quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comunidade da Lomba do Pinheiro Fará Desfile Cívico em Setembro






Lideranças e instituições da Lomba do Pinheiro veem desde março deste ano (2010), articulando e organizando ações para um desfile cívico, na região. O mesmo ocorrerá dia 11 de setembro de 2010, saindo da rua Orquidia, na parada 13 e seguindo até a rua São Paulo, a partir das 9h. Terá a participação das Creches Comunitárias, Escolas, SASE's e Conselhos de organização Popular do bairro. Contará com a participação especial da Banda da Brigada Militar, Bandas das Escolas São Pedro e Araça, bem como o Colégio Tiradentes.

Este evento já vendo sendo organizado por dois anos consecutivos. Inicialmente somente as creches participaram, porém este ano se ampliou com outros atores e estima-se o envolvimento de mais de mil e quinhentas pessoas, no dia. São apoiadores do evento: Banda da BM; BM da Lomba do Pinheiro; EPTC; Secretaria de Cultura; CAR Lomba; Conselho Popular; UNIBUS; Bandas das Escolas São Pedro e Araçá; Conselho Tutelar da Microrregião 9; SEC e SMED.

O Evento terá como Tema: "QUE LOMBA DO PINHEIRO QUEREMOS?" A metodologia: os alunos das unidades escolares e demais participantes da comunidade, a partir desse momento cívico, farão o aprofundamento através de estudos, pesquisas e entrevistas como vem se desenvolvendo os aspectos relacionados ao esporte e lazer, saúde, educação, meio ambiente, moradia, cultura, planejamento sustentável, defesa de direitos – ECA, para apontarmos à Lomba que queremos. Cada um dos segmentos envolvidos trabalharão um Tema especifico, conforme acima relacionados, onde de forma criativa e dinâmica exporão no dia do desfile;
Será montado um palanque no meio do trajeto do desfile onde ficarão concentrados as autoridades e convidados, para assistirem o evento; No final do desfile, na concentração no Centro Cultural, todos se organizarão para acompanhar a menção do Hino Nacional e Estadual, pela Banda da Brigada Militar.

Abaixo segue alguns dos sub-temas ja escolhidos por algumas unidades de ensino e instiuições:

ESPORTE E LAZER: Creche Turma do Barulho e Arco Iris;
EDUCAÇÃO: Creche Recreio da Divisa; Pinhla e Escola Chika;
MEIO AMBIENTE: Escola Guerreiro Lima e Creche são Pedro;
CULTURA: Escola são Pedro; Vila Lobos e Creche São Francisco;
PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL: Conselho Popular e demais seguimentos de Participação popular;
DIREITOS E DEVERES - ECA: Conselho Tutelar
SAÚDE: Creche Meu Nene;
MORADIA:
Os temas ainda podem ser agregados por outras instituições que não escolheram.

Francisco Geovani de Sousa,
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário: