quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lideranças Reivindicam Área para Ampliação do Pronto Atendimento de Saúde da Parada 12

O Conselho Distrital de Saúde juntamente com o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, demais instituições e lideranças da região, preocupados com as condições do espaço físico do PA da parada 12, reivindicam a área integral ao lado do posto, pertencete à SMED. Atualmente os usuários não dispõe de estacionamento, há necessidade da construção de um PSF e a viabilidade de uma base para o SAMU, que no momento esta situada em outro espaço.

Na segunda-feira 14/06/2010 foi entregue um documento ao prefito de Porto Alegre manifestando esse desejo da comunidade, visto que uma vez deferido haverá possibilidade de ampliação do atendimento com mais qualidade, pois por falata de área a tendência seria o posto pemanecer com as mesmas estruturas para uma região que cresce sua população todos os dias.

Veja na íntegra, abaixo, o documento protocolado no gabinete do prefieto:

Ao Excelentíssimo Senhor José Fortunati
MD Prefeito Municipal de Porto Alegre
Referente: Ampliação da Área física do Pronto Atendimento – Lomba do Pinheiro na parada 12.

Senhor Prefeito,

Ao cumprimentá-lo, cordialmente, vimos por meio deste manifestar posição do Conselho Distrital de Saúde 10 – Lomba do Pinheiro, bem como dos demais Conselhos, lideranças e instituições da região, acerca da necessidade de ampliação do espaço físico do Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro. Como é do conhecimento de Vossa Excelência, esse posto de saúde foi aprovado pela hierarquização da região no Orçamento Participativo no PI 1999/2000 e efetivado seu atendimento, a partir de 2004, onde foi construído numa área pertencente a SMED. O Posto atende atualmente cerca de sete mil usuários/mês em turnos ininterruptos, para uma população estimada pelos dados oficiais de 63.970 habitantes, de acordo com o Censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizado em 2006 pela Secretaria do Planejamento Municipal/Supervisão de Desenvolvimento Urbano (2007, p. 3), embora haja contrariedade com esses dados e calculamos mais de 80 mil habitantes.

Trata-se o seguinte: atualmente essa unidade de saúde não tem contemplado a contento as necessidades dos usuários, visto que a demanda tem crescido e por conta disso a qualidade do atendimento com limitações. Há necessidade de ampliação para melhorar o espaço de atendimento; construção do PSF Lomba; base do SAMU que atualmente está sediada em outro local; e, condições do estacionamento favorecendo os usuários que no momento não dispõe desse recurso, prejudicando os que buscam o atendimento em situações gravíssimas.

Para tanto, para contornar esses problemas e melhorar a qualidade de atendimento aos moradores da região, bem como otimizar o espaço da área física para esse posto de saúde, propomos o seguinte:

1 – Que seja disponibilizada toda área física no entorno do posto de saúde, atualmente pertencente à Secretária Municipal de Educação, para que seja disponibilizada a CONSTRUÇÃO DO PSF LOMBA; INSTALAÇÃO DA BASE DO SAMU e CONSTRUÇÃO DE ÁREA DE ESTACIONAMENTO PARA OS USÚÁRIOS;

2 – Que a estrutura contida nesse espaço, atualmente usada pela SMED, seja transferida integralmente para as estruturas do Centro Cultural da Lomba do Pinheiro, onde ali já são disponibilizados equipamentos da Governança Local – Conselho Tutelar e o CAR/Lomba; SMOV; FASC – onde deverá ser instituído um CREAS; o DMLU; ações da Secretaria Municipal de Esporte; e a própria Cultura, embora sem nada em funcionamento.

3 – Compreendemos que essa proposta seja a mais coerente possível, visto que trará poucas despesas ao município, tendo em vista a possibilidade da utilização dos espaços já construídos – tanto na área da SMED como no Centro Cultural, requerendo apenas de melhorias. Ratificamos que para o posto de saúde contempla as suas necessidades para ampliação, bem como o Centro Cultural oferece as condições reais para a manutenção da estrutura da SMED.

Diante do acima exposto, solicitamos sua especial atenção no sentido de viabilizar a reivindicação aqui apresentada, tendo em vista a necessidade premente e urgente da comunidade da Lomba do Pinheiro, que ora busca ser respeitada no seu direito básico ao acesso à saúde com a dignidade merecida.

Sendo o que havia finalizamos agradecendo antecipadamente a sua disposição em atender a proposta apresentada e aproveitamos para renovar votos de estima e apreço.

Atenciosamente,

Carlos Pinheiro,
Coordenador do Conselho Distrital de Saúde da Lomba do Pinheiro

Francisco Geovani de Sousa,
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Eliomar Rosa,
Coordenador do CORAS

Vosmar Viana,
Coordenador do Fórum de Segurança

Frei Flávio,
Pároco da Paróquia Santa Clara

Josiane Farias,
p/Coordenação da Rede da
Criança e Adolescente

Frei Luciano,
Diretor do CPCA

Rafaela Duso,
Núcleo de Justiça Comunitária

Zailde Freitas da Silva,
Conselheira do OP

Conselho Tutelar da
Microrregião 9

Fátima Flores,
Diretora do IPDAE

Acompanharam a assinatura deste documento mais vinte e cinco presidentes de Associações de Moradores da Região da Loma do Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário