terça-feira, 9 de maio de 2017

UERGS Convida Conselho Popular para Reunião e Firmar Parceria da Universidade Com Interface com a Comunidade



Ocorreu nesta terça-feira (09/05/2017 reunião chamada pela Uergs para colher informações sobre a atuação do Conselho Popular na região da Lomba do Pinheiro e firmar parceria estabelecendo interface entre a Universidade e o movimento popular do bairro.

Inicialmente foi explanado sobre a metodologia de organização, estrutura e forma de articulação das lideranças na comunidade, frente às demandas prementes para melhorias do bairro, bem como sobre as experiências bem sucedidas já organizada pelo Conselho Popular.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), encontra-se com suas instalações situadas no Centro de Treinamento e Formação da CEEE, na Avenida Bento Gonçalves nº 8855, na parada um da Lomba do Pinheiro, e disponibiliza nesse Campus os cursos de Administração: Sistemas e Serviços de Saúde, Administração Pública, Tecnologia em Automoção Industrial, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnológica, Engenharia de Energia, e Letras - de Licenciatura de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. 

No total entre o Campus da Capital e outros municípios do Estado a universidade conta com cerca de seis mil alunos. A forma de ingresso se dá pela aprovação no ENEN e SISU. A mesma reserva ainda, metade das vagas para candidatos economicamente hipossuficientes, negros, e índios (de acordo com a população do Estado) e 10% para pessoas com deficiência.

Nessa parceria que deseja estabelecer com o Conselho Popular, se dará numa construção de processos de cidadania como resgate e aproximação entre a academia e o movimento comunitário organizado.

Entre as frentes sugeridas estão as possibilidades de trocas de experiencias dos acadêmicos em encontro com os diversos seguimentos da região, semelhante ao já realizado com o curso de serviço social da UFRGS; parceria na organização de cursos de formação para lideranças, seminários temáticos pautados pelo Conselho Popular, pesquisas, etc.

Este primeiro contato promovido se deu a partir de um projeto de extensão denominado: Participação Social e Cidadania na Escola, coordenado pela professora Vânia Mello, bem como com a importante chancela da Professora Arisa Araújo da Luz, Reitora da Universidade, que manifestou seu acolhimento à essa proposta, será um grande marco na História do movimento Popular da Lomba do Pinheiro. Sendo, também, no mesmo momento, estreitado o contato com alunos do DCE.

A coordenação do Conselho Popular acredita que essa relações entre academia e o movimento popular fortalece o protagonismo da democracia participativa e constrói mecanismos para novos paradigmas entre as trocas de saberes e conhecimento,  da academia e movimento popular.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário