segunda-feira, 11 de abril de 2011

Porto Alegre Elege Novos Conselheiros Tutelares


Nesse Domingo, 10/04/2011 em Porto Alegre, ocorreu a sétima eleição para escolha de conselheiros tutelares. Na capital gaucha existem dez Conselhos Tutelares, com a atuação de cinco membros em cada, conforme preconiza a legislação federal.

O sistema de escolha adotado em Porto Alegre perpaça por um conjunto de critérios, a partir da legislação municipal, onde já na inscrição, que é eliminátoria, o candidato deve apresentar certitifação do curso de ensino médio, comprovação de trabalho com ciranças e adolescentes, participação de curos com no minimo 120 horas, envonvendo temas pertinentes a infância e juventude, políticas públicas, morar na região pela qual concorre, além de reconhecida idoneidade moral, etc.

Depois desse primeiro processo ocorre uma prova de conhecimento, também eliminatória e por fim a eleição propriamente dita. A mesma tem a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com fiscalização do Ministério Público e parceria com o TRE.

Eleição após eleição se promove debates e alterações na legislação muncipal com o propósito de melhor adequar esse processo de escolha.

Neste ano, em particular, se adotou o critério do voto regionalizado, que, ao meu ver é o que melhor se aproximou com a coerência de se escolher pessoas com mais implantação com o território de atendimento do Conselho Tutelar. Assim como, mais identidade com a interação social dessa região e com as entidades da rede de atendimento.

Em parte desmistificou um pouco a formação de agrupamentos de pessoas sem o menor vínculo com determinada microrregião. Em geral eram bancadas por grupos religiosos ou políticos e assumiam esses Conselhos Tutelares em detrimento de pessoas engajadas socialmente, moradoras e comprometidas com a causa da infância e juventude.

Mesmo assim, com esse melhoramento de critério, ou seja, o voto regionalizado, ainda é visto que nas eleições para o Conselho Tutelar a prevalescência de escolha pelos votantes, nem sempre tem sido pelo militante social engajado com as atividades da comunidade ou quem tem comprometimento com essa temática, mas sim, ainda é preponderante as campanha envolvendo alto poder financeiro que termina por eleger pessoas sem a menor identificação com microrregião que vai atuar.

Já defendi e ainda penso que além do voto regionalizado como ocorreu nessa eleição, há de se chegar o momento do voto individualizado sem a existência das chamdas composições, que atuam na eleição com figurações de "chapas", onde no meio desse grupo composto, se elege pessoas com pouca vinculação com essa causa.

Na Lomba do Pinheiro foram eleitos para os próximos três anos, os seguintes conslheiros tutelares, os quais desejo bom trabalho: Taise Sant Anna; Marlene Azevedo; Priscila da Pinhal; Roberto Tadeu e Sônia Medeiros.

Veja a votação dos concorrentes e mais informações sobre o pleito no link abaixo:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/usu_doc/por_micro.pdf

Francisco Geovani de Sousa

Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

12 comentários:

  1. INFELIZMENTE O PESOAL (MORADORES) MOSTRARAM QUE O CHERRASCO DE DOMINGO É MELHOR DO QUE O FUTURO DAS SUAS CRIANÇAS, INFELIZMENTE TEREMOS 3 ANOS DE UM CONSELHO TUTELAR INOPERANTE NA MICRORREGIÃO 09, FICO TRISTE, POIS POSSO PRECISAR DELES UM DIA, E SEI QUE NÃO VOU SER ATENDIDA, ALIÁS TODOS SABEM.
    OS MELHORES NÃO VENCERAM, CHEGARAM BEM PERTO, MAS NÃO VENCERAM...MAS FICA REGISTRADO O MEU PARABÉNS A TODOS QUE SE EMPENHARAM, MAS QUE NÃO GANHARAM, POIS TIVERAM VOTAÇÃO EXPRESSIVA SEM COMPRAR VOTOS, SEM BANCAR NINGUÉM, SEM MENTIR...ISSO É BONITO, O BONITO NA MINHA TERRA É SER JUSTO, É SER LIMPO...É SER HUMANO, ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE OS ELEITOS MUDEM SUA VISÃO DE CONSELHO TUTELAR E QUE REALMENTE FAÇAM ALGUMA COISA POR NÓS...MAS VALE LEMBRAR QUE ALGUNS NEM MORAM NA LOMBA, PORQUE NOS AJUDARIAM?
    AINDA BEM QUE TEMOS UMA BOA ALMA CHAMADA PRISCILLA QUE SE SALVA NO MEIO DELES...DEUS SABE O QUE FAZ, PRISCILLA, CONTAMOS COM VOCÊ, PARABÉNS PELA VITÓRIA, VOCÊ COM CERTEZA MERECE MAIS DO QUE NINGUÉM!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando como foi a noite da Marcella, dos derrotados ou das chamadas "LIDENÇAS" que descaradamente apoiaram uma chapa, a perdedora é claro.
    Para quem acha que não vai ser bem atendido, podem ficar tanquilos, pois os novos conselheiros são pessoas instruidas, educadas e que tratam todas as pessoas igualmente, bom não digo todos, pelo menos 80% é correto, mas eu tenho certeza de que muitas pessoas já estão apavoradas, pois agora o trabalho vai ser sério.
    Só tenho desejar sorte para as pessoas que não tem a conciência tranquila, neh Marcella......

    ResponderExcluir
  3. marcella é vidente, onde fica o seu consultório? vc tem bola de cristal ou lê cartas?

    Ao ponto que o ódio e a raiva chegam, ao vento se faz acusações infundadas e com previsao de futuro. Se não fosse triste, seria coisa de circo.

    Vale lembrar que o CT não é apenas da Lomba é PARA A micro 9

    VACINA ANTI RÁBICA URGENTE!

    ResponderExcluir
  4. É lamentável, que mesmo depois da DERROTA as pseudo-lideranças continuem espalhando raiva e mentiras, que continuem destilando veneno.

    Graças a Deus, venceu a coerência e não a política partidária descarada, que aliás, está morta na LP, não consegue eleger vereador nem conselheiros tutelares, justiça seja feita, as pseudo-lideranças resta os tais 'conselhos' que criam para poderem continuar dizendo que fazem alguma coisa, quando na verdade fazem campanha política fora de época.

    O POVO ESTÁ FICANDO ESPERTO, NA MEDIDA QUE A ESCOLARIDADE AUMENTA, OS PATIFES NÃO SE CRIAM MAIS.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à comunidade da Microrregião 09, pois além de eleger pessoas descentes, elegeu pessoas qualificadas, pois pelo menos os 4 eleitos que conheço se encaixam nisso e são pessoas do bem! Como dizem, o bem sempre vence mesmo! E foi maravilhoso ver que os candidatos com apoio político não tenham sido eleitos, e mais, tenham ficado abaixo de quem eles diziam não ter nada, exatamente nada, aqui na região!!! Parabéns novos conselheiros! Parabéns Jairão (1º suplente), mostraste o teu trabalho e conhecimento na Lomba e Agronomia!!! Sucesso a vcs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Marcella, não precisa te identificar, pela tua escrita e teus erros de português, sei exatamente a conselheira perdedora que és!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom marcella, eu trabalho do lado do conselho e sei que as unicas pessoas que tão sempre dando voltinha e a Jaque e a almeri, e raro ve as duas ali trabalhando.
    Quando tu pensa que elas sairam de kombi para verificar um atendimento, elas usam um veiculo a serviço da prefeitura para fazer campanha, que bom que tu e uma pessoa correta como diz, espero que seja mesmo porque a mordomia acabou,chega de encobrir sujeira.
    O que me preucupa é colocar pessoas leigas para uma tarefa importante, todos os eleitos conhecem os procedimentos, a não ser a priscila.
    Ahhhhh já que tu é um exemplo de pessoa se candidata na próxima talvez eu veja tu consiga o ibope pretendido, ou não............

    ResponderExcluir
  8. Comunidade da Região 09,Lomba, Mapa, Esmeralda Herdeiros, Quinta do Portal e Agronomia, sou o Tadeu um dos cinco eleitos para a gestão 2011/2014, espero de todo o Coração que possa realizar um grande trabalho voltado para a Criança e Adolescente. Espero não decepcionar ninguém.
    Agradeço a todos os meus amigos de todas as Regiões que acreditaram no meu trabalho e depositaram em mim e nas pessoas que sugerimos para fazer esta votação maravilhosa. Muito Obrigado e que Deus esteja conosco.

    ResponderExcluir
  9. Caro Tadeu!! Parabéns pelo resultado, desejo-lhe boa sorte na nova empreitada.

    Grande abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir
  10. Domingo é dia de eleição do Conselho Tutelar
    No próximo domingo, 10/4, acontece em Porto Alegre a eleição para Conselho Tutelar. É muito importante sua participação! Não esqueça de levar o Título de Eleitor e Carteira de Identidade.Confira abaixo a lista dos candidatos apoiados pelo PCdoB:


    Microrregião 10 – Nordeste/Eixo Baltazar No de Urna Candidato
    10498 CARMEN MARTINS LOPES
    10020 ALINE MULLER DA SILVEIRA
    10157 JAIR LUIS BACKES
    10719 SALETE BASSO DE LIMA ALMINHANA
    10017 VANDA ROZA DE OLIVEIRA

    Microrregião 06 – Centro Sul/Sul/Extremo Sul No de Urna Candidato
    06960 BRUNA LIEGE DA SILVA RODRIGUES
    06016 ELIS REGINA GOMES DE VARGAS
    06632 JANAÍNA
    06637 MESTRE FAROL

    INDICAÇÕES DE APOIO:

    Microrregião 01 – Ilhas/Humaitá, Navegantes No de Urna Candidato
    01402 ANA RENI DUARTE RODRIGUES
    01806 ZÁIRA MARIANTE JUNQUEIRA

    Microrregião 04 – Partenon
    No de Urna Candidato
    04059 EVA CECILIA SANTOS DA COSTA
    04046 RODRIGO GARCIA ARNOLD

    Microrregião 08 – Centro
    No de Urna Candidato
    08161 LUCIANE NUNES ZANINI DE OLIVEIRA

    Microrregião 09 – Lomba do Pinheiro/Agronomia No de Urna Candidato
    09512 PRISCILLA ERICH MARQUES

    Da redação local

    ResponderExcluir
  11. Marcela li seu comentário e achei interessante vc falar que o blog é um espaço público,e que vc tem o direito de expressar suas opiniões,mas o interessante mesmo são seus comentários à respeito da conselheira Sônia e de seu marido que nada tem a vê com o serviço dela,ou vc com a vida dele.não consegui entender se a preocupação é com o conselho e as crianças ou com a vida em particular desta conselheira,ou do marido dela, pois se é para falar de "vida particular"pode-se falar da conselheira Jaque que sua campanha foi patrocinada pelo deputado Cassiá carphin,mas tudo bem!estavamos falando do conselho...e vamos comentar que a conselheira jaque Pache raramente apresenta-se para trabalhar e quando esta presente não faz seus atendimentos passando-os para os colegas pois tem suas coisas particulares á fazer (isso é serviço sério?)deixando as crianças e adolescentes à espera da disponibilidade de colegas que estão atendendo para serem atendidas.Tá mas tudo bem Marcela,nem vamos comentar que durante as eleições do dia 10/04 domingo,no qual eu vi com meus proprios olhos a conselheira Jaque,conselheira Almeri,e conselheira Neusa trabalhando muito!Já no dia 11/04 na segunda-feira nenhuma delas pareceu para trabalhar será que foram à manicure,salão de beleza,ou estavam de ressaca?já que tocamos no nome da conselheira Almeri vc sabia que durante a campanha ela estava de férias do conselho e mesmo assim conseguiu algo inédito,uma autorização da prefeitura de POA para uso de um veículo exclusivo do conselho da micro-região 9.para a sua campanha,quantas crianças ficaram sem atendimento?com conselheiros em ativa sem veículo para trabalhar?isso vc sabia?ou não quiz comentar!Marcela podemos comentar agora da conselheira Neusa que não tem instrução nenhuma e já foi acusada até mesmo de desvio de verba de uma creche de sua propriedade,isto é constituição familiar?isso é trabalho sério?Marcela vou usar suas próprias palavras blog é um espaço público e assim como vcs tenho total direito de expressar minhas opiniões.Pois sou um simples morador da região que espera o melhor.e não tenho medo que mandem me matar,porque vivo num pais livre e tenho á liberdade e o direito como vc mesma diz de me expressar.

    ResponderExcluir
  12. Vejo que mesmo com a vitória algumas pessoas ainda manifestam seu desejo de vingança e de ódio, quanto às acusações a minha pessoa que vem sendo feita neste espaço, gostaria de registrar que nunca usei o anonimato para atacar ninguém. Sempre verbalizei de forma clara minhas opiniões e nunca mandei dizer, poderia entrar na baixaria de acusações e relacionar inúmeras situações, mas não farei pra mim esta etapa esta encerrada. Sei que a vida da suas próprias lições e Dara novamente, e não mudo o que digo, pois para aqueles que acreditam serem melhores que os outros a vida se encarrega. Ah! Quanto ao dia seguinte da eleição gostaria de fazer o registro que eu estava de folga de plantão, isso demonstra claramente que não são verdades que vem sendo escrita neste espaço e que o motivo de ódio não é profissional e sim pessoal por parte de uma conselheira que sabe o que estou falando, e que não vou usar espaço para lavar roupa suja, pois sempre foi minha postura dizer o que penso na cara da pessoa. Espero que a vitória desta pessoa tenha saciado o desejo de vingança e tenha paz daqui pra frente, que não use as pessoas para dizer aquilo que não tem coragem ou até mesmo de perguntar o que nunca que ouvir.
    Desejo a Thaize ao Tadeu a Marlene e a Priscila uma boa gestão e muito sucesso, sei que desavenças pela disputa sempre existe, mas que nunca foi pessoal. Me espanta pessoas estarem usando este espaço para se desmoralizar e querer sujar a imagem dos outros, cada resposta e a cada acusação se cria uma discórdia ainda mais feia, sei que situações que vivemos na nossa gestão deveria ser resolvida no colegiado e se existe irregularidades de qual quer forma, isso deva ser encaminhado para os órgãos competentes, agora ficar usando este espaço para esse tipo de situação é brabo. Não vou entrar nesta disputa de quem joga mais baixo, de se esconder atrás do anonimato ou nomes imaginários, se alguém tem alguma acusação contra minha pessoa que faça formal, pois eu acredito na justiça, ela já mostrou e mostrará que existe. E para terminar queria registra minha grande satisfação em ter apoio de um grande homem, político e ser humano que o deputado Cássia Carpes, todos temos nossos vínculos políticos e partidários ou simpatizantes, agora usar essa situação que não tem nada haver com o contexto das postagens só demonstra muita falta de caráter, porque todos que estiveram envolvidos neste processo tiveram seus apoios ou se beneficiaram dos outros, mas talvez seja alguém que jamais conseguirá novamente explorar apolítica.
    Grande abraço a todos os candidatos que participaram deste processo.

    ResponderExcluir