domingo, 30 de maio de 2010

PONTO DE MEMÓRIA NA LOMBA DO PINHEIRO








Neste sábado (29/05/2010), às 14h, no Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, ocorreu o seminário para implantação do "Ponto de Memória" na Região. Entre os participantes estiveram lideranças comunitárias do bairro, bem como estudantes da UFRGS que são bolsistas no Museu. No total contabilizou-se cerca de 40 participantes. O mesmo tinha como propósito eleger ações a serem implementadas; priorizar três oficinas para capaciatção de lideranças mutiplicadoras e a constituição do Conselho Deliberativo do "Ponto de Memória".

Na ocasião foi doado pelo senhor Flávio Cassal, dirtor da Rádio Comunitário da Lomba do Pinheiro, os exemplares das edições do Jornal de Bairro "Rota do Trabalhador", editados de 1995 à 2002. Nos mesmos constam máterias que expressam a conjuntura social da região, à época. Também refere que constam sobre seu poder dezenas de fotografias de momentos diferentes acerca das lutas e eventos do bairro.
Dentre as ações a serem desenvolvidas está a de se fazer um resgate histórico do acervo das lutas comunitárias na região, mapeamento dos prédios e pontos históricos, bem como um documentário sobre essas referências. Esse Projeto é uma ação do Governo Federal através do IBRAM e esse, segundo foi informado nesse encontro, é o segundo a ser implantado no país em um museu já constituido, sendo o outro na favela da Maré, no Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário