Na noite de quinta-feira, 14/10/2010, no auditório do CPCA, foi realizado reunião do conselho Popular da Lomba do Pinheiro com participação de técnicos da EPTC onde foi apresentado a porposta de melhorias do transporte coletivo para a região. Na ocaisão, junto com dezenas de lideranças das diversas comunidades da Lomba, foi analisado o grau de dificuldades que a região sofrerá com os impactos causados pelo desencadeamento do crescimento demografico, visto o numero de empreendimento em acelerado processo de construção.
São em média cerca de 20 mil novos moradores, além do acréscimo de circulação de automóveis que acrescerá, trazendo congestionamento nas vias. Portanto, além da situação do transporte coletivo, outros serviços também serão afetados, como: saúde, educação, assitência social, meio ambeinte e outros. A proposta de alteração do transporte, ora apresentada, é entendida como questão pontual e não resolverá como um todo as necessidades que exige a demanda. É um paliativo para o momento e ainda aquém, visto a gravidade que se encontra, com superlotação, falta de fiscalização e vias sem atender a demanda de veículos.
Diante das propostas apresentadas pelo Conselho Popular, a EPTC trouxe como encaminhamento os seguintes itens: foram acrescentado novos horários paras linhas MAPA e 5ª DO PORTAL, PINHEIRO, VIÇOSA, BONSUSSESSO, HERDERIOS, PITINGA E CAIRU. Em alguns casos com colocação de mais veículos. Na linha bonsussesso tembém foi aprovado que as linhas R-32 e R32.1 passarão a embarcar em todas as paradas até acessar a João de Oliveira Remião. A linha viçosa terá seu embarque na altura da Rua Orquideas com João de Oliveira Remião, defronte aos novos bocos de apartamento. Beneficiará moradores da Pinhal, Serra Verde, novos moradores desses blocos e demais comunidades a apartir desse ponto. A efetivação dessas propostas, na maioria dos casos, serão implementadas a partir de 18/10/2010 e nos mais tardar ao final deste mês.
Também foi visto a necesidade de alteração na rótula da parada 16, já em execução, travessia para cadeirantes na altura do Super Santos, na parada 19; sinaleira na parada 21, alargamento na entrada da Lomba; mais espaço para ônibus na estação São Jorge, bem como a construção do viaduto naquele cruzamento. Além de outras sinalizações em pontos vulneráveis da estrada João de Oliveira Remião.
Afora esses pontos, também foram salientados outras demandas, tais como: sobre a reforma do túnel da Conceição que ocasionará necessidades de mudanças, entretanto, sem alternativas nesse momento; bem como a problemática do atoleiro da Estrada Afonso Lourenço Mariante, que foi apelado para a representante da Governança Local, presente na reunião, para interveir junto ao prefeito para a execução imediata dessa obra.
A pauta com a EPTC continuará em aberto, visto que, ainda terão outras demandas a serem ajustadas, como por exemplo a linha agronomia/herderiros e outras, onde faremos reunião com essas comunidades e tratarmos de melhorias junto com seus usuários. O Conselho Popular também solicitará audiencia com o Prefeito para tratar dos impactos mencionados, bem como o possivel colapso que a região sofrerá, caso não seja antecipado melhorias e investimento de serviços na região, com a chegada dos novos moradores.
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário