terça-feira, 8 de março de 2011

VOTO DISTRITAL MUDA PANORAMA NA DECISÃO DO ELEITOR, DO CONSELHO TUTELAR, EM PORTO ALEGRE.


O eleitor que votar em candidato que concorre por outra microrregião diferente do seu domicilio, terá o voto anulado. Essa é a decisão tomada com base na manifestação do TSE, Ministério Público e decisão da Comissão Eleitoral. Desta feita, esses candidatos que residem num bairro e concorre por outro, nem na sua própria candidatura pode votar.

Tal orientação foi passada na última sexta-feira (04/03/2011), pelo MP, TSE, CMDCA e Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL), junto com a comissão Eleitoral, dirigido a todos concorrentes do pleito, que ocorrerá dia 27/03/2011, em Porto Alegre.

Essa decisão evoca ao voto distrital e atinge diretamente aqueles candidatos quem moram em uma determinada Microrregião e preferem concorrer por outra. Ressalta-se, portanto, o já anunciado neste blog ao ser solicitado a ênfase nos concorrentes que residem e atuam socialmente no bairro em que pleiteiam a vaga.

Esse modelo de voto é pioneiro em Porto Alegre e valorizará as lideranças que tem identidade pela Microrregião em que concorrem. Precedentes anteriores davam margens para candidaturas atuarem num Conselho Tutelar sem vínculos anteriores com a região, pois terminavam ganhando voto onde residiam, muitas vezes por desconhecimento do eleitor que acreditava esta elegendo alguém que ia atender em sua comunidade e só depois de leito é que percebia que não podia ser atendido por esse conselheiro(a) tutelar.

Esse novo quadro dar outro rumo na eleição do Conselho Tutelar em Porto Alegre e exige dos candidatos melhor orientação aos seus votantes. Maiores informações sobre essa decisão acesse ao link:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=138732&p_secao=3&di=2011-03-04

Francisco Geovani de Sousa
Assitente Social e Especialista em
Gestão da Política de Assitência Social

5 comentários:

  1. Concordo com Flávio e com anonimo, isso me parece mais algo pessoal do que qualquer outra intenção!

    Mas vale lembrar aos companheiros que ainda leem este blog, que as mudanças no pleito não se dá por qualquer motivo de falta de ética dos concorrentes ao conselho que desejam concorrer por regiões onde não residem mas atuam cotidianamente.

    A mudança no processo se dá pelo fato de que o TSE não póderá fornecer programas (softwares) que contabilizem votos de outras regiões, portanto companheiros que gostam de distorcer notícias, tá na hora de ficar atentos e de parar de se aproveitar de situações e colocar as coisas como elas são.

    Chegou a se cogitar a possibilidade de haver votação em cédulas de papel para que os conselheiros não sejam prejudicados, mas tal procedimento poderia deixar de garantir a lisura do processo.

    Outra questão é que as regras foram mudadas no meio do processo em andamento, portanto estes conselheiro que concorrem por região onde atuam mas não residem, ficaram prejudicados, além de serem prejudicados por pessoas de baixo nível que saem por aí fazendo campanhas mentirosas e que distorcem informações.

    Aproveito para lembrar, que embora os comentários de giovani tenham sido em seu nome, estão postados em local público e do Conselho Popular e vale lembrar que o mesmo representa o conselho popular, portanto não adianta dizer que não fala pelo conselho popular.

    Mais ética, mais ética, está faltando ética!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro comentarista!!
    Embora me surpreenda à forma raivosa que se manifesta, pois conforme informações o anônimo é conhecido, e se utiliza de nomes fantasia para demonstrar impressão, gostei do complemento das informações prestadas no comentário, que não foram citadas no último texto, mas consta no link, em anexo, com o conteúdo da orientação na íntegra. Também concordo contigo, que a regra foi alterada durante o processo em andamento. Se for de fato quem comentam, não mudou mesmo a postura destemperada e raivosa de se comunicar e pelo visto as respostas da vida não lhe serviram de lição. Não se preocupe, respeito sua opinião e por vezes acho que tem contribuído, mesmo que ainda de forma equivocada!
    Um abraço.
    Geovani

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado as postagens deste blog e ficado satisfeito com a qualidade das informações prestadas e quero parabenizar o Geovani por essa disposição de nos manter informados aqui na Lomba do Pinheiro e também pelo seu empenho na defesa de melhorias para o nosso bairro. Tenho lido os comentários do Flávio e do anônimo que parece não conhecer a nossa realidade do bairro e nem entendo o porque da agressividade que tem feito nos comentários. Segue em frente Geovani nós valorizamos o teu trabalho e não se deixa levar pela falta de educação de quem parece nem morar na Lomba e eu também concordo contigo no que tem escrito.

    ResponderExcluir
  4. prezado Geovane continue prestando mais esse trabalho maravilhosa a nossa comunidade, todos os dias leio seu blog para me manter informada sobre os movimentos sociaia da Lomba vc hojé é com certeza uma das lideranças mais conseituadas do nossa bairro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pezado(a) comentarista(a)!!!
    Obrigado pelo reconhecimento e incentivo. Seu comentário nos anima na luta!!
    Um abraço,
    Geovani

    ResponderExcluir