domingo, 12 de março de 2017

Iniciou-se o Curso de Português para Haitianos residentes na Lomba do Pinheiro





Na manhã deste sábado 11/03/2017, no salão da Paróquia Santa Clara, situada na parada 10, deu-se início ao Curso de Português direcionado aos migrantes Haitianos, residentes na região da Lomba do Pinheiro, que tem dificuldades de acesso aos serviços públicos, bem como ao ingresso no mercado de trabalho por dificuldade do seu idioma predominante Kreolo ou francês.

Foi grande a adesão dos mesmos ao ingresso nesse curso. Moram em diversas comunidades e vivem em alugueis de imóveis locados, e para facilitar o pagamento, vivem em grupos no mesmo domicílio. Quando trabalham, o que ganham é dividido entre a manutenção de sobrevivência, custo do aluguel e remessa aos familiares ainda no Haiti.

O Curso, que também deve agregar Haitianos residentes no Morro da Cruz, por solicitação dos mesmos, deve ter sequência até o mês de maio. É uma parceria importante com o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUC/RS, Faculdade de Letras da PUC/RS, Paróquia Santa Clara da Lomba do Pinheiro; Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e Cáritas Arquidiocesana de Porto Alegre.

O mesmo ocorrerá na Paróquia Santa Clara entre os dias 11/03/2017 até 27/05/2017, no sábados entre os horários das 10h às 12h, com turmas de no máximo 20 pessoas. Será dividido em cinco módulos: 1 - Cumprimentos e apresentação; 2 - Localização e transporte; 3 - Alimentação e saúde; 4 - Mundo do Trabalho; e 5 - Cultura e Lazer. 

O Curso busca o desenvolvimento da competência em nível elementar da língua portuguesa no que diz respeito à capacidade de uso adequado da língua, por meio de tarefas que exploram situações cotidianas, englobando as culturas e as práticas sociais que as representam. As habilidades envolvidas tanto na compreensão como na produção oral e escrita são trabalhadas de forma integrada, como ocorrem em situações de comunicação.

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com textos e estruturas básicas da língua portuguesa falada no Brasil, com ênfase nos modos, tempos, e aspectos verbais (presente, passado e futuro) e no vocabulário utilizado em situações de primeiro contato com a língua e com a cultura brasileira (instruções, rotina, hábitos, lazer, clima, vestuário, alimentação, transporte, compras, saúde, comportamento, etc). 

O curso será distribuído em cinco procedimentos metodológicos: a) atividades contextualizadas de acordo com o tópico a ser trabalhado; b) atividades de leitura de texto de gênero diversos; c) desenvolvimento da expressão e compreensão da escrita; d) exercícios de esforço de estrutura gramaticais e de itens lexicais de expressão e compreensão linguística; e, e) organização de visitas guiadas a setores diversos. 

Contará com corpo docente composto pelas professoras Regina Kohlrausch; Cristina Perna e dos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em letras da PUC/RS. É uma importante atividade proporcionada aos mesmos, que além do conteúdo programático, também os beneficiará por uma gradativa aproximação e integração entre os mesmos.  

Nesta primeira aula, inaugurada nesta data, o que se percebia erá uma motivação dos mesmos que compareceram com seus núcleos familiares, onde as mães compareceram com seus rebentos, alguns com nacionalidade já brasileira. Essa iniciativa fortalece o princípio da solidariedade, onde esse trabalho de campo proporciona o caminho para condições dignas merecida por esse povo.

Esses Haitianos goza de um apoio fundamental realizado pelo trabalho social desenvolvido pela Paróquia Santa Clara, na parada dez da Lomba do Pinheiro. Mais informações sobre atividades já realizadas com os mesmos, acesse no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2016/12/atividades-do-conselho-popular-em-2016.html 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro  


Um comentário: