terça-feira, 4 de agosto de 2015

Medicina Verde é debatido na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro




Na manhã desta terça-feira, 04/08/2015, profissionais da área da saúde e lideranças comunitárias da Lomba do Pinheiro, participaram da palestra com a médica Cubana, sobre a importância das ervas medicinais. Teve como tema: "Dialogando sobre Fito-profilaxia: intercâmbio de idéias, de saberes e de fazeres!"

O encontro organizado pela coordenadora da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, a senhora Lurdes Ágata e o Grupo de "Amigos da Horta", ocorreu no galpão da mesma, que fica localizado nos fundos do Centro Cultural e próximo ao Arroio Taquara.

Os presentes puderam absorver conhecimento sobre a utilização de diversas plantas medicinais populares consagrado e cientificamente asseguradas, como: Transagem (IIatén); Hortelã (Yerbabuena); Capim Cidró; Goiabeira (Guayaba); Camomila (Manzanilla); Eucalipto; Poejo; Guaco; Gengibre. Todas de plantação da Horta e também cultivadas em quitais residenciais.

Entre as experiências passadas, tem uma  que beneficia a fumantes que desejam parar, como: as folhas do Eucalipto - Pega-se uma garrafa de cerveja preta (Mausibier), com meia garrafa de água, mais seis ou sete folhas do Eucalipto e ferve por três minutos e depois toma.

Foi uma manhã muito importante e de grande aprendizado aos presentes. A horta comunitária é um espaço que todos são convidados a conhecer.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário