quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VILA SANTA HELENA INAUGURA SUA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA


Depois de mais de dez anos na luta para obter sua unidade de saúde, a comunidade da Vila Santa Helena, situada entre as paradas 11 e 12 da Lomba do Pinheiro, comemorarar sua conquista. Foi somente no ano de 2004, que se aprovou definitivamente, através de projeto ao QUALISUS, desenvolvido pela Gerência de Saúde Partenon/Lomba do Pinheiro, com auxilio da diretoria da Asociação de Moradores, na época, que foi destinado os recuros para a obra.

Dia 18 de janeiro de 2011, às 14h, será inaugurada a Unidade de Saúde Santa Helena e contará com a presença do Prefeito José Fortunatti. Está situada na esquina das Ruas Borba Gato com Rua Por-do-Sol, cujas atividas já se iniciaram em 10/01/2011 e o atendimento ao público ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h; o telefone é 3322-6265.

Os usuários dessa Unidade de Saúde serão destinados de parte dos moradores da Vila São Pedro, Santa Helena, Jardim Franciscano, Goiás, que eram atendidos no PSF Lomba. Contará com duas equipes de saúde da família - cada uma composta por: um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes de saúde. Contará ainda com atendimento odontológico: formada por um cirugião dentista e um técnico de saúde bucal. Também dispora de estudantes da Escola de Saúde Pública, composta por residentes, podendo ser composta por um cirurgião dentista, um assitente social e um psicológo. Também farão parte dessa unidade, dois doutorandos da Fundação Santa Casa.

A conquista é uma dívida antiga da Prefeitura à Comunidade e a obra é entregue com meses de atraso. Porém, chaga com muita expectativa pelos moradores, pois facilitará o atendimento aos usuários. Vale celebrar e comemorar!! A perseverança da luta faz brotar o resultado da conquista. Parabéns as lideranças da Vila Santa Helena e da região que foram incansáveis na busca desse serviço de saúde. Principalmente aqueles que por várias ocasiões foram imperativos em impedir que a área onde foi construido essa unidade, sofresse incidência de ocupação. Isso foi importante para que hoje se possibilitasse essa demanda de saúde e a futura creche a ser construida.

Todos são convidados para celebrar esta conquista!! Será dia 18/01/2011, às 14h na Rua Por do Sol, 25 - Vila Santa Helena, na Lomba do Pinheiro.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

2 comentários:

  1. Sem dúvida temos que comemorar. Foi uma luta de anos, com idas e vindas! A equipe de saúde está uito animada em começar as atividades aí! Será mais um a ESF Pronasci também, onde estaremos desenvolvendo várias ações em conjunto com o CP, CDS e Fórum de Segurança. Conclamo a toda a comunidade que preserve muito bem o patrimônio e seja parceira da equipe. A luta da saúde é muito árdua e interessa a tod@s. Vamos nos aproximando, construindo! As discordâncias fazem parte do processo porém, na hora de defender a saúde pública, temos que reconhecer com clareza quem são nossos adversários. Parabéns a tod@s que contribuiram para que chegássemos até aqui. E, continuemos na luta pois temos muito a fazer!
    Abraço fraterno da Gerci

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Gerci, você também tem participação fundamental nessa conquista. Custumo dizer que o amassar do barro que cada um faz é instrumento importante para o resultado do processo da consturção coletiva. Seguiremos juntos na boa luta para dias melhores.
    Grande abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir