quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Transporte Público Será Pautado em Plenária do Conselho Popular

Na noite dessa quarta-feira, 15/02/2017, o Conselho Popular reuniu lideranças da região para organizar as agendas de lutas para o ano 2017, conforme planejamento já realizado. Dentre os participantes, estiveram presentes, também, os conselheiros do OP, Plano Diretor, CORAS, Fórum de segurança, Saúde, associações de moradores, entre outros segmentos.

Após amplo debate acerca dos nove pontos, conforme consta no link: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2017/02/conselho-popular-organizara-calendario.html, foi visto duas agendas de interesse imediato, ou seja, UMA PLENÁRIA PARA DEBATER A PROBLEMÁTICA DO TRANSPORTE COLETIVO, cuja agenda já está marcada para o próximo dia 23/02/2017, às 19h, no CPCA, onde são convidados - EPTC, ATP, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Câmara de Vereadores, além, é claro, de todas lideranças da região e demais interessados.

Todos são sabedores que as empresas de ônibus da Capital, preparam um pedido para o aumento da passagem de ônibus, onde o Sindicato das Empresas (Seopa) faz cálculo com base no pedido do reajuste dos rodoviários, número de passageiros transportados, preço do combustível e gasto com manutenção dos veículos. 

Para contornar interesses chegam a cogitar a diminuição no número de viagens, alterando a tabela horária para menos o que sufocara ainda mais a vida de quem usa esse tipo transporte. Já é sabido que o sofrimento atual dos usuários é gritante, cujo apelo é para ampliação dos horários e não diminuição com se propõem. Não é possível que a população mais uma vez pague o preço do interesse dos que já lucram bastante.  

A pauta sobre a mobilidade urbana e qualidade do transporte público é recorrente nas agendas do Conselho Popular. Sempre foi propositivo em temas complexos, como foi o caso da licitação quando apresentamos um documento com um conjunto de apontamentos acerca da questão. Neste momento não será diferente, para isso estamos chamando as autoridades acima citadas e toda a comunidade para poder contribuir em alternativas favoráveis ao conjunto da população. Todos já foram convidados e a EPTC já confirmou presença.

O outro tema aprovado na noite passada foi a realização de UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, um assunto em voga e que vai atingir todos trabalhadores em geral, com as suas devidas consequências. Para isso, alem de convocar toda região para o dia 17/03/2017 se fazerem presentes, estão sendo convidados quatro palestrantes para apresentar as questões técnicas sobre o assunto, o relator da proposta no Congresso e outros dois parlamentares para fazerem o contra ponto dessas alterações.

Não há como ficar de fora desses temas que mexe com a vida da nossa população como um todo. É nesse sentido que o Conselho Popular esta sendo protagonista e chamado todos para esse importante momento, em que vivemos na nossa conjuntura atual, em todos os âmbitos. Se agendem, participem e ajudem a divulgar!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário