terça-feira, 16 de maio de 2017

Conselho Popular realizará Grande Seminário Sobre os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro



Será nos dias 29 e 30 de junho de 2017 a realização do grande Seminário sobre os Impactos Sociais da Lomba do Pinheiro, A Metamorfose e Rumos do Conselho Participativo de Porto Alegre. Será um evento que demarcará sobre essa Questão Social na Região e que, certamente direcionará outras agendas na cidade.

Conforme registra Luciano Fedozzi, um dos confirmados a palestrar no seminário, ao se manifestar à Coordenação do Conselho Popular, que diz: "Escrevo para reiterar a importância de nossa integração (das organizações e movimentos sociais combativos em Porto Alegre) para ações conjuntas na luta pelo direito à cidade e contra o crescente processo de mercantilização do espaço urbano e de desconstrução dos espaços participativos. Refiro-me ao Coletivo A Cidade que Queremos, um coletivo de coletivos, plural, heterogêneo, mas essencialmente político. Neste momento uma das principais pautas é a tentativa de articularmos os setores populares para influenciarem na revisão do Plano Diretor da Cidade. A Prefeitura, os vereadores (maioria) e o empresariado estão com toda a força. Eles estão propondo a desregulamentação total, isto é, toda liberdade para o mercado imobiliário agir na cidade. Além disso, em outubro haverá a eleição para renovação do CMDUA. Estamos iniciando atividades de formação, de mobilização e de discussão do conteúdo para o Plano Diretor, como pode ser visto abaixo para o dia de hoje. 

A primeira discussão na Lomba programada para o dia 29 de junho (Crescimento da região) tem tudo a ver com esta discussão do Plano Diretor. 


Acho que o Conselho da Lomba é fundamental nesse processo por estar atuante e organizado. Por isso, tomo a liberdade de sugerir que alguém do Cidade que Queremos também participe para falar sobre a revisão do Plano Diretor (a lei maior sobre espaço urbano). Além disso, em nível nacional temos a MP 759 sobre a "regularização fundiária" - que está sendo discutida no Congresso Nacional, a qual põe por terra a maior parte das conquistas sobre reforma urbana, agrária, ambiental e demarcação das terras indígenas. É impactante a destruição das conquistas a partir do golpe." 


Sim, a Lomba do Pinheiro, junto com seu conjunto de lideranças ativas protagonizam ações propositivas para o nosso bairro e para a cidade. Abaixo, passamos a dinâmica do nosso evento:

METODOLOGIA

a) O Seminário será desenvolvido em duas noites consecutivas, contando com três palestrantes para cada noite, de acordo com os eixos abaixo especificados:
1) No dia 29/06/2017, será abordado: Os impactos do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro;
2) No dia 30/06/2017, será abordado: A Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre.



Eixo I: Os Impactos Sociais do Crescimento Populacional da Lomba do Pinheiro: Ocorrerá com intervenção dos palestrantes em três momentos: a) um que proporciona um aprofundamento do diagnóstico da realidade atual do bairro (sua geografia com limites do bairro, dados demográficos e sua forma de organização); b) outro abordando dados com indicadores sócio econômico da região e seus contrates sociais com relação a outros bairros; c) e, outro momento abordando os aspectos aprofundados pelo “Projeto Lomba do Futuro” através do Grupo de Planejamento Local (GPL), contextualizando o momento do início do levantamento do GPL com suas propostas, a evolução a partir desse momento (empreendimentos já em curso e habitados), bem como visualizar perspectivas futuras (empreendimentos a serem implementados). Após explanação intervenções dos participantes presentes.

DATA: 29 de junho de 2017 HORÁRIO: (quinta-feira – 19h às 22h (com intervalo)
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10


PALESTRANTES: (Sugestão de Palestrantes a convidar)

Ponto a) Tavama Nunes dos Santos – Historiadora; Mestre em História; Diretora da Escola Afonso Guerreiro Lima. Ponto b) Dão Real Pereira dos Santos – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre/RS; Superintendência da Receita Federal na 10ª Região Fiscal. Ponto c) Cleia Beatriz Hauschild de Oliveira - ex aquiteta da SPM e coordenadora do Projeto Lomba do Futuro, do Grupo de Planejamento Local (GPL).


Eixo II: A Metamorfose e Rumos do Orçamento Participativo em Porto Alegre: Também ocorrerá com intervenção dos palestrantes em três momentos: a) um que proporciona uma explanação sobre o surgimento do OP em Porto Alegre, os seus objetivos principais, bem como a sua metodologia de funcionamento e o que repercutiu positivamente e que dificuldades existiu na implantação desse modelo de democracia participativa. b) outro falará sobre a estrutura do OP com seus ciclos, perspectivas, desafios e o que mudou ao logo da sua existência, apontando fatores positivos e suas nuances de fragilidades no momento atual. c) e, outro momento, sendo abordado pelo gestor municipal atual, onde apresentará como esse mecanismo de priorização de demandas e democracia participativa se encontra atualmente, apontando se tem fatores inovadores de aperfeiçoamento e como se estrutura esse mecanismo atualmente.
PALESTRANTE: (Sugestão de Palestrantes a convidar)

Ponto a) Olívio Dutra – ex prefeito de Porto Alegre e Ex governador do RS pioneiro na implantação do OP nas duas esferas de governos; ponto b) Luciano Fedozi (JÁ CONFIRMOU) – Primeiro Coordenador do OP em Portoa Alegre, Historiador e Pesquisador sobre o tema; Ponto c) Alguém da atual gestão em Porto Alegre (a saber).
(OBS: sendo contado a confirmar)


DATA: 30 de junho de 2017 HORÁRIO: (Sexta-feira – 19h às 22h) 
LOCAL: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA); parada 10 da Lomba do Pinheiro.

Importante Atividade e importante propagação por todos!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário