sexta-feira, 3 de julho de 2009

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS

O Conselho Populara da Lomba do Pinheiro, com o objetivo de possibilitar às lideranças populares da Lomba do Pinheiro formação prática e teórica para aprimorar a intervenção nas lutas populares, promove a modalidade: "ESCOLA DE LIDERANÇAS - A Troca de Experiências como Exercício do Aprender". Esse processo de formação será organizado e distribuídos em três Módulos com temas preestabelecidos pela coordenação do Conselho Popular e divididos em sub-temas que serão ministrados por palestrantes convidados. O processo de conhecimento e conclusão somente se efetivará a partir da participação intensiva dos três módulos, de modo que só freqüentará o estudo seguinte, o participante que tenha concluído o anterior. O Módulo I está agendado para o dia 25/07/2009, a partir das 13h30, no auditório do CPCA, cujas inscrições são limitadas. Para maiores informações veja programação:


O CONSELHO POPULAR DA LOMBA DO PINHEIRO

Promove:

ESCOLA DE LIDERANÇAS


A Troca de Experiências como Exercício do
Aprender


MÓDULO I: A arte do Trabalho Militante Popular e o
aprofundamento da realidade – Dia 25/07/09

MÓDULO II: Processos de um Planejamento –
Por Que e Quando Planejar? – Setembro/09

MÓDULO III: Instrumentos para uma Ação Interventiva – Bandeiras de Luta, Articulação e Participação – Dezembro/09

LOCAL: Auditório do CPCA – Estrada João de O. Remião, 4444
Parada 10 da Lomba do Pinheiro


“Não há docência sem discência,
quem ensina aprende ao ensinar
e quem aprende ensina ao aprender”
Paulo Freire


O exercício da democracia é um ato protagonizado por diversos agentes sociais, através da sociedade organizada ou cidadãos comuns na luta pela afirmação de direitos, visando à qualidade de vida da população, num permanente olhar para o controle social e a gestão pública.

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro é a instância de organização e mobilização popular que tem como objetivo congregar as forças vivas da região (associações, comissões de ruas, clubes de mães, ONG’s, cooperativas, igrejas, comunidades, conselhos, etc.) para fortalecer as lutas e garantir demandas que venham de encontro à qualidade de vida dos moradores da Lomba do Pinheiro e/ou lutas gerais da cidade. Reuni-se nas primeiras e terceiras terças-feiras do mês, em caráter ordinário e extraordinário numa das outras terças-feiras, no CPCA, às 19h30.

A iniciativa de se construir o que chamamos: “ESCOLA DE LIDERANÇAS – A Troca de Experiências como Exercício do Aprender”, brota do entendimento de que precisamos proporcionar as nossas lideranças sociais, conhecimento para aprimorar suas intervenções nas lutas populares. Nesse processo, um dos pressupostos é proporcionar a compreensão da dinâmica da conjuntura política, ter habilidades para organizar e mobilizar, planejar e elaborar ações interventivas, bem como, ter atitude ética e compromisso com a justiça do bem comum. Diante dessa categoria conceitual, a competência alicerça a potencialidade para lidar nesse contexto dialético das relações entre indivíduos e sociedade. Sendo assim é imperativo dizer que a nossa dimensão de mundo é igual ou equivalente a nossa dimensão de conhecimento. É a partir do conhecimento que ampliamos os nossos horizontes e os meios para melhor atingir com êxito, os nossos objetivos.

Francisco Geovani de Sousa,
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Objetivo Geral:

Possibilitar às lideranças populares da Lomba do Pinheiro formação prática e teórica para aprimorar a intervenção nas lutas populares.

Objetivos Específicos:

Partilhar experiências significativas da luta popular como exercício de apreender o melhor caminho de intervir nas lutas em benefício do povo da Lomba do Pinheiro.
Aprimorar o planejamento das lutas no sentido de torná-las mais eficientes.
Refletir e escolher quais são as melhores ferramentas das lutas populares.

Público Alvo:


A “ESCOLA DE LIDERANÇAS – A Troca de Experiências como Exercício do Aprender” inicialmente será dirigido às lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro, dirigentes de associações de moradores, das comunidades da paróquia, coordenação de Conselhos, Conselheiros e delegados do OP, e jovens interessados em ampliar seus conhecimentos. Todos, ao se inscreverem devem estar predispostos a acompanhar todo o conteúdo oferecido.

Metodologia:

Os encontros serão distribuídos por Módulos com temas preestabelecidos pela coordenação do Conselho Popular e divididos em sub-temas que serão ministrados por palestrantes convidados. O processo de conhecimento e conclusão somente se efetivará a partir da participação intensiva dos três módulos, de modo que só freqüentará o estudo seguinte, o participante que tenha concluído o anterior.


CRONOGRAMA


Módulo I: A arte do Trabalho Militante Popular e o
aprofundamento da realidade - 25/07/09


Painel: Categorias para uma análise de Conjuntura (onde estamos?)
Horário: 13h30min
Palestrante: Ottmar Teske – Professor de Sociologia da ULBRA
Coordenador/Mediador: Francisco Geovani de Sousa – Coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro


Painel: A mística das relações sociais e pessoais na ação interventiva do protagonismo da liderança popular (quem somos?)
Horário: 15h
Palestrante: Frei Flávio Guerra – Pároco da Paróquia Santa Clara
Coordenador/Mediador: Frei Luciano Bruxel – Diretor do CPCA


Painel: Reflexão/Ação/Reflexão: metodologia do trabalho da liderança e os instrumentos interventivos – da teoria a práxis (como fazemos?)
Horário: 16h45min
Palestrante: Helena Dins Eli – Coordenadora do CAMP
Coordenador/Mediador: Claro Diego Lopez – Secretário do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro

Contato para informações:
franciscogeovani@gmail.com ou 51 9167-9013

Apoio: CPCA – Paróquia Santa Clara – Cemitério Jardim da Paz

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!! Esta é uma ferramenta muito importante para articularmos e divulgarmos nossas lutas!!

    Daniela,
    moradora da Vila São Judas e assessora da Ong Cidade

    ResponderExcluir