terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Lomba do Pinheiro e o Caos da falta D'água



Anos após anos o agravamento da falta d'água na região da Lomba do Pinheiro vem se acentuando. O início deste verão, esse quadro tem marcado a vida dos moradores do bairro de forma revoltante, pois os dias tem ficado sem água nas torneiras e só voltando na madrugada.

Na manhã desta terça-feira, 27/12/2016 lideranças de vários seguimentos e comunidades da região se reuniram com o Diretor Geral do DMAE acompanhado dos seus técnicos e gestores do CAR Lomba, onde foi tratado sobre o problema. 

O Diretor Elisandro explanou inicialmente o sistema de distribuição d'água na cidade: Estação Menino Deus e Belém. Disse ser sabedor do que vinha ocorrendo e argumentou o elevado consumo nesse período do ano.

Pela Coordenação do Conselho Popular foi cobrado a falta de planejamento do abastecimento d'água para esta região da cidade, que cresce diariamente sem qualquer alteração da rede abastecedora, desde 2001, a não ser o desativamento da Barragem da Lomba do Sabão em 2013, que abastecia parte da região até aquela época. 

Até 1994 parte da região era abastecida pela CORSAN, às comunidades advindas de Viamão que foram anexadas à Porto Alegre, em 1992: (Santa Helena, São Pedro, Serra Verde, Santa Filomena, Bonsucesso e Vila Panorama). Em abril de 1995, após pressão das lideranças da região, em razão das constantes faltas d'água, a prefeitura ativou em caráter de emergência a Estação da parada 13, momento que foi ativado o sistema do DMAE a essas comunidades e ativado também, a caixa d'água da parada 18.

Em 2001 passou-se a ter o abastecimento da água vindo de Belém Novo e o bairro teve outra realidade sobre a distribuição de água ao bairro. Porém, de lá para cá nada mais foi feito estruturalmente, embora o crescimento demográfico da região tenha crescido imensamente, além da ampliação na zona sul que é servida pelo mesmo sistema. Aos invés de ampliação se teve a desativação da Barragem!!!

As demais lideranças presentes ratificaram a mesma realidade e exposto a indignação do moradores com esse quadro. Que já ocorreram paralisações como protesto e está previsto novos, caso não haja resolução.

Pelo DMAE foi cobrado o uso indevido da água nesse período e dito que já existem projetos feitos, faltando apenas ser implementados. Falaram ainda sobre a necessidade de aquisição de reservatórios nas residencias e das fugas d'água.

Comprometeram-se em priorizar carros pipas em momentos pontuais, desenvolver uma campanha sobre o uso devido da água, promover análise para reativação da Barragem da Lomba do Sabão e dar prioridades no andamento dos projetos de obras estruturais ao abastecimento d'água na região.

Sobre as paralisações foi dito ao Diretor que não teremos controle sobre a indignação da população, caso o quadro não seja contornado. Pelo mesmo foi dito que essa realidade só se solucionará com a execução dessas obras estruturais, mas irão estar atentos para esse quadro das faltas da água. O CAR Lomba do Pinheiro ira está de plantão nos casos de necessidades de carros pipas em casos elevados de falta d'água.

A Lomba do Pinheiro, através de suas lideranças, atentas aos descasos do poder público. Estaremos sempre vigilantes e tomando as providências necessárias, quando for o caso.

Acesse link sobre postagem feita pelo DMAE sobre a reunião: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/default.php?p_noticia=191045&DMAE+DEBATE+ABASTECIMENTO+COM+LIDERES+DA+LOMBA+DO+PINHEIRO.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


5 comentários:

  1. Giovane agradeço sua postagem esclarecendo porem fica cada vez mais claro que a falta dágua na lomba é devido ao desligamento das bombas que abastecem a região nada justifica isso, o verão nem comecou e eles estão falando em uso indevido de agua, nas demais regiões não existe isso tbm sera que é só a lomba que usa muita água.
    Eles dão desculpas esfarrapadas pra desligar a nossa agua prq não somos ricos como os moradores da zona sul que usa a mesma rede de abastecimento e não falta agua pra eles. Isso é revoltante, ate meses atrás o sr Elizandro dizia impossível se revitalizar a barragem do sabão prq estava contaminada com alto índice de manganês agora que faltam 15 pra sair do governo diz que vai estudar a reativação. Adoram fazer o povo de palhaços Revoltante isso

    ResponderExcluir
  2. Tanto Demae como corsan tao de putaria com a populacao...Fao essas explicações esfarrapadas e seguem com a putaria..Vão pra pqp

    ResponderExcluir
  3. Ratificam os comentário! Concordo com o que dizem e eu eu falei isso para eles na reunião!

    ResponderExcluir
  4. Todo verao e a mesma coisa nunca tem água ,ainda com esses calor vque está fazendo ,como fazer com crianças pequenas ,banho comida ,louça isso para mim e uma falta de respeito com as pessoas.

    ResponderExcluir