quarta-feira, 17 de abril de 2013

REUNIÃO PÚBLICA NA LOMBA DO PINHEIRO É MARCADA COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE





A reunião pública organizada pelo Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, realizada nessa segunda-feira (15/04), no CTG Pousada da Figueira, foi marcada com uma grande participação de moradores da Região e contou com mais de 400 presentes.

A mesma teve a participação do Vice-prefeito Sebastião Melo, do Secretário Cesar Bosato e acompanhados por secretários de dez secretarias. O objetivo dessa reunião foi apresentar para o gestor municipal, demandas que vem preocupando os moradores e lideranças do bairro e contando que o puder público municipal tomem suas providências para resolvê-las.

A reunião iniciou com a saudação aos presentes e a apresentação de um vídeo contendo imagens e depoimentos de liderança e moradores da região denunciando os descasos em várias comunidades, cuja cópia foi entregue ao prefeito. Apos esse momento abriu-se fala para mais quinze pessoas se manifestarem, para salientar outros pontos não trazido nesse documentário. Após esse momento o vice prefeito fez uma fala e passou para os secretários presentes responderem o documento que o Conselho Populara havia enviado, sobre o vídeo e as perguntas das lideranças.

O secretário Capelare da EPTC salientou sobre as mudanças que vem ocorrendo na região, tais como a sinalização na avenida, sobre  a viabilidade do contra-fluxo no horário do pico a parir do Beco do Davi e sobre Sistema BRT. A Secretária Cleci/SMED anunciou acerca da Escola Infantil da Santa Helena, confirmando a execução da conquista da comunidade. Disse também que a prefeitura de Porto Alegre já garantiu a realização do Ensino Médio na Escola Afonso Guerreiro Lima, no turno da noite e que preciso certar os andamentos com a SEDUC. O Secretário da SME também anunciou sobre o processo de licitação da praça da juventude no Centro Cultural e a Secretaria de Saúde informau que breve o Raio-X do PA da parada 12 será instalado.

Os demais secretários também manifestaram suas providências e outro anuncio importante, foi sobre a obra de pavimentação da Rua São Pedro que em breve inicia o processo de licitação.

O prefeito se comprometeu em responder os demais pontos não resolvidos nessa reunião e propõe que o Conselho Popular convoque o CAR Lomba do Pinheiro para agendar com cada secretário para tratar questões pontuais de cada secretaria. Na ocasião foi solicitado ao prefeito que quando vier representantes das secretarias para tratar de demandas da região que não sejam terceiro ou quarto escalão que não tem empoderamento politico para tomarem decisões, pois caso contrario é só provocar frustração às demandas e lideranças.

O Conselho popular agrade todos parceiros que contribuíram com o excelente resultado de mobilização para essa reunião: Cemitério Jardim da Paz, Associação São Carlos, da Vila Pinhal, Santa Helena, Vila dos Herdeiros, Conselho Distrital de Saúde, Rádio Comunitária, Paróquia Santa Clara, Brigada Militar, Onibus e todas lideranças que se engajaram com as mais diferentes estratégias convidando os moradores.

Continuaremos vigilantes com as questões não resolvidas nessa reunião, bem como o permanente apelo sobre a construção da ponte estendendo a avenida Ipiranga até o campus da UFRGS.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

  

Um comentário:

  1. Parabenizando o Conselho Popular, quero registrar tb a participação de 40 alunos do EJA do Colegio Guerreiro Lima, trazidos pela Professoara Tavama e direção do Colégio, Associação Vale Verde, Ocupação parada 05, bateria da Escola de samba Unidos da Vila Mapa, Vila Nova Sta Helena, registra o repúdio pela não presença do Prefeito Municipal Fortunatti, que nas eleições jamais deixou de vir no Pinheiro fazer promessas de campanha!...estamos de olho , não vamos permitir o fechamento da Rua Beco da Taquara na altura do PSF Sta Helena, pela SMAM. Ass Maristela Maffei Gestora Publica!

    ResponderExcluir