terça-feira, 27 de setembro de 2011

Um Sonho Próximo: ENSINO MÉDIO NOTUTRNO NO GUERREIRO LIMA




Na manhã desta terça-feira, 27/09/2011, a Coordenação do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro esteve reunida com a Diretora Ana Márcia da Escola de EF Afonso Guerreiro Lima, junto com a Diretora Pedagógica da SMED, a senhora Eliane Melet, onde foi tratado acerca da implantação do Ensino Médio noturno naquela escola. 

Segundo a Diretora, essa proposta que vinha sendo tratada com a Secretária Cleci (SMED) e da SEDUC, ficou sabendo de forma extra-oficial, razão pela qual estava preocupada, visto que o assunto já circulava na comunidade sem que a direção tivesse conhecimento dessa demanda.

Na ocasião, tanto  a coordenação do Conselho Popular, bem como a Diretora Pedagógica esclareceram como vinha sendo debatido essa proposta. Como encaminhamento foi proposta uma reunião com direção da escola, Conselho Popular, SMED, SEDUC, Conselhos de Educação e demais lideranças da região para que seja passado mais detalhes do processo de implantação dessa modalidade de ensino, nessa escola.

Foi esclarecida a importância do Ensino Médio no Afonso Guerreiro Lima pela centralidade e acessibilidade que oferece para o conjunto dos estudantes da região, bem como a condições estruturais oferecida pela mesma para uma oferta de vaga aos jovens concludentes do Ensino Fundamental.

Atualmente, os mesmos precisam buscar vagas no centro de Porto Alegre, fato que tem proporcionado um elevando índice de evasão escolar e os indicadores estatísticos. Essa situação tende se agravar devido o elevado crescimento demográfico que a região vem sofrendo, decorrente dos empreendimentos imobiliários em pleno vapor de construções, num  total de oito.

No final da manhã, na visita do prefeito à escola, onde era acompanhado pela secretária de Educação Cleci, demais secretários e lideranças da região, o mesmo entregou à Diretora Ana Márcia, um documento oficializando a proposta.

A idéia é que a proposta seja avaliada pelos demais seguimentos da comunidade (Conselho Escolar, Conselho Popular e lideranças locais) sobre o termo de convênio com o Estado para a realização das aulas do ensino médio noturno.

O Conselho Popular saúda essa possibilidade de Ensino Médio para a região, pois não precisará construir novas estruturas, bem como pelo fato de que se aproveitam os espaços existentes e ociosos em benefício da comunidade e sem prejuízo ao andamento do EJA já instalado na escola, que certamente se beneficiará da implantação.   

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário:

  1. fortunat, possa p fotos, fala, fala, pouco faz, alias o q fala e escreve nao o fez. vai perder p/ manuela. fenando araujo 99652370

    ResponderExcluir