sábado, 3 de julho de 2010

COLÁPSO NA LOMBA DO PINHEIRO!!



De acordo com avaliação feita pela coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, reunida nesta quarta-feira (30/06/2010), a região esta na eminência de entrar num colapso. O fato baseia-se pela constatação do grande número de empreendimentos imobiliários que vem se instalando no bairro, no mínimo sete oficializados, sem contar com as cooperativas habitacionais e ocupações irregulares.

Nessa avaliação verificaram-se os seguintes empreendimentos: Na parada 21 – em processo de implantação; na parada 17, o Residencial Pinheiros – já concluído e habitado; parada 13-A – em processo de conclusão das obras, cujo investimento tem financiamento com a Caixa Econômica Federal do Programa “Minha Casa Minha Vida”; na parada 10 – Loteamento da Ecoville já em processo de urbanização com estimativa de mil lotes de 7x18. Neste temos duas particularidades: tem perspectivas para habitar cerca de cinco mil novos moradores e ali terá uma área disponibilizada para uma delegacia de polícia reivindicada pelas lideranças da região há bastante tempo. O outro elemento que chama atenção é que a contrapartida relacionada à educação é oferecida a Escola Municipal de E. Fundamental Afonso Guerreiro Lima, que já esta no seu limite de vagas e funciona há mais de vinte anos, porém alegam que a mesma esta dentro dos limites do loteamento. Na parada 8, o condomínio das Nascentes – investimento de classe média alta com perspectiva de duas mil moradias com duas garagens para carros; Na parada 5, na Rua Dolores Duran, outro condomínio de Classe média alta, já em fase de conclusão; na parada 3, outro condomínio de classe média alta já em fase de conclusão.

A preocupação do Conselho Popular é que nos próximos dois anos e numa média de no máximo cinco anos, teremos em torno de vinte cinco a trinta mil novos moradores na região, ou seja, a população inteira de uma cidade de médio porte do interior do estado. O agravante não é a vindas dessas novas pessoas, mas a falta de recursos públicos para atendê-las, principalmente na área da educação, saúde, transporte, assistência Social, entre outros. A malha viária atualmente já não comporta o volume de carros no horário do pico, pela manha, causando imenso congestionamento na saída para seguir a av. Bento Gonçalves. Atualmente contamos com uma população de mais de oitenta mil habitantes. Com a chegada dessas novas famílias, haverá um acréscimo de no mínimo mais 15 mil carros circulando dentro do bairro o que requer alteração imediata da malha viária com abertura de novas ruas e avenidas. Também avaliamos o impacto ambiental, pois os loteamentos estão sendo construídos nas áreas onde se concentram grande parte das nascentes do bairro, onde tem pequenos arroios. Portanto, o esgoto cloacal desses empreendimentos afetara drasticamente a realidade ambiental, sem contar no que se refere ao abastecimento de água, cuja parte dela é fornecida pela Barragem da Lomba do Sabão, situada aqui, dentro do Parque Saint Hilaire.

Diante disso a coordenação do Conselho Popular constituiu uma comissão com o propósito de constituir instrumentos de pesquisa e diagnosticar o volume desse impacto social. A mesma terá até o dia 04/08/2010, para deixá-lo pronto, o qual será sistematizado e remetido ao Prefeito de Porto Alegre, para apresentar alternativas em uma reunião agendada com o mesmo para o dia 18/08/2010, às 19h30, na parada 10. Nesse levantamento analisaremos os seguintes aspectos: o nome do empreendimento, sua localidade, tamanho (número de residências), previsão de moradores, estimativas de carros por empreendimentos, que equipamentos públicos serão sinalizados em cada um deles, qual a contra partida oferecida e onde elas serão investidas.

Outro dado importante que se avaliou é que mais uma vez seremos prejudicados com os indicadores sociais do senso, visto que quando esses novos moradores vierem para a região, o senso de 2010, já foi sistematizado e, portanto, essa nova população não entrará na contabilidade desse recenseamento.

Desde já conclamamos todas as pessoas interessadas e preocupadas com o bem estar do nosso bairro para se engajarem nas nossas lutas pela qualidade de vida do lugar onde moramos. Dia 18 de agosto é importante a participação de todos que puderem.

Francisco Geovani de Sousa,
Coordenador do Conselho Popular
Da Lomba do Pinheiro

11 comentários:

  1. Ressalto também que a Lomba do Pinheiro, esta atraindo outro perfil de moradores com os condominio de alto padrão em seu redor, ressalto por exemplo o Condominio Doce Vida na avenida, com casas apartir de R$ 385.000,00, fato este que promove melhoramento de padrão para Lomba do Pinheiro que começa a ser vista e reconhecida como ótima referencia para investimentos imobiliários, por possuir muita area para construção e estar estrategicamente localizada de modo a ligar Zona Norte, Zona Sul e Zona Leste em minutos.

    Tobias C.Padilha
    Corretor de Imóveis

    ResponderExcluir
  2. Ok, Tobias não contestamos isso. Ressaltamos que junto com essa constatação, também seja planejado a condiconalidade para as condições de vida da população, como a ampliação da malha viária para reduzir o atual congestionamento; ampliação de novas linhas de onibus, escolas, postos de saúde, etc. Não basta só ampliar a população sem criar as altenativas para a habitabilidade dos moradores, com implementação de políticas públicas.
    Geovani

    ResponderExcluir
  3. Não adianta ter construção de condominios, se não há investimento público para isso. Somente vender sem condições de uso é vender ilusões.

    ResponderExcluir
  4. É óbvio que o sr corretor de imóveis vai gostar desse tipo de investimento, pois leva uma gorda fatia do valor de venda, só os descarados desse setor consideram isso bom...as pessoas inteligentes sabem que esse tipo de condomínios e moradores trará mais miserabilidade para o bairro. Estas pessoas não consomem dentro do bairro, consomem em grandes shoppings, por exemplo, para os atuais moradores do bairro restará ser subalterno. Outra questão é que a qualiade de vida ficará ainda mais baixa, a poluição aumentará com o número de carros e com os desmatamentos que estão ocorrendo para que os burgueses terem conforto, enquanto a população atual morre afogada pelas enchentes dentro de seus barracos...

    ResponderExcluir
  5. O corretor Tobias diz muito bem, alto padrão AO REDOR do bairro, pois no centro fica o bolsão de pobreza, que ficará cada vez mais suprimido e oprimido!!!
    Seremos transformados em um bolsão de pobreza ainda maior, a estratégia é mascarar cada vez mais a pobreza, deixar cada vez mais escondida e na frente os grandes condomínios que escondem a pobreza, miséria e marginalização.

    ResponderExcluir
  6. Ao Geovani dê graças que estes moradores não entrarão no censo 2010, pois se entrassem o prejuízo seria ainda maior, pois a renda da população seria considerada alta, sem levar em consideração as disparidades, os abismos de renda entre os moradores. Aumentando a renda da região diminuem os investimentos sociais. Este é outro grande prejuízo que não se enxerga.

    ResponderExcluir
  7. Giovani, boa noite.
    Moro na parada 10 e bato na tecla da falta de investimentos de serviços públicos há muito tempo. Não vi chamamento da população para esta reunião dia 18/08/2010, vai acontecer mesmo???? gostaria de distribuir uns cartazes com os seguintes dizeres "LOMBA A BEIRA UM COLAPSO"
    Chamamos todos a participar de uma reunião com o Prefeito José Fortunati, dia 18/08/2010, ás 19h30min, na parada 10- no Centro de Promoção.
    Assunto:
    - Melhorias no serviços de educação , transporte,vias de acesso e saúde, tendo em vista o crescimento da população e o grande número de condominios que estão sendo construidos na Lomba .
    Contamos com a sua Presença!!!A Lomba Unida!!!!
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  8. O ramo imobiliario de alto padrão que esta sendo instalado na Lomba para algumas pessoas tem a ilusão de que serão beneficiadas,mas como Giovani citou em seu comentario sobre o impacto destes empreendimentos no bairro, tambem excluirá as pessoas do bairro, pois os valores destes empreendimentos não fazem parte da realidade social da região, o que obrigará aqueles que batalharam por melhorias do bairro, sejam excluidos destes processos.

    ResponderExcluir
  9. o bomm imobiliario é otimo, pois vai valorizar a região, a lomba tem muitos terrones enormes, tomara que contruam bairros planejados com parques, e shopping vivaaa!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostamos muito da matéria! Parabéns! Muito bem elaborada!
    E pra quem procura investimentos em loteamentos abertos, fechados ou loteamentos industriais na região de Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto a Cemara Loteamentos tem a opção correta pra você. Podemos tanto tirar suas dúvidas a respeito do assunto, como apresentar ótimas oportunidades que cabem no seu bolso! www.cemara.com.br

    ResponderExcluir
  11. Porto Alegre, 18 de abril de 2013.

    Prezados

    A Estrada das Quirinas é uma estrada que liga a Lomba do Pinheiro ao Lami, Itapuã, etc. Por ela, transitam dia e noite, caminhões de várias espécies e finalidades: material de construção, transporte, entregas, entre tantos outros. Além disso, há 05 linhas de ônibus, chamadas alimentadoras, que fazem o trajeto do final da linha ao bairro, sem cobrança: A99, A991, A96 (escolar), A992 e A993, em horários regulares que iniciam em torno das 5h e terminam em torno das 00h. Nos primeiros horários da manhã, as linhas alimentadoras que trazem as pessoas do bairro até o final da linha, lotam os ônibus que levam as pessoas até o destino (trabalhadores, estudantes, enfermos, etc.). Em dias de chuva, a Estrada fica tão esburacada que, por vezes, os ônibus demoram no trajeto ou estragam no caminho, prejudicando centenas de pessoas que dependem deste meio de transporte. Pode não parecer, mas na Estrada das Quirinas, vivem milhares de pessoas. Normalmente, pessoas que, por não terem poder aquisitivo, precisam morar em locais mais distantes em razão da dificuldade de adquirem imóveis mais privilegiados no aspecto “facilidade de acesso”. Se um ônibus estraga ou atrasa, muitas pessoas não conseguem ir até o final da linha a pé para poderem pegar o outro ônibus.
    Além disso, devido a falta de pavimentação ou sinalização, os veículos que trafegam pela Estrada das Quirinas, desenvolvem alta velocidade colocando em risco pessoas que por ali caminham, já que não há calçadas na grande maioria da estrada, pois há muita vegetação nas laterais. O saibro, em dias secos, torna-se extremamente escorregadio, ocasionando, por vezes, derrapagens e até capotagens. Muitos acidentes ocorrem em virtude desta situação.
    Por outro lado, o grande movimento de veículos em dias secos, produz um pó que levanta nuvens de poeira que de deixa as casas, roupas, pedestres, etc. cobertas de sujeira e causa problemas respiratórios, além de ser totalmente insalubre, pois junto com o pó vêm várias bactérias provenientes de restos de animais mortos, fezes de animais, esgotos, etc. Muitos moradores sofrem de alergias e outras doenças causadas por estas bactérias.
    Nossa solicitação é um trecho de asfalto para a Estrada das Quirinas, pois somente com a vinda deste, conseguiremos lombadas, sinalizações e fiscalização, visando minimizar os problemas relatados.

    Atenciosamente,

    Liciê Helena Ribeiro Nardi
    licie.nardi@ufrgs.br
    Estrada das Quirinas, 1578
    Fone: 98696104

    ResponderExcluir