quarta-feira, 14 de abril de 2010

REPRESENTANTES DO CONSELHO POPULAR PARTICIPAM DE ENCONTRO EM FORTALEZA/CE


No período de 25 a 31 de março de 2010, uma delegação de companheiros estiveram representando a Lomba do Pinheiro no evento chamado TEIA BRASIL, que realizou-se na cidade de Fortaleza-Ceará. Os nossos representantes foram a Geni Selau e o Tomaz Acosta, ambos da Coordenação do nosso Conselho Popular. A atividade que participaram chamada "Pontos de Memória", se trata de um programa do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM. Nesse programa se propõe à valorização e recuperação da memória das comunidades periféricas, bem como constituir um Museu de Memória Comunitaria da nossa região, onde a comunidade seja protagonista.
É um programa do Governo Federal muito oportuno e periodicamente são realizados encontros nacionais em cidades diferentes, proporcionando a troca de experiências e intercambio que impulsionam e estimulam o trabalho com essas caracteristicas.
Para a implantação desse ponto de memória, na Lomba do Pinheiro é necessário a constituição de um Conselho Deliberativo eleito pelo conjunto da comunidade. O encontro para a deliberação do mesmo ocorrerá dia 24/04/2010, a partir da 14h, no CPCA, que também tem o propósito de trabalhar na construção e na elaboração do inventário participativo da nossa região. Contamos com a presença de todos os interessados.
Por: Tomaz Acosta

Um comentário:

  1. Conheço a Lomba do Pinheiro e o trabalho desenvolvido pelo Museu Comunitário(verdadeiramente um museu comunitário), existente na parada 6, com diversos projetos que a anos propõe à valorização e a recuperação da memória da comunidade da Lomba, e que funciona efetiva e ativamente. Aquele prédio situado na parada 6 não é apenas uma fachada. Existe parcerias com a Ufrgs e outras universidades, onde estagiários e bolsistas desenvolvem dezenas de projetos de extensão, o que atende perfeitamente o Programa dos Pontos de Memória desejados pelo Ministério da Cultura. Neste blog é possível observar a inauguração do primeiro Museu de Rua em Porto Alegre, na vila Recreio da Divisa. Uma das muitas ações que podem ser verificadas dentro do Programa Lomba do Pinheiro: Memória, Informação e Cidadânia, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
    Portanto, estabelecer outro "museu de memória comunitaria" na região da Lomba, dizendo que a comunidade será protagonista, parece coisa de quem tem outros interesses. É bom que essas intenções sejam aclaradas à população e a mesma seja convidada a participar das discusões, caso contrário logo veremos outro daqueles projetos governamentais despejando dinheiro sem que o mesmo reverta a favor da comunidade. David

    ResponderExcluir