sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Uergs Promove importante Debate: A Participação Popular e o Controle Social em Saúde

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (31/08/2018), um importante debate sobre o protagonismo da participação popular e o controle Social, enfocando o contexto histórico das ações e conquistas por melhorias no bairro desenvolvidas por diversos atores sociais dessa região.

O mesmo foi promovido pela Professora Vânia Mello, da disciplina de Controle Social em Saúde, do Campus da Uergs situado na Lomba do Pinheiro, e contou com alunos dos Cursos de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, e de Administração e Gestão Pública. 

Durante a explanação da forma de organização e quais seguimentos se articulam no bairro, que foi feita pelo coordenador do Conselho Popular, convidado para essa interação com os alunos, o mesmo pontuou os vários momentos importantes em que as lideranças agiram em busca de qualidade de vida para o conjunto de moradores da Lomba do Pinheiro. 

Dentre as questões, que também foram levantadas pelos alunos, se falou sobre os  aspectos relativos ao meio ambiente, estação de transbordo do lixo, mobilidade urbana, transporte coletivo, crescimento demográfico, saúde,educação, entre outras demandas pontuais. E nesse contexto, sobre a importância da organização popular diante dessa realidade enfrentada por um bairro periférico da cidade.

O encontro com os alunos foi relevante e com intervenções muito qualificadas pelos mesmos. Esta relação da academia com a comunidade é sempre importante registrar para que novas inciativas se fortaleçam, produzindo lastros entre o aprender e fazer; a teoria e a prática. Parabéns a universidade que se abre para essas oportunidades e parabéns aos alunos que se dispuseram a essa relevante forma de troca de saberes.

Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário