quarta-feira, 7 de março de 2018

Lomba do Pinheiro Fará Grande Caminhada pelo Dia Mundial da Água, dia 22 de Março





Sob a coordenação do Grupo de Trabalho Bacia do Arroio Taquara, no próximo dia 22 de março de 2018, será realizada a "Grande Caminhada pela Água Pura: Direitos e Deveres de Todos". A mesma terá início a partir das 13h30, no início da Rua Tanaui da Silva Boeira, na parada 16, atrás da Igreja Santo Antônio (antigo final da linha da Lotação).

A caminhada que terá participação e o apoio da Paróquia Santa Clara, CPCA, Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Escolas da Rede Municipal e Estadual, Unidades de Saúde, Creches e demais seguimentos sociais da região, sairá do ponto de concentração acima referido e seguirá pela a Estrada João de Oliveira Remião até a parada 12A, Entrando no Centro Cultural e seguindo até a margem do Arroio Taquara, na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro.

O momento objetiva promover uma ampla reflexão na comunidade da Lomba do Pinheiro, acerca do problema da situação da água potável nos nossos dias. E nesse dia 22 de março, alusivo ao Dia Mundial da Água, a grande pergunta que se faz é: "Como você pode ajudar a limpar o ARROIO TAQUARA?"

A Lomba do Pinheiro, considerada em Porto Alegre como umas das regiões da cidade, a que possui o principal anel das nascentes dos Arroios da Capital Gaúcha, contribuindo para o Arroio Dilúvio e a Bacia Hidrográfica da Barragem da Lomba do Sabão e do Guaíba é merecedora da atenção de todos. São as águas do Guaíba que abastecem as nossas torneiras e alimentos. Logo, todo zelo e cuidado com esse elemento essencial para a vida humana , é essencial.

O Arroio Taquara, objeto dessa permanente preocupação de lideranças e instituições da Região, a partir do GT Arroio Taquara, está com total degradação ambiental, assim como outros arroios da Lomba do Pinheiro, devido aos descargos de esgotos, resíduos orgânicos, sofás velhos, plásticos e outros produtos nocivos ao meio ambiente, que levam ao mau cheiro, proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros insetos, propiciando doenças aos moradores.

É importante perceber que as fontes de águas também estão poluídas. Principalmente por coliformes fecais, por isto, suas ÁGUAS SÃO IMPRÓPRIAS PARA O CONSUMO HUMANO. A Lomba Pinheiro carece de água potável, em especial nos períodos de verão quando o consumo é mais acentuado. 

Vale lembrar que foram na Década de 1990 os principais investimentos hídricos da região, tais como: as caixas d'água da parada 4; a EBATE Dolores Duran que redistribuía água da Barragem da Lomba do Sabão para parte da Agronomia/Lomba do Pinheiro (atualmente desativada); os reservatórios da parada 8; o ativamento da Caixa d'água da parada 18 e a troca de toda rede de abastecimento das vilas de Viamão que foram anexadas à Porto Alegre em março de 1992; a inauguração em abril de 1995 do reservatório na Rua São Pedro com JOR, na parada 13; e, em 2001 o ativamento do reservatório da parada 21 trazendo água de Belém.

O que se percebe é que de 2004 para os dias de hoje, o que ocorreu foi um completo desleixo e flata de um planejamento hídrico condizente com a realidade atual. Sobretudo, com o elevado crescimento demográfico do bairro com a aprovação e construção de mais de uma dezena de novos empreendimentos imobiliários, sem a preocupação e o critério devido por quem tinha o dever de representação e pelo gestor municipal, que além de não se criar novos serviços públicos como educação, saúde, transporte, etc, os reservatórios de água, construídos, não suportou a demanda existente e trazendo severos sofrimento para a população como um todo. 

"Todos tem o Direito a água potável e o dever de cuidar dos arroios e das nascentes que abastecem  as nossas casas com água, é de cada um. Vamos preservar o que ainda temos!". Estudos dão conta que dois terços da Terra são cobertos por água, mas cerca de 0,008% do total desse precioso líquido (água do nosso planeta), é potável, ou seja, próprio para o consumo humano. 

Foi nesse viés e com o objetivo de debater sobre a consciência do consumo, da contaminação e da distribuição do recurso, que a Organização das Nações Unidas (ONU), criou em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, através da resolução A/RES/47/193, onde nessa data se comemora e realiza atividades reflexivas sobre o significado da água para a vida na Terra. Neste sentido a Lomba do Pinheiro faz a sua parte. 

É relevante iniciativas como esta do GT Arroio Taquara que se preocupa com a vida desse importante Rio. Bem como do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que em 2017, junto com dezenas de lideranças da Região sentaram com a Direção do DMAE e se pontuou um conjunto de problemas sobre essa questão, bem como indicando sugestões de solução, porém o que se percebe até hoje é o agravamento com severas faltas d'água e revoltando os moradores. Não podemos ficar assistindo esse descaso numa região equiparara populacionalmente com as cinquenta maiores cidades do Estado/RS.

Dia 22/03/2018, a partir das 13h30, faça sua parte! Se integre nessa "Grande Caminhada Pela Água Pura: Direitos e Deveres de Todos". Faça sua faixa, cartaz e se junte nessa importante manifestação em defesa do Arroio Taquara e do cuidado com a água potável para todos!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário