quarta-feira, 16 de setembro de 2015

I ENCONTRO COM MIGRANTES NA LOMBA DO PINHEIRO SERÁ REALIZADO PELO CONSELHO POPULAR



Na noite desta quarta-feira, 16/09/2015 no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), foi realizado pelo Conselho Popular, reunião para tratar sobre a situação dos Haitianos na Lomba do Pinheiro.

O encontro contou com participação de lideranças da região, CAR Lomba do Pinheiro, Secretaria de Saúde, SMED, acadêmicos do SAJUR da UFRGS, Paróquia Santa Clara e STICC. O proposito, conforme deliberado na última reunião realizada em 02/09/2015 é pensar estratégias de como acolhe-los e encaminhar suas dificuldades sofridas na região.

Os presentes debateram diferentes alternativas para tratar da situação dos mesmos. Foi descartado inicialmente uma abordagem de entrevistas e coleta de informações, pois poderia inibi-los e dificultar uma aproximação. Os mesmos, conforme relatado, são desconfiados com esse tipo de abordagem.

 As intervenções feitas nessa reunião foram de alta qualidade o que resultou em excelentes encaminhamentos. A questão do idioma que dificulta o acesso aos serviços de saúde, assistência social, educação entre outros; o desemprego e a sublocação no mundo do trabalho; a dificuldade de moradia, saudade da família distante, são algumas das dificuldades apontadas.  

Para não dificultar a possibilidade de um mapeamento inicial, foi pensado primeira a realização de um encontro com os mesmo de INTEGRAÇÃO E ACOLHIMENTO. Com essa aproximação e estabelecimento de vínculos será verificado a melhor estratégia para desenvolver um processo de intervenção social.

Nesse sentido foi aprovado pelos presentes a realização do I Encontro de Integração e Acolhimento dos Migrante na Lomba do Pinheiro, a ser realizado dia 18/10/2015, cujo local será proporcionado pela Paróquia Santa Clara, onde será fornecido um almoço financiado pelo STICC.

Foram dividas tarefas entre os presentas com o objetivo de melhor organizar o evento. Ficando assim distribuídas: coordenação do evento – Conselho Popular; consultar os mesmo para decidir o tipo de cardápio (D. Teresinha, Ana Lúcia e Miguel); Material de ilustração visual (Barbara/SAJUR); Registro Fotográfico (Eduino Matos); Ação com atividades social (CAR Lomba do Pinheiro); e, Orientações gerais de legislação (SAJUR/UFRGS).

Também foi proposto que antes desse encontro se realize uma reunião com alguns migrantes para acertar combinações. Ainda foi sugerido evitar que haja mais pessoas da região e instituições que os migrantes, para evitar inibições.

As ações para a efetivação desse evento serão monitoradas pela coordenação do Conselho Popular, que deseja proporcionar a busca de melhores alternativas para esses povos migrantes. Acolher será a palavra de ordem frente a todas as formas de discriminações, preconceitos e xenofobia. Parabéns a todos participantes interessados e que contribuíram com o bom resultado dessa reunião.


Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Um comentário:

  1. Super legal a iniciativa de vocês. Adorei. Penso que podemos nos unir para pensarmos juntos, o Grupo de Trabalho de Humanização é um espaço onde alguns representantes de cada Unidade de Saúde da Lomba, Seja ESF ou UBS se encontram para discutir algumas coisas e planejar ações. Uma delas vai ao encontro deste acompanhamento do cuidado com os migrantes na Lomba. Vou disseminar esta discussão no GTH para trabalharmos/dialogarmos juntos neste encontro. AbraSUS

    ResponderExcluir