segunda-feira, 16 de abril de 2018

Centro Cultural da Lomba do Pinheiro: uma Conquista em Decadência



Centro Cultural da Lomba do Pinheiro, demanda muito desejada por um conjunto de lideranças preocupadas com a necessidade de um espaça referencial, para o desenvolvimento, de atividades culturais e de interação dos moradores da região.

Muitas ideias já se criaram para o bom uso desse espaço (entre elas, ser uma referências para aglutinar as principais agendas do movimento popular da Lomba do Pinheiro; proporcionar as atividades das escolas de samba, espaço para oficinas diversas para crianças jovens, adultos e terceira idade) em fim, tantas outras possibilidades para o bem de toda comunidade da Região. 

A duras penas no final da década dos anos noventa e incio dos anos dois mil, com ótima articulação por todos envolvidos no movimento popular, na época, se pontuou pela primeira vez na cidade, numa região do OP  a demanda de Cultura entre as principais. Gerou-se o sonho de constituir num bairro a primeira experiencia exitosa de um Centro Cultural em Porto Alegre, numa periferia. 

E assim, ali, nos seus primeiros anos de conquistas muitas atividades se vislumbrou. Novas demandas no OP, para incrementar esse espaço foram obtidas, tais como o prédio para um SASE ( já demolido), a possibilidade de uma biblioteca comunitária com telecentro; serviu de espaço para circo, parque de diversões para crianças; instalação da Sede do CAR e até um centro de meteorologia foi colocado. Sem falar de diversas oficinas culturais e esportivas desenvolvidas e no inicio dos anos dois mil, foi criado a primeira experiencia de horta comunitária, alem da sede do Conselho Tutelar em 2010. 

O grande sonho, se deu mais adiante, quando lideranças aprovaram por unanimidade que o Governo Federal pudesse implantar na Lomba do Pinheiro, o projeto do Ministério da Cultura,  de uma Praça da Juventude. 

Infelizmente, o que se percebe é que de 2004 para os dias atuais o espaço virou numa peça de DECADÊNCIA, três espaços foram demolidos - O prédio que foi para atividades do OP e onde se pretendia colocar o telecentro e biblioteca, e que também foi sede do Conselho Tutelar; o prédio que ia ser um SASE e a Sede do CAR. Só se definhou ao invés de melhorar! O que era para ser referência de um exitoso espaço Cultural, dos últimos anos para cá passou abrigar uma capatazia, funcionando com precariedade e sem muitas condições.   

Hoje, é lamentável que não oferece mais guarida para a manutenção do CRIP que está saindo do espaço para ir para o Partenon (embora se diga que é provisório, mas retrocedendo o que tinha. Até as reuniões já não são mais permitidas no local e virou uma triste realidade de arrombamentos e depredação sem precedentes. Afinal o que houve? Desdeixo do poder público que não deu sua verdadeira finalidade? Por que esse sonho da comunidade está indo por água abaixo? Triste é vê-lo sendo desocupado para seu suspiro final. 

O Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, nessa quarta-feira, 18/04/2018 chama todas lideranças comprometidas e preocupadas com este importante espaço que foi conquistado para beneficiar a comunidade como um todo, para obter respostas sobre o seu futuro. Nesse sentido alem de representares do Governo municipal, que já confirmaram presença, aguardamos os demais interessados.

É trite e lamentável essa realidade. Não podemos ficar de braços cruzados!

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro  


Nenhum comentário:

Postar um comentário