quarta-feira, 7 de abril de 2010

LOMBA DO PINHEIRO INAUGURA MUSEU DE RUA




Recreio da Divisa: tem História, tem Memória e tem Museu

Por: Cláudia Feijó da Silva

No dia do aniversário de Porto Alegre, 26 de março de 2010, o bairro Lomba do Pinheiro lançou seu primeiro Museu de Rua, na Comunidade Recreio da Divisa na Parada 15, um projeto pioneiro no país. Foi o primeiro do Programa: Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadania, uma proposta da parceria entre o IPDAE, Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e a Faculdade de Museologia da UFRGS.
O Objetivo do projeto é o envolvimento dos moradores da comunidade nas práticas museais e por conseqüência o reconhecimento da importância da história do bairro e das memórias coletivas e individuais.
O papel do museu de rua se fundamenta nos aspectos sociais e na valorização do saber popular, em virtude de demonstrar e reivindicar ações para o futuro, na medida em que expõe as histórias de lutas da comunidade em prol de reconhecimento da sua cidadania, além disso, propõe um processo dinâmico de trabalho de novas ações a serem desenvolvidas pelos atores sociais.
O Lançamento teve a presença de autoridades, convidados e moradores, a Comunidade foi representada na fala de Darci Barcellos, o primeiro Presidente da Associação de Moradores da Vila Recreio da Divisa. Darci lembrou a união da comunidade no final da década de 80 para que pudessem manter suas casas naquela ocupação, citou outros companheiros que resistiram e lutaram para que as pessoas que moram naquele local hoje tenham direito de permanência.
Para as pessoas que passam pelas Ruas da Ocupação, União, Santa Catarina, 27 de dezembro, Rua da Comunidade e que não conhecem as histórias que elas guardam, Darci Barcellos explicou, por exemplo, a Rua Santa Catarina ganhou o nome da sua Santa de devoção, a 27 de dezembro ganhou esse nome porque ali, nesse dia os moradores resistiram a uma ação de despejo.
A Exposição Museu de Rua Recreio da Divisa ficará até o mês de julho 2010 na Associação de Moradores Recreio da Divisa (ACREDI) e logo se tornará itinerante, passando por Associações, Creches e Escolas.

Outras Associações de moradores e comunidades interessadas podem solicitar a parceria para desenvolverem o projeto “Museu de Rua”, entrando em contato com o Museu no telefone: 3352.7131 ou pelo e-mail: museu@ipdae.org

9 comentários:

  1. As homenagens são belissima as santos devotos. Que maravilha a iniciatva de expor no museu a história de um bairro de uma rua, enfim é histótia.

    ResponderExcluir
  2. E uma iniciativa aplausiva! Que maravilha. Vamos fazer uso aos museus, as vezes ficam até abondonados. Tem que realmente colocar a historia presente, de hoje. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Quero parabeniza-la toda a equipe por tão grande desenvolvimento do projeto ''Museu de rua''. Espero que outras associações tomem esta maravilhosa iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Iolanda!!
    Obrigado pelo apio e incentivo. A idéia é propagar em outros lugares.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa.
    O museu já tem sede ou é itinerante?
    Quais são as primeiras exposições?

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise!
    O Museu de Rua da Recreio da Divisa é itinerante, a idéia é que cada Vila, comunidade da Lomba tenha o seu, a memória social desses locais será sempre a privilegiada, umas da intenções do Museu de Rua é a valorização das lutas populares, da luta pela moradia e permanência nesses locais, as lutas por melhores condições de vida etc, além da valorização, pretende-se também causar estranhamento a essa realidade e reflexões para o futuro.

    A exposição do Museu de Rua está dividida em painéis que contam traçam o trajeto entre o museu de rua e o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro.
    Um pequeno trecho da história da lomba;
    Como tudo começou;
    O ambiente da Recreio;
    As lutas;
    Quem somos?;
    A associação de moradores;
    As reivindicações,
    A Cia do Fuxico (grupo de geração de renda).

    Outra pespectiva que temos é que na medida que a apropriação por parte da comunidade for maior, que a própria comunidade possa aumentar o número de painéis e trabalhar para que o museu cresça.

    Espero ter respondido, e parabéns a essa comunidade e a tantas outras que ainda contarão suas memórias.

    Cláudia Feijó

    ResponderExcluir
  7. Como acadêmico do curso de museologia da ufrgs, sinto orgulho de ter participado desta iniciativa pioneira, não apenas na Lomba do Pinheiro, mas pioneira em Porto Alegre. A história de toda comunidade é rica em memórias e o Recreio da Divisa tem um potencial de vida digno de ser apresentado nesse museu. Parabéns aos moradores e a todos que colaboraram fornecendo informações, fotos, documentos, e depoimentos carregados de sentimeto e emoção. David

    ResponderExcluir
  8. Me sinto muito feliz por fazer parte dessa história e ter contribuído para que isso acontecesse.

    ResponderExcluir
  9. Muito me orgulho de ser um dos estudantes da Ufrgs, em parceria com o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, que participou ativamente da iniciativa de recuperar parte da memória desta vila na Lomba do Pinheiro. Isto culminou com a inauguração do primeiro Museu de Rua de Porto Alegre. Parabéns a todos os moradores do Recreio da Divisa, desde as lideranças, que ainda hoje lutam por melhorias até o mais humilde morador, que com garra é um cidadão que ama sua vila. Com certeza, todos vocês, participando da comunidade, farão dela um ambiente cada vez melhor.

    ResponderExcluir