quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O DESENVOLVIMENTO DA LOMBA DO PINHEIRO: A ANÁLISE NECESSÁRIA


Ao longo dos últimos anos o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro vem exaustivamente, através das lideranças locais, debatendo sobre o crescimento demográfico, o desenvolvimento sustentável e ambiental da região Lomba do Pinheiro/Agronomia. Essa região da cidade que tem características diferenciadas dos demais bairros da cidade é classificada por “RURURBANA”, ou seja, contém identificação explicita de vida urbana, porém com identidade rural muito acentuada, haja vista, a manutenção de chácaras, hortas, matas virgem com áreas de preservação e sítios. Além da exuberância da flora, das nascentes dos principais arroios da cidade e a perene Barragem da Lomba do Sabão, também contamos com uma fauna viva, pois convivemos com o ronco dos bugios muito próximos e visto por muitos.

Essa particularidade se soma ao protagonismo ativo da organização popular, através de vários agentes sociais que se organizam de forma incessante nos vários fóruns e conselhos de luta e controle social, cujo objetivo é pressionar o poder público para garantir a qualidade de vida dos seus cerca de 80 mil habitantes. Desta forma ocorreram as conquistas de cada uma das demandas implementadas na região. Seja na luta para a troca de uma lâmpada queimada, patrolamento de uma rua, pavimentação ou mesmo na luta por uma agência bancaria, posto de saúde vinte quatro horas, demandas da educação e assistência social, até o Centro Cultural, sem deixar de falar que o debate sobre o CEITEC também se protagonizou no interior desta importante instância de aglutinação das forças vivas da região – o Conselho Popular. Assim permanecem anos após anos, e nesse evento vão se construindo e ficando os legados das obras conquistadas e das lideranças que vão deixando espaços para outros assumirem os seus ideais. Ressurgem novos Zé da Lomba, Cantilhos e outros vão assumindo essa tarefa vigilante das lutas populares.

A Lomba cresce e sua característica peculiar atrai novos moradores. Dona de um ar puro, de traçados diferentes, de sua identificação por paradas (aspecto singular por ser o único lugar da cidade que ainda se pergunta em que parada tu moras?). Essa particularidade tem instigado à preocupação e fortalecido a organização nesta região, esbugalhando os olhos e atiçando a atenção das lideranças, visto o possível impacto que se avizinha com o crescente investimento imobiliário em pleno vapor na região. São em torno de sete ou oito. Todos em pleno processo de construção, com prédios edificados em acabamentos e outros com terrenos em urbanização. Com isso chegarão a poucos anos em torno de uns vinte ou trinta novos moradores.

O fato não é a chegada dos novos vizinhos, mas a substancial alteração paisagística e os impactos que causará com a carência de serviços púbicos para atender a população. Serão mais superlotação nos ônibus se não se criar novas linhas; mais dificuldade de acesso à saúde e educação, se não se construir novas estruturas e contratar mais efetivos; haverá mais congestionamento, caso não se invista na infra-estrutura, alargamento e criação de novas vias; a segurança será essencial. Citando essas demandas podemos vislumbrar o que poderá ocorrer com os demais serviços, caso não haja tomada de providências desde agora. São quatro saídas emergências: uma na parada vinte em direção à Viamão; outra na parada vinte e um, com direção à Restinga; outra na parada seis, com destino a Zona Sul e outra na parada um, única com acesso mais rápido ao centro da cidade. Todos os carros existentes e por vir desembocarão para esse rumo. Já imaginou como será na hora do pico?

Não basta fazermos essa análise sem convergirmos para proposições. É nesse sentido que o Conselho Popular se fundamenta e se faz importante na sua intervenção. Ser essencialmente crítico e analítico quando for preciso, mas também, extremante propositivo quando a demanda exigir. Não exitará em conclamar a população da região quando achar conveniente para a tomada de decisões coletivas. Seja para cobrar o poder público ou propor e aprovar o que for melhor para a maioria da população.

É nesse sentido que queremos promover uma amplo debate com a presença do prefeito de Porto Alegre, em um FÓRUM DE SERVIÇO (reunião com participação de secretários das diversas secretarias do município), a ser convocada para o dia 01/12/2010, para alerta-los dessa nossa preocupação, antes que os problemas se agravem. A mesma ocorrerá no CPCA, às 19h30. Queremos que todos sejam porta voz desse evento. É melhor fazermos esse debate antecipado do que corremos atrás do prejuízo depois dos fatos ocorridos. Queremos O DESENVOLVIMENTO DA LOMBA DO PINHEIRO, mas nunca sem perder de vista, A ANÁLISE e a tomada de decisão NECESSÁRIA!! Engajam-se a nós, nessa luta!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário:

  1. Prezado Geovani;
    sou moradora da parada 10 e tenho acompanhado a pouco tempo através deste blog as ações do Conselho Popular, tenho participado de reuniões sobre os mais diversos temas, isto prova que a divulgação é muito importante.As lideranças da Lomba estão um pouco "apagadas" , gente realmente disposta e enganjada está cada vez mais raro, a politicagem muito forte,e isto é um fenomeno do País todo, temos que exercer nosso direito de luta ,de reinvidicação de melhor qualidade de vida não só para a lomba como para toda a cidade , se isto não acontecer este bairro paraíso da cidade se transformará muito em breve num pesadelo, com a falta de politicas públicas preventivas e com a desvalorização da terra, por tudo isso gostaria de solicitar uma maior divulgação das reuniões que tratam destes temas , pois a mim parece que não se quer esta divulgação por parte de quem agenda com as autoridades participantes.
    Eu como moradora gostaria de saber em que posso ajudar para que está divulgação se efetive verdadeiramente.
    Obrigado,
    Lala

    ResponderExcluir