quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Reunião do Conselho Popular Marca Retrospectiva de 27 anos de Lutas e Planejamento para 2019


Ocorreu nessa quarta-feira 21/11/2018, a plenária de final de ano do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, às 19 hora, no seu novo espaço de Reuniões, ou seja, no Espaço Solidário da Paroquia Santa Clara, com entrada na parte principal da frente do Ginásio, na Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10.

Com a presença de várias lideranças da região, a reunião foi iniciada com a apresentação do contexto histórico de lutas do mesmo, já que no próximo dia 23/11/2018 completa 27 anos de sua fundação. Sendo, na ocasião avaliado como importante e necessária a referência adquirida por essa principal e mais antiga organização popular da Lomba do Pinheiro, cujas conquistas adqueridas foram essenciais para a Lomba do Pinheiro. 

Seguido pela avaliação sobre a atuação em 2018, foi percebido que parte do planejamento não foi posto em execução, e pode ser observado o período eleitoral e a dispersão de algumas lideranças que ficaram envolvidas em outras atividades.

Vendo a necessidade de revigorar suas ações, algumas diretrizes foram aprovadas para serem executadas em 2019, compondo um planejamento mínimo e também reorganizando a sua coordenação e dinâmica de trabalho, pelo que passo a dar ciência em primeira parte, sobre os eixos a serem trabalhados: 

1 - Realização de um seminário ainda no primeiro semestre abordando sobre os impactos das políticas públicas no contexto da conjuntura política e social deste período; 
2 - Intensificar luta para ampliação de Ensino Médio na Região;
3 - Desenvolver projeto para implantação do Pré-Enem para a juventude da Lomba do Pinheiro;
4 - Organizar Curso de Formação para lideranças proporcionando ampliação de conhecimento aos mesmos;
5 - Construir e realizar uma semana para debater o meio ambiente da Lomba do Pinheiro, envolvendo parcerias com a UERGS, UFRGS, IFE Restinga, escolas da região, Paróquia Santa Clara e demais lideranças com o propósito de desenvolver uma ampla reflexão e tomada de consciência acerca da importância desse corredor ecológico do Eixo Lomba/Restinga, com seguintes abordagens: Preservação de nascentes, arroios e Barragem da Lomba do Sabão; Parque S'aint Hilarie e áreas de preservação; os impactos dos desmatamentos e o crescimento demográfico; e, a fauna e flora. Esse debate também objetiva incidir em encaminhamentos como a reativação da barragem, novo olhar para o meio ambiente do bairro e até legislação Estadual, para garantir a preservação desse eixo do corredor ecológico.
6 - No segundo semestre, organizar seminário para a juventude da região envolvendo o maior número de adolescentes possíveis.
7 - Aprimorar os instrumentos de Comunicação do Conselho Popular, como o blog, grupo do whatsApp, Facebook e implantação da TV Lomba.
8 - Manter a pauta do transporte ativa buscando a qualificação do transporte público, bem como incidindo em ações culturais para a região e reforçando apoio ao Conselho do Plano Diretor. 

É visto por todos/as a relevância da história de luta e de conquistas em busca da qualidade de vida dos moradores da região da Lomba do Pinheiro e o empenho do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que nesse dia 23/11/2018 completa 27 anos de fundação. Que tem como objetivo: "aglutinar as forças vivas e defender todos os interesses coletivos da região da Lomba do Pinheiro e adjacências, mediante ampla participação da população, buscando o desenvolvimento da mesma e a qualidade de vida dos seus moradores". Conforme seu Estatuto, clique no link: ffile:///C:/Users/franc/Documents/Conselho%20Popular/ESTATUTO%20DO%20CONSELHO%20POPULAR%20DA%20LOMBA%20DO%20PINHEIRO%20pdf.pdf

Entre suas principais lutas, podemos citar algumas para ilustrar, pelo que listamos as seguintes: 1 - Luta pela melhoria do Transporte Coletivo, como: Corujão, incrementação da Linhas Ipiranga, Azenha, Rápidas 32 32.1, Circular Pinheiro, Lotação e a permanente vigilância e cuidados com o cumprimento das tabelas horárias, etc.;2 - Articulação para a conquista do Posto 24 e incidindo para aprovação no OP, bem como variados apoios às demandas do Conselho Distrital de Saúde da região;3 - Implantação da agência Banrisul fundamentando a necessidade junto à Presidência do mesmo, em 2000.4 - Mobilização da região para a conquista do Ensino Médio na Escola Rafaela Remião;5 - Articulação para incidir na conquista do Centro Cultural e aprovação no OP;6 - Emissário da Barragem da Lomba do Sabão;7 - Luta para a ampliação da Extensão da Avenida Ipiranga a té campus da UFRGS, ainda em debate. E também a criação do Contra-fluxo, no horário do pico da manha, para fazer fluir o transito aos que se deslocam cedo da manha para outros destinos da cidade. E muitos outros movimentos, na área da Cultura, Saneamento básico, meio ambiente, juventude, etc.

É atualmente a instituição regional, sem atrelamento a nenhum governo, mais antiga da Lomba do Pinheiro, que incide em busca de qualquer política pública para a região e que faz cobrança e controle social nas três esferas de governo. Ao mesmo tempo serve de base de apoio aos conselhos paritários e de políticas focais como é ocaso do: Conselho de Saúde, CORAS, OP, Fórum de Segurança, rede da criança e do adolescente, etc.

Como encaminhamentos sobre a coordenação e forma de atuação, foram mantidas as reuniões quinzenais, nas primeiras e terceiras quarta-feiras do ano, as 19 hora, no Espaço Solidário da Paróquia Santa Clara (na parte principal da frente do ginásio) - Estrada João de Oliveira Remião, 4444 - parada 10 da Lomba do Pinheiro.

Conforme deliberação unânime dessa reunião, foi aprovada a composição da coordenação e suas comissões, assim definida:

Coordenador Geral: Francisco Geovani de Sousa
Vice Coordenador: Isnar Borges
Primeiro Secretária: Veridiane Silva
Segunda Secretário: João Osmar

Comissão de Transporte: Geovani, Teresinha, Maristela, Lurdes, Carlos Pinheiro, Gilmar, Ana Lúcia, Miguel Nunes, Miguel Rodrigues, Neozeli, Bruno, Silvia
Comissão de Educação e Cultura: Tavama, Veridiana, Acir, Cléo
Comissão de Comunicação: Geovani, Isnar, Marcio, Avelange
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nunes, Maristela, Zé da Lomba e Mello
Fica estabelecido, salvo necessidade de reunião extraordinária, que a próxima agenda ocorrerá em fevereiro de 2019 para sistematizar as pautas do planejamento. Parabéns a todos que sempre estiveram protagonizando e construindo alternativas coletivas para o bom desenvolvimento da região.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário