quarta-feira, 24 de abril de 2013

LIDERANÇAS DA LOMBA DO PINHEIRO DEBATEM LIMITES DO BAIRRO




Na noite desta quarta-feira (24/04/2013) lideranças de varias comunidades da Lomba do Pinheiro, Pitinga, Belém Velho, junto com os Conselheiros do Plano Diretor e representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, reuniram-se para debater sobre os novos limites do Bairro Lomba do Pinheiro.

A proposta traduz um amplo debate que foi realizado em todas as regiões da cidade, através de audiências públicas, cujo propósito era redesenhar os limites dos bairros da cidade de Porto Alegre. Na Lomba do Pinheiro, a Lei que define os limites do Bairro foi aprovada em 1997 e na época foi contrariado por várias lideranças. 

A nova proposta trás como limite o Parque Saint Hilaire e o Arroio Dilúvio pelo Leste; pelo Sul o Arroio do lado da Estrada Antonio da Silveira, na altura da parada 21 indo até o Limite com a Restinga. Na Bento Gonçalves vai até o Arroio Agronomia, seguindo em direção a Estrada Afonso Lourenço Mariante, no Rincão.

Nesse debate foi apresentado pelo Eliomar, da Vila Esmeralda, a manifestação de desejo de continuarem se identificando como Agronomia, ao contrário do que trouxe o Senhor Jorge, da Vila dos Herdeiros, que manifestou o desejo de sua comunidade ser inserida ao Bairro Lomba do Pinheiro. Ambas posições foram registradas em ata da reunião. Os demais participantes da reunião se manifestaram favoráveis à proposta que apresentava os novos limites.

Outra novidade, nessa reunião, foi a proposta de estudo para tornar a Pitinga como um novo bairro, cujos moradores representantes dessa comunidade , presentes, foram favoráveis. As propostas apresentadas servirão de subsidio para o projeto de Lei que deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro 

4 comentários:

  1. Gostaria de manifestar o interesse que a Estrada das Quirinas que inclui o Jardim Monte Carlo e das Flores de permanecerem na Lomba do Pinheiro ou em Porto Alegre, passando a divisa com Viamão para o Arroio do Lami, conforme já é na prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na lei de bairros provavelmente esse local será integrado ao bairro Pitinga através da nova lei de bairros .
      link : http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/zpitinga.pdf

      Soube que há divergencias nos limites com Viamão nesse trecho onde fica as Ruas Monte Carlo, Acesso do Mário e algumas outras ruas . Provavelmente se espera que a divisa com Viamão seja a Rua da Palmeira , dai segue até o fim dessa rua , dai segue por linha imaginária até encontrar o arroio Lami e o restante dos limites do bairro Pitinga seriam os do mapa em anexo.

      Excluir
  2. Gostaria de saber como ficaram os limites do bairro definidos na reunião. Gostaria também de saber se o bairro Pitinga vai ser criado e os limites entre Porto Alegre e Viamão na região. Soube que a região entre as paradas 24 e 32 da João de Oliveira Remião o pessoal não sabia se é Porto Alegre ou Viamão .

    ResponderExcluir
  3. Tem um mapa mostrando como ficaram os limites dos bairros Lomba do Pinheiro, Pitinga e Belém Velho definidos nessa reunião ? Como ficaram os limites entre Porto Alegre e Viamão no trecho citado no comentário acima?

    ResponderExcluir