sexta-feira, 10 de maio de 2019

Lomba do Pinheiro desafia Linha do Tempo e Revoluciona ao Implantar o Curso Pré-Vestibular KiLomba




É com determinação, ousadia e protagonismo que a experiencia de se implantar um Curso Pré-Vestibular KiLomba, na Lomba do Pinheiro, tem demonstrado que a organização popular pode ousar com ações afirmativas diante de um contexto controverso da conjuntura social e política do país, num momento em que são vistos o desmonte das políticas públicas emancipatórias.  

Nesse sentido, desde 15 de abril de 2019, acontecem na região aulas para a juventude que tem desejo de ingressar nos bancos universitários, organizado pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, através da sua Comissão de Educação e Cultura. O mesmo totalmente gratuito e com o esforço voluntário de professores de diversas áreas de conhecimento, bem como com parcerias importantes com a UFRGS, UERGS, Paróquia Santa Clara, Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, demais instituições organizadas e empresários da região, ocorre com aulas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, na Estrada João de Oliveira Remião, 4444, na parada dez. 

Os encontros de aulas tem contado com uma turma com frequência de 40 alunos/as e ocorrido de forma entusiasmada pelos professores e esses jovens participantes. Tem como objetivo proporcionar aos jovens e adultos, preferencialmente da Lomba do Pinheiro, um curso Pré-Vestibular para viabilizar conhecimento que permita o acesso acadêmico à UFRGS, UERGS, bem como a outras instituições universitárias de ensino, ENEM e certificação ao ENCEJA. 


Qualificar o conhecimento e proporcionar o acesso dos moradores da região na academia, sobretudo na UFRGS, é abrir oportunidades ao mundo trabalho aos mesmos. Razão pela qual é fundamental a existência de um curso Pré-vestibular para instrumentalizá-los a partir dessa ação afirmativa do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.  Conforme cita Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

O mundo contemporâneo é cada vez mais dinâmico e informatizado, que exige da nossa juventude mais conhecimento, habilidades e atitudes, porém, nem sempre a realidade social proporciona as condições adequadas para um processo de formação educacional e cidadã que possibilite aos mesmos viver um presente digno e sonhar com um futuro promissor.

 O nosso entendimento é que a educação é um dos melhores caminhos para transformar a vida de uma pessoa, mas também é consenso de muitos outros, por exemplo, que os conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino médio, sobretudo, se levarmos em conta o estado em que se encontram as nossas escolas públicas, não são suficientes para garantir um nível de formação adequado para o ingresso em uma Universidade Pública, ou de disputar uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior privada.

Diferente dos alunos que frequentam escolas particulares, os que frequentam a rede pública não tem a mesma oportunidade e, ainda que tentem estudar para os exames por conta própria, acabam perdendo as vagas para aqueles que tiveram condições de pagar um cursinho pré-vestibular que lhes favorecerá na concorrência pelas vagas nas Universidades públicas/privadas e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que se prepararam, fazendo um ou mais anos de cursinho.

A Lomba do Pinheiro, cuja realidade social de suas famílias, em sua grande maioria, convive com ciclos de desemprego e vulnerabilidade social, cultural, econômica e política, acaba desmotivando nossos jovens de sonhar com um curso superior, e de ter uma formação que transforme sua realidade.

Nesse sentido, a proposta de criação do Pré-Vestibular “KiLomba”, garantido um Cursinho Popular gratuito na região, objetiva propiciar, principalmente, às pessoas desfavorecidas socioeconomicamente, o acesso aos conhecimentos exigidos nos principais exames de vestibulares/ENEM/Concursos Públicos, além de utilizar professores de diversas áreas de conhecimento, como voluntários do projeto, é extremamente importante para esse público proposto.

Outro fator importante, é que o “KiLomba” se propõe trabalhar por meio de aulas dinâmicas e permanentes, além de simulados, aulas passeios, aulas públicas, saraus, debates, rodas de conversa, aulas revisionais e corujões, atividades desenvolvidas que dialogam com metodologias que proporcionem a melhor forma do aprender.

No decorrer das aulas os beneficiados contarão com o foco de dois processos importantes de formação educacional, uma que diz respeito à qualificação de conhecimento dos mesmos, através do conteúdo passado pelos  professores, preparando-os para uma melhor inserção na sociedade da informação e no mercado de trabalho; e a outra utilizando um viés que estimule o seu senso crítico e cidadão, incentivando-os a participação política em debates e ações que dizem respeito à coisa pública e à sociedade em que estão inseridos.

Esta experiência, cuja o resultado em menos de um mês já vem demonstrando a relevância de sua importância, assumirá como fundamental o compromisso público de não se tornar um espaço de aparelhamento por parte de políticos e instituições que venham apoiar e financeiramente a iniciativa, uma vez que compreendemos que essa proposta é de interesse público e a educação gratuita, um direito de todos, de acordo com Constituição Cidadã de 1988:

Art. 205. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

A efetivação deste projeto Pré-Vestibular “KiLomba” se faz justificável, pois pode trazer resultados relevantes para além da educação, contribuindo com a qualificação profissional de dezenas de jovens e adultos da região, com formação cultural, cidadã e intelectual, bem como rompendo com ciclos de desemprego e vulnerabilidade social.

A Lomba do Pinheiro tem seu crescimento demográfico desproporcional com a ampliação de serviços públicos existentes. Em termos comparativos se equivale ao tamanho das cinquenta cidades mais populosas do Estado do RS, onde sua vulnerabilidade social é visível.

Segundo dados do Observa POA a sua taxa de analfabetismo é de 4,03%. No que concerne as matriculas do Ensino Médio em números absolutos de 2016, foi de 668 alunos, com índice de aprovação de 44%, e um percentual de abandono, de 14%. A Lomba do Pinheiro conta com 75% dos responsáveis por domicílios sob uma renda média de até 2,07 salários mínimos. É uma região em crescente desenvolvimento, mas ainda com registro de muitas comunidades com elevada vulnerabilidade.

Investir em possibilidades como a proposta do KiLomba, é romper com a defasagem na disputa de vagas em universidades públicas, principalmente da nossa população oriunda das precárias escolas públicas, em que os alunos do ensino médio não possuem as mesmas competências e oportunidades que os alunos que fazem parte da rede particular de ensino. 

Desse modo, mediante os ensejos apresentados, faz-se importante e se justifica a implantação de tal projeto, para que a população da Lomba do Pinheiro possa ocupar a maioria das vagas ofertadas no ensino superior público, para assim atrairmos em médio prazo empregos com melhor remuneração para nossa gente, principalmente para os de origem humilde e oriundos da classe trabalhadora.

No obstante, o desafio das lideranças inseridas nessa iniciativa tem demonstrado a importância da unidade popular e participativa, que tem objetivos claros e compromisso com a transformação social. É importante contarmos com o apoio de muitos parceiros para não frustarmos os sonhos de dezenas de jovens matriculados e nem interromper o projeto que veio para fiar.

No decorrer da semana, em cada noite de aula, uma equipe de lideranças da região é responsável pelo apoio e ficam durante todo os períodos das aulas, auxiliando eventuais necessidades advindas de professores e alunos. Tem sido gratificante e motivador esses momentos que também são completados com os lanches oferecidos aos alunos organizados por esses voluntários. 

Neste momento o KiLomba precisa muito da contribuição financeira daqueles que acreditam e valorizam essa iniciativa. Necessitamos urgentemente reproduzir apostilas aos alunos e para isso o projeto não dispõe de recursos. Nesse intuito lançamos uma campanha financeira através do link: https://www.vakinha.com.br/  ou http://vaka.me/571115 

Sua contribuição é muito importante. Mais informações pode ser adquiridas através do e-mail: kilombapv@gmail.com ou no blog: http://cplombadopinheiro.blogspot.com/ . Seja também um impulsionador dessa importante iniciativa, contribua. 

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário