terça-feira, 4 de agosto de 2015

Realidade dos Haitianos na Lomba do Pinheiro é objeto de Reflexão pelo Conselho Popular

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro convoca lideranças da região para promover reflexão sobre a realidade vivida pelos imigrantes Haitianos residentes na Lomba do Pinheiro. A reunião ocorrerá nessa quarta-feira, 05/08/2015, às 19h, no CPCA, na parada 10 da Lomba do Pinheiro.

Várias famílias desse povo deixaram sua terra natal, com destino ao Brasil e outros países, desde o forte terremoto ocorrido em 2010, que deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. Eles Saem do Haiti em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás.

Sua maioria saem da capital Porto Príncipe e vão de ônibus até São Domingo, capital da República Dominicana, depois seguem até o Panamá e chegando até o Quito, no Equador. De lá seguem outros roteiros até chegar ao Brasil.

Na Lomba do Pinheiro, temos registro de várias famílias residindo. Moram de alugueis e sobrevivem de trabalhos, na grande maioria, na construção civil. Por vezes explorados e passando dificuldades. O dinheiro que ganham é dividido para a sobrevivência, alugues e parte enviada aos familiares no Haiti.

Preocupado com essa situação, o Conselho Popular, busca refletir essa realidade com as lideranças e seguimentos do bairro, para promover um mapeamento acerca do número dos existentes, conhecer suas condições e apontar estratégias de ajuda.

Nessa reunião pretendemos envolver o maior número de participantes e depois realizar um segundo encontro com os mesmo e partilhar encaminhamentos, aos mesmo, de maneira que não sejam amenizadas as dificuldades em terras distantes dos seus.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro


2 comentários:

  1. Parabéns ao Conselho Popular da Lomba. Sempre presente e atuante. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira!

    ResponderExcluir