sábado, 2 de fevereiro de 2019

Conselho Popular debate Estratégias de Ações junto ao Ministério Público na reunião de terça-feria para Garantir o Direito de ter Água.




Em reunião realizada na tarde deste sábado, 02/02/2019, o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, com a participação de dezenas de lideranças de várias comunidades da região, manteve por unanimidade as deliberações já tiradas para cobrar do poder público soluções para o descaso de racionamento de água, que vem prejudicando substancialmente a vida dos moradores.

Inicialmente se avaliou os avanços dos encaminhamentos propostos dia 29/01/2019: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/2019/01/conselho-popular-organiza-liderancas.html. Conforme ressaltam os presente foi importante a visualização via mídia, as tratativas com advogados e defensoria pública para sustar o pagamento da conta da água até se resolver a situação de calamidade pública vivida pelos moradores, da qual já foi impetrado o pedido junto ao judiciário. 

Nesta tarde foi reforçado a necessidade da representação através de LIMINAR para o não pagamento da fatura da conta d'água de todos os moradores da região prejudicados com essa falta de abastecimento, Para isso um conjunto de associações de moradores irão assinar junto esse processo. 

Na tarde do dia 05/02/2019, uma comissão de lideranças se reunirá com membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores para tratar de representação por danos aos moradores por esse racionamento diário, cobrando ao município responsabilidades. Na mesma direção também será verificado a possibilidade e representações individuais.

Nessa segunda-feira dia 04/02/2019, a defensoria e membros do Ministério Público fara uma visita em comunidades da região para se instrumentalizarem para a reunião no dia seguinte sobre esse problema da falta d'água. 

Para culminara com essas ações, ainda será realizado no dia 11/02/2019 uma grande carreata saindo da região em direção ao DMAE para um abraça simbólico ao órgão e à Prefeitura, para uma denúncia ao descaso que vem ocorrendo no bairro. Será amplamente divulgada e mobilizado essa manifestação. Também, dia 12/02/2019, às 10 hora na Câmara de Vereadores de Porto Alegre haverá uma Audiência Pública, coordenada pela COSMAM sobre o tema.

Dentre as questões a serem aprofundadas e pedido de providências, estão:

1 - A imediata ativação de todos os reservatórios, cujas bombas estão desligados, como por exemplo: Parada 7, Dolores Duram, Parada 13, bem como a necessidade de construção de novos reservatórios;
2 - Estudo e planejamento de nova configuração hídrica que comporte o abastecimento d'água no bairro sem o descaso vivido atualmente;
3 - Viabilizar Emissário na Barragem da Lomba do Sabão para que a mesma seja possibilitada tratamento e servir a região como tempos anteriores;
4 - Promover ampla campanha de educação ambiental no bairro para preservar as importantes nascentes existentes em vários pontos do bairro.

O maior contra-senos visto é que a Lomba do Pinheiro é o lugar da cidade onde nascem os principais arroio de Porto Alegre (Dilúvio, Salso, etc); tem uma importante barragem e é o lugar da cidade onde mais água falta. O que de fato há com esse lugar da cidade? 

O certo é que as lideranças da Lomba do Pinheiro a partir do Conselho Popular continuará mobilizado e atento até que soluções sejam apontadas para evitar o sofrimento de milhares de pessoas do nosso bairro. Convidamos todos a se juntarem as nossas ações em benefício de todos.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro




4 comentários:

  1. Até q enfim providencias serão tomadas a nosso favor.Ninguém aguenta essa situação mais,estamos a anos ouvindo a desculpa q as bombas estão estragadas e q até o final do ano serão solucionadas.De q ano será? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valoroso CP da Lomba do Pinheiro vamos cobrar da gestão marquesan onde está seu compromisso com a população da cidade enquanto prefeito promove festival de Pokémon na orla do Guaíba a população não tem água p tomar banho qd chega em casa do trabalho não tem para lavar louça preparar alimentação população esta q paga seus impostos e não têm direitos básicos contemplados como a gestão de Marquesan incompetente e negligente sucateia o Demae um órgão superavitario para entregar á privataria e deixar a cidade um caos a região q mais sofre c a falta d água a periferia e todas as políticas públicas sucateadas falta de servidores são muitos desmandos #forçaLomba #Foramarquesan!

      Excluir
    2. Valoroso CP da Lomba do Pinheiro vamos cobrar da gestão marquesan onde está seu compromisso com a população da cidade enquanto prefeito promove festival de Pokémon na orla do Guaíba a população não tem água p tomar banho qd chega em casa do trabalho não tem para lavar louça preparar alimentação população esta q paga seus impostos e não têm direitos básicos contemplados como a gestão de Marquesan incompetente e negligente sucateia o Demae um órgão superavitario para entregar á privataria e deixar a cidade um caos a região q mais sofre c a falta d água a periferia e todas as políticas públicas sucateadas falta de servidores são muitos desmandos #forçaLomba #Foramarquesan!

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Boa luta contem comigo.

    ResponderExcluir