O problema recorrente da falta de água na Lomba do Pinheiro, que gerou vários movimentos organizado pelo Conselho Popular no início do ano, virou pauta em Audiência Pública realizada na noite dessa segunda-feira, 01/04/2019, que foi oficializada pela Assembleia Legislativa sob a proposição do Deputado Edgar Pretto, através da Comissão Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular da casa.
A mesma ocorreu no Centro de Promoção da Criança e ao Adolescente - CPCA e contou com mais de uma centena de moradores, lideranças de todas as comunidades da região, escolas e demais instituições. Também estiveram presentes os Deputados (a): Edgar Pretto (PT); Sebastião Mello MDB; Sofia Cavedon (PT); Rodrigo Maroni (PODE) e Mateus Wespp (PSDB). Bem como, a Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel. No entanto, mesmo sendo convidados, nenhum representante da prefeitura se fez presente e sequer apresentou qualquer explicação do motivo de não ter nenhum representante na audiência. Um descaso com a população da região, lamentável!
Além das importantes falas feitas por lideranças das quatro microrregiões da Lomba do Pinheiro, diretores de escolas, que fizeram cobranças e apresentaram propostas, também se ouviu a manifestação de um ex-diretor do Departamento de Água e Esgoto (DMAE), Adinaldo Soares de Fraga. que apresentou uma série de proposta de obras, nas quais acredita que podem resolver o problema da falta d'água mais rápida que a construção de uma nova estação de tratamento.
A despeito do que acham membros do governo ou seus seguidores, a luta por direitos e pela qualidade de vida dos moradores da Lomba do Pinheiro, é antiga, e se faz independente de governos. Mesmo em momentos difíceis e cobranças duras, governos passados nunca deixaram de se fazer presentes nos chamados da comunidade. É um desrespeito a ausência de representantes da prefeitura num importante encontro como esse. Aqui o que fazemos não é uma oposição irresponsável, se exige direitos e somos propositivos, como foi o caso do documento entregue ao Diretor do DMAE e ao gabinete do prefeito, em fevereiro/19, que até o momento não obtivemos retorno e ainda assim não compareceram para ouvir o que comunidade. Total desrespeito!!
Como encaminhamentos, ficou da Assembléia Legislativa através da Comissão Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular, gerar um documento que será entregue ao Prefeito Marchezan Júnior. em audiência as ser marcada junto a direção do DMAE, bem como será encaminhado um relatório para o Ministério Público sobre o problema.
Lomba do Pinheiro sempre proativa e na vanguarda em defesa do que é melhor para a região. Parabéns a todas lideranças, escolas e instituições que compareceram e contribuíram com o debate. Logo em breve seguiremos o planejamento do Conselho Popular e faremos a aula inaugural do nosso Pré-vestibular KiLomba e uma audiência pública sobre a reforma da previdência
Francisco Geovani de Sousa
Coordenador do Conselho Popular
da Lomba do Pinheiro
Quero parabenizar o proponente da audiência publica Deputado Edegar Pretto
ResponderExcluir