domingo, 24 de junho de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATERÁ O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NA LOMBA DO PINHEIRO E PARTENON

A falta de oferta de vagas para o Ensino Médio e a necessidade de uma Escola Técnica para atender jovens da região Leste da capital, tem sido tema permanente pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e lideranças do Partenon. Para ilustrar essa questão acesse os link's abaixo para conhecer essas reivindicações: o primeiro sobre a demanda da Escola Técnica - http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2010/02/partenon-lomba-do-pinheiro-e-regiao.html  e o outro sobre o Ensino Médio na Lomba do Pinheiro: http://cplombadopinheiro.blogspot.com.br/2012/05/ensino-medio-na-escola-geurreiro-lima.html.

Dando sequência nessa importante demanda, o Deputado Estadual Oliboni propõe audiência pública, para o dia 28 de junho, reivindicando mais oferta de escolas na região leste da capital. Conforme salienta abaixo:

"As alternativas para o aumento de vagas de ensino na região leste da capital foi tema de encontro que reuniu o deputado Aldacir Oliboni (PT), o Secretário Estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo e a Comissão Pró-Ensino Médio do Partenon. Segundo o parlamentar, uma das causas para a evasão escolar é a ausência da oferta de ensino em algumas comunidades. “A baixa oferta de vagas na região faz com que muitos jovens tenham que estudar em instituições longe de suas residências, e a falta de condições financeiras torna difícil devido ao alto custo do transporte público na capital”, afirma.

A Rede Comunitária do Morro da Cruz realizou uma pesquisa com alunos egressos, e apontou que o abandono do Ensino Médio gira em torno de 50% dos alunos que concluem o ensino fundamental. Nos bairros Cel. Aparicio Borges, Vila João Pessoa e São José, o número de escolas e vagas de Ensino Médio na região é notoriamente insuficiente. Nas escolas mais próximas ao Morro da Cruz, aproximadamente 500 alunos concluem o ensino fundamental a cada ano. Segundo o Secretário Azevedo, foram feitos alguns encaminhamentos como a implantação de escola técnica para mais de 2 mil alunos ligados a Escola Estadual Gema Angelina Belia, na Rua Antonio de Carvalho. Além disso, a Escola Maria Cristina Chiká, na parada 16 da Lomba do Pinheiro, passará por reforma e será adaptada com laboratório técnico. Será ofertado também, o Ensino Médio na Escola Estadual de 1º Grau Prof Edgar Luiz Schneider, no bairro Intercap.

Na ocasião, o deputado e a Comissão Pró-Ensino Médio convidaram o secretário para participar de audiência pública que ocorre no dia 28 de junho. O assunto será a oferta de ensino médio e técnico profissionalizante na região leste de Porto Alegre. Proposta pelo parlamentar através da Comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa, a audiência ocorre em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, a partir das 19 horas, no Colégio Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 417 – Morro da Cruz)."

Somar esforços na direção de fortalecer essas lutas é fundamental. Portanto, é importante a participação de todos!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular

da Lomba do Pinheiro

5 comentários:

  1. Esta luta é nossa.
    Estamos nisto e vamos continuar com os amigos até sua conquista.
    Vereador Adeli Sell

    ResponderExcluir
  2. Muito bem vereador Adeli!!

    Abraço,

    Geovani

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Prefeitura pelo quebra mola na Est. Afonso L. Mariante, proximo a JOAO O Remiao, e a sinaleira na frente a escola RAfaela Remiao,
    e tambem aos 3 quebra molas do beco do davi. necessario outros urgente. fernando Araujo 99652370 - fernando-hamahdan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Solicito também por gentileza quebra molas antes da curva na prda 9, Joao O Remiao, e frente a Ceitec na parada 1a, antes da sinaleira e recuar aproximadamente 15m quem vem do bairro centro, deixando retorno p a saida da Coohalpi. e elevar o tempo da sinaleira p/ carros em espra 60s.

    ResponderExcluir
  5. Já foi colocado o quebra molas na curva da parada nove e agora, tembém será instalado um semáforo.

    Geovani

    ResponderExcluir