terça-feira, 20 de novembro de 2012

DMAE APRESENTA ALTERNATIVA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA PARA A LOMBA DO PINHEIRO

Na noite desta terça-feira, 20/11/2012, servidores do DMAE apresentaram no CAR Lomba do Pinheiro, projetos alternativos para evitar a falta d’água na região, conforme ocorreu no verão passado.

A proposta é aumentar a capacidade de vazão. Para isso será feito construções de EBAT’s, cujo sistema utilizado é o que sai do bairro Belém Novo, que atualmente atende a Lomba do Pinheiro até a parada 8. Segundo os mesmos, a outra parte do abastecimento feito pela Barragem da Lomba do sabão, deve ser desativada no futuro.

Na região da Lomba do Pinheiro, estão situadas às nascentes dos principais arroios da capital gaúcha, localizadas na área das colinas junto aos limites de Porto Alegre com Viamão. O maior deles, o Arroio Dilúvio, que possui uma extensão de 17.600m, tem sua foz na Vila Bonsucesso e cruzando um dos principais parques da cidade, o Parque S’aint Hilaire e passando pela Barragem da Lomba do Sabão, desembocando no Lago Guaíba.

A preservação do meio ambiente, na região, e a manutenção original dessas nascentes, também é uma preocupação presente por todos. As ações preventivas desencadeadas pela Secretaria do Meio Ambiente, bem como, o importante trabalho desenvolvido pelo DMAE, devem ser incessantes.

De acordo com os apresentadores desse projeto, o DMAE vem trabalhando permanentemente na perspectiva do aprimoramento desse sistema de abastecimento d’água para a Lomba do Pinheiro. Salientaram que para desenvolver os trabalhos apresentados, na tarde dessa quarta-feira (21/11/2012), a partir das 14h, faltará água na região. O propósito é evitar um próximo verão sem água e menos danos à população.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 

Um comentário:

  1. poi sé e o dezembro todos dias continua faltando água das 10 da manhã as 3 da manhã

    ResponderExcluir