sábado, 18 de novembro de 2017

Audiência Pública Reúne Escolas, Instituições e Lideranças da Região da Lombe do Pinheiro em defesa da Manutenção e Ampliação da EJA







Na noite dessa quarta-feira, 16/11/2017, no auditório da Uegrs, situada na Av. Bentos Gonçalves, 8855, ocorreu uma grande Audiência Pública, organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da EJA da Assembléia Legislativa/RS e coordenada pela Deputada Estadual Stela Farias, com o objetivo de reforçar a Manutenção e ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na ocasião participaram alunos e professores de diversas escolas da região (EMEF Afonso Guerreiro Lima; S'aint Hilaire; São Pedro, Vila Lobos, Colégio Aplicação da UFRGS, Uergs, Instituto Miguel Dario, dirigentes de várias Associações de Moradores, CPCA, Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, ATEMPA); além da Participação do Deputado Federal Henrique Fontana, representação do Gabinete do Vereador Oliboni, da Primeira CRE, UERGS, Fórum Estadual da EJA e muitos outros interessados ao tema.

O evento que contou com importantes parcerias como é o caso da Uergs e o Fórum Estadual da EJA, teve importantes manifestações dos palestrantes convidados. A professora Dra. Sitia Mara Sant'Ana da Uergs, como anfitriã  do evento e  representando a Reitora Arisa Araújo da Luz, ressaltou a importância dessa iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da EJA,  por entender o quanto essa modalidade de ensino tem contribuído para o acesso de milhares de pessoas que necessitam concluir seus estudos.

Para o Frei Luciano Bruxel do CPCA, a EJA é uma porta de entrada essencial para uma região como a Lomba do Pinheiro que tem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade e que necessita de escolas próximo as suas rescindências para facilitar o acesso aos mesmo ao ensino.

O professor Marco Mello da Escola Saint Hilaire apresenta dados alarmantes acerca do contingente de pessoas necessitando essa modalidade de ensino e ressalta que a precarização desse serviço de ensino é aviltante e prejudicial à população. Diz que é preocupante o interesse do atual prefeito em querer minimizar essa demanda, pois prejudicará centenas de usuários. Lembra que o que conseguiu enxergar de proposta do atual  gestor é um panfleto que incentiva o EJA a Distância favorecendo a iniciativa priva a ao lucro. 

Dentro das importantes manifestações feitas nessa noite, é da professora Ana Amélia, uma das falas que ressalta e reforça as anteriores, acerca desse modalidade de ensino. Ela relata que iniciou trabalhando como serviço gerais da Escola Saint Hilare e foi incentivada pelo professores a ingressar na EJA, concluiu seu ensino fundamenta e posteriormente o Ensino Médio no Colégio Tiradentes, onde também cuidava da limpeza.

Ana Amélia diz que se não fosse o incentivo dos professores e se a escola fosse distante da sua casa, jamis teria concluído os seus estudos, ingressado na universidade, feito concurso público e ingressado na rede de ensino. Atualmente dando Aula nas Escolas São Pedro e Saint Hilaire. Apela para que os governos valorize as EJA's e incentiva aos alunos ali presentes para serem defensores e acreditem nos seus estudos. Foi um emocionante depoimento. 

Após as falas da mesa a Deputada Stela Farias abriu para manifestação do público presente, que ratificou a importância dessa iniciativa da Frente Parlamentar e fazem côro em defesa da EJA. Muitas sugestões de encaminhamentos foram propostas, conforme abaixo:

1 - Foi aprovado pelos presentes a criação de um Fórum Regional em Defesa da EJA, composto pelas Escolas da Região, Uergs, CPCA, Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, que dentre as iniciativas a serem implementadas, está a de realizar um grande seminário no decorrer de 2018, para debater profundamente o tema. Bem como uma vigília com a comunidade escolar alertando a sociedade sobre o sucateamento que vem sofrendo a EJA provocada pelos atuais governos.

2 -  A plenária também decidiu pela edição de material audiovisual com depoimentos de afirmação dessa modalidade de ensino, para publicação nas mídias sociais, para debater a defesa da EJA com os demais seguimentos da sociedade Gaúcha. 

A atividade, conforme ressaltam os presentes, serviu como um nutriente para o fortalecimento da luta por defesa de direitos, cada vez mais dizimados pelo Governo Federal, Estadual e municipal, e que necessita empoderamento e encorajamento para enfrentar esses desmontes aviltantes e prejudiciais à população como um todo.

Conforme relata a Deputada Stela Farias, a Frente Parlamentar em Defesa da EJA, vem fazendo diversas audiências públicas semelhante a esta ocorrida na Lomba do Pinheiro para que o resultado das mesmas possa gerar um relatório a ser encaminhado aos órgãos competentes, para ao invés de precarizar a mesma seja mantida e ampliado o serviço.

Já ocorreram em Alvorada, Canoas, Viamão, São Leopoldo. Em breve em Charqueadas, na Restinga e outras cidades do Estado. Parabéns a todos que valorizaram e estiveram presentes nessa atividade da Lomba do Pinheiro, que mesmo com forte chuva os interessados lotaram o auditório da Uergs.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular 
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário