quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Processo de Eleição do Conselho do Plano Diretor: Um tema que a Região não pode Hesitar em Debater

Preocupados com o processo de escolha dos novos representantes ao Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), que deve ocorrer em breve, o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, reuniu-se na noite desta quarta-feira, 04/10/2017, com lideranças da região para aprofundar sobre o tema. 

Conforme preconizam as diretrizes do PDDUA, o mesmo incorpora o enfoque ambiental de planejamento na definição do modelo de desenvolvimento do município, adotando estratégias para a execução de planos, programas e projetos e enfatizando a participação popular, a sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

É nesse viés e através da participação da sociedade, como vetor importante, que se pode ter uma cidade em harmonia com o meio-ambiente, permitindo a extensão da qualidade de vida para todos e o equilíbrio entre natura, a vida em comunidade e o trabalho. Por isso é necessário eleger conselheiros, com esse olhar preocupado e consciente nessas diretrizes e buscar que uma região como a Lomba do Pinheiro tenha uma desenvolvimento equilibrado e adequado.

A região da Lomba do Pinheiro foi a unica da cidade a passar por um processo de estudo, como piloto, para balizar um modelo de desenvolvimento, por sua diversidade ambiental, com características ruais e urbanas ao mesmo tempo e pelo seu denso contrates evolutivo. E com isso e a partir disso, também se obteve o regramento de uma Lei Consorciada. 

Na reunião desta noite, o que se constatou, conforme as falas das lideranças presentes, é que sofremos um impacto devido a pouca observância de alguns dos representantes eleitos, que segundo enfatizado o mesmo só dava notícias de processos já definidos.

Portanto, nessa análise, há o perfil de três tipos de conselheiros, segundo a constatação dos participante: um que está a serviço de interesses do governo e aprovando processos sem o cuidado nos prejuízos para a região; um segundo, sem senso crítico e oscilando opiniões diante às decisões a serem tomas de acordo com sua conveniência; e por fim, alguém que possa tomar decisões de acordo com a deliberação da maioria, com preocupação no desenvolvimento da regão sem impactos prejudiciais, bem como sem conchavos de interesses adverso aos da região.

Se deliberou pela continuidade no aprofundamento desse tema, onde na próxima sexta-feira 06/10/2017, a convite, o coordenador do Conselho Popular participara da reunião do Conselho do PDDUA, onde serão apontados as regras dessa eleição de escolha dos novos conselheiros.

Nos manteremos atentos e repassando as informações importantes a todos, acerca do andamento desse processo de debate. O Conselho Popular procurará contribuir nessa função de subsidiar a escolha mais favorável para o bem da região e da cidade.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário