinheiro, já não se ver mias o mesmo circulando).

A insistência do Conselho Popular com essa Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vem de longa data, buscando qualidade do serviço que deve ser prestado com excelência à população, mas os retornos são paulatinos e paliativos sem tratar na raiz da causa.

Em fevereiro de 2014, após amplo debate com lideranças de toda região foram pontuados um conjunto de demandas, visando melhorias, em vários aspectos, porém são remotos os retornos das respostas. Quem tiver curiosidade sobre esse documento, leia a íntegra do mesmo no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2014/02/uma-proposta-para-alem-do-ar.html 

Nesta plenária, que foi convocada para debater demandas pontuais da região, bem como a preocupação com o descaso com a falta de uma política pública e clara, sobre o transporte coletivo da Capital, que deixa a população refém dos conchavos empresariais e a luta dos trabalhadores por valorização do seu trabalho, onde se acenam para supressão de benefícios, redução de frota e aumento exorbitante da passagem; foi frustrante a expectativa dos presentes, pois pouco ou nada foi respondido.

Além do documento acima postado no link, com o conjunto de demandas, temos ainda a necessidade de ajuste de novas linas, como é o caso da ampliação de horários e incrementação do itinerário da linha Circular Pinheiro, bem como sobre adequação da linha Lotação.

É visto que essa luta está somente começando. Reside mais uma preocupação do Conselho Popular com essa nova filosofia da relação comunitária dessa EPTC, que sempre preservou incidir nas questões do transporte na região, buscando tratar nesta instância de organização popular através da sua Comissão de Transporte, os problemas desse serviço, de forma macro e não tratativas no varejo, não dialogando com o todo. Repudiaremos qualquer prática clientelista ou de troca de favores, caso se opte por uma metodologia fragmentada.

Continuaremos atentos e previdentes pelo zelo com a qualidade do serviço à nossa população. Ficaremos aguardando os retornos das demandas já apresentadas por escritos anteriormente, bem como as pontuadas nesta plenária, em uma nova reunião que ocorrerá nos próximos trinta dias, sob pena de buscarmos novas alternativas de pressão ao poder pública, negligente com às demandas, caso não haja retorno satisfatórios.

Uma comunidade unida e articulada tem seus anseios mais plausíveis e atendidos frente aos seus objetivos. A direção do Conselho Popular agradece a participação de todos que atenderam o chamado para esta plenária, e espera contar sempre com essa disposição, em benefício de todos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário