quinta-feira, 3 de março de 2011

CONSELHO POPULAR RETOMA ATIVIDADES E DEBATE O CAOS DO TRANSPORTE COLETIVO E MOBILIDADE URBANA NA LOMBA DO PINHEIRO





Na noite de 02/03/2011, lideranças reunidas no Conselho Popular, decidem paralisar a João de Oliveira Remião, remeter documento ao Ministério Público com demandas da região e realizar uma audiência pública, para denunciar o caos instalado devido a precarização do transporte coletivo, o acréscimo dos acidentes de carro envolvendo pedestres, bem como os impactos causados pela a escassa malha viária existente, preocupando a vida dos moradores da região.

De acordo com os encaminhamentos tirados, a ser elaborado por uma comissão eleita nessa reunião, essas ações deverão ocorrer entre o mês de março e primeira quinzena de abril de 2011, com ampla mobilização da população e segmentos institucionais do bairro.

Também foi aprovado pelos presentes as principais temáticas a serem aprofundadas no decorrer do ano, tais como: no mês de março um debate com os candidatos ao Conselho Tutelar da Microrregião 9; Problemática da Educação; Copa de 2014; Seminário sobre Economia Solidária; Curso de Formação para Lideranças e o acompanhamento dos investimentos na Praça do PAC - no Centro Cultural; bem como o permanente debate sobe o transporte coletivo, envolvendo a necessidade do metrô.

Dentro dos informes repassados nessa reunião, Geovani apresenta o material com gravuras da Praça da Juventude entregue na visita do Secretário Executivo do MCultura, conforme já publicado neste blog. A mesma é uma demanda debatida pelas lideranças do bairro e aprovada pelo Governo Federal com parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Representante do Fórum de Segurança (Vosmar) informa que dia 11/03/2011, às 19h, no CPCA serão apresentadas 80 mulheres da Paz, do PROTEJO; Fátima informa sobre o início das reuniões preparatórias da semana cívica a ser realizada em setembro; D. Terezinha informa que será realizado dia 18/03/11 uma caminhada pela Paz, saindo da parada 16 até à parada 10; Neozeli informa que dia 26/03/11 será celebrado a inauguração da conquista da praça, na Vila Bonsucesso; Diego informa sobre os debates que vem sendo realizados por outros bairros, acerca da Copa d 2014 e propõe o envolvimento da Lomba do Pinheiro nesse assunto; Gerci gerente do Jardim da Paz informa que no dia 15/03/11, às 19h na Casa de Portugal, acontecerá uma Consulta Pública relativa ao Impacto Ambiental para o Loteamento Beco do Davi, empreendimento previsto para implantação no Beco do Davi nº 1000. Na ocasião serão divulgados aspectos relativos ao empreendimento e ao Relatório de Impacto Ambiental (RIA). O empreendimento é de responsabilidade da empresa Bolognesi Empreendimentos Ltda, onde também será apresentado alternativas para malha viária daquela região.

As reuniões do Conselho Popular seguirão acontecendo nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, às 19h30 no CPCA – parada 10; a coordenação é composta por: Geovani – Coordenador Geral; D. Terezinha – Vice Coordenadora; 1ª Secretaria – Eliza Dalila; e 2ª Secretaria – Elizandra Portela. Também se constitui na composição as comissões temáticas

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário