quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Realidade dos Migrantes Haitianos é Debatida em Reunião do Conselho Popular





Na noite dessa quarta-feira 03/08/2016, foi realizada no salão da Paróquia Santa Clara, na parada 10 da Lomba do Pinheiro, reunião realizada pelo Conselho Popular, onde foi debatido as dificuldades sofridas pelos Migrantes haitianos que convivem na região.

A reunião foi marcada por uma expressiva participação de lideranças do bairro, além de representações da cidade que tem se dedicado a tratar dessa questa social. Entre os presentes cita-se a CARITAS, alunos da SAJUR da UFRGS, Sindicato da Construção Civil (STICC), Paróquia Santa Clara, CPCA, CAR Lomba do Pinheiro, OP e outros importantes apoiadores do tema.

O Haiti é considerado um dos países mais pobre das Américas. Sua renda per capita anual é estimada em 560 dólares (cerca de 977 reais). 67% da população vive abaixo da linha de pobreza e mais da metade vive com menos de um dólar., sendo 78% com apenas 2 dólares. Os mesmos tem média de vida 63 anos e com alta taxa de mortalidade infantil. 

O índice de analfabetismo é de 38%. Foi fundado em 1 de janeiro de 1804 sendo sua história marcada por muitos conflitos e sob demoradas ditaduras. Sua população é predominantemente composta por negros, 95%. A outra parte, mulatos e brancos soma somente 5%. O francês é uma das línguas oficiais, porém praticada apenas por 10% da população, sendo a Crioulo a outra língua oficial. O Inglês também é praticado pelos mesmos, mas é usado mais frequente por jovens do setor empresarial. 

A calamidade do país se alastrou a partir do terremoto de magnitude 7,0 da escala Richter, ocorrido em 2010, o que provocou para muitos a busca de refúgio em outros países, sendo o Brasil uma das portas de entrada. Na Lomba do Pinheiro vivem um contingente deles, cerca de 201, sob situação de elevada vulnerabilidade social.

Preocupado com essa realidade o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que já vem tratando dessa questão desde 2015, conforme pode ser apreciado nesse link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2015/10/almoco-de-acolhimento-com-haitianos.html, resolveu chamar novamente as lideranças da região, os profissionais da área da assistência social, saúde, da educação e demais interessados, para traçar estratégia de apoio aos mesmos.

Muitas ponderações fora levantadas nessa noite, pelos presentes, como: envolver os órgãos municipais e Estadual concernentes ao problema; ação solidária; um novo encontro semelhante ao almoço realizado com eles em 2015; participação no comitê central; oferta de ensino da língua portuguesa e a constituição de de uma comissão para da sequência aos encaminhamentos tirados. A mesma ficou composta por: Teresinha, Miguel, Ana Lúcia, Frei João, Bruna, Luíza e Isabel (Ufrgs), Vosmar, Gilmar, Geovani e Ricardo (OP). 

Com os encaminhamentos feitos, a comissão irá agendar reunião e promover as ações em benefícios aos migrantes em questão. Na ocasião também foi visto que será passado uma remessa de alimentos e doações a ser entregue a D. Teresinha para emergências aos mesmos.

Mais uma vez o protagonismo do Conselho Popular contribui para as questões da Lomba do Pinheiro. O reconhecimento a todas lideranças comprometidas que são parte dessas deliberações em reunião só proporciona a qualidade de vida de quem mora na região. Parabéns a todos/as que participaram dessa reunião e deram sua importante colaboração.

Francisco Geovani de Sousa 
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro   

Nenhum comentário:

Postar um comentário